Breaking News
Home / Arte / Dança de Rua

Dança de Rua

PUBLICIDADE

Historicamente é sabido que a dança de rua teve início na década de 60 nos subúrbios de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, onde haviam muitos problemas em relação a violência, drogas, falta de infra-estrutura, educação e emprego. Dessa maneira os jovens moradores encontraram na rua espaço para se expressarem, seja pelas brigas de gangues ou, como foi surgindo, pela dança, a qual também deu espaço para as pessoas travarem batalhas, pois a agressividade intrínseca nos jovens não desapareceu, foi redirecionada para manifestações artísticas, sendo essas atividades menos violentas e que proporcionaram expor a realidade que viviam para todo o estado e país.

Afrika Bambaataa foi um dos precursores e idealista da proposta de levar a arte para rua no lugar das brigas, então foi considerado padrinho do Hip Hop que é um movimento ideológico, no qual a dança de rua é um dos elementos que o compõe.

Dança de Rua

Dentro da dança existem muitos estilos que são dançados e variam em dependência de sua origem. Por exemplo: o Breaking, surgiu em Nova Iorque, é dançado na batida da música, com gestual bruto e posteriormente acrescentou-se acrobacias, o que torna esse estilo mais conhecido atualmente. O Looking, surgiu em Los Angeles, é caracterizado pelos movimentos de braços, com rapidez e congelamento. O Popping, surgiu em Fresno, também na Califórnia e ficou muito conhecido pelo passo moonwalk usado pelo Michael Jackson, esse estilo explora os gestos e mímica de uma forma robótica e rápida.

Quando essa forma de dançar começou a interessar pelo corpo que se movia, mais que pelo idealismo do Hip Hop, começaram a surgir outros nomes para essa dança e então foi levada para academias de dança e de ensino, como Street Dance. Alguns educandos se apropriaram da história do Hip Hop e voltaram a usar a dança de rua como manifestação ideológica. Assim, a dança de rua permeia entre uma dança social, a qual tem o foco no dançarino, um meio deste se expressar e sentir prazer dançando e a dança artística que é focada em expressar uma realidade, em comunicar.

Nesse contexto que atualmente há muito preconceito pela volta da dança de rua como ideologia surge outra denominação, a dança urbana.

Luciana Moretti Angelo

Veja também

Arte Marajoara

Arte Marajoara

PUBLICIDADE A arte marajoara é uma das culturas dos povos amazônicos com alto grau de …

Arte Plumária

Arte Plumária

PUBLICIDADE O que é arte plumária? Arte plumária, como o nome indica, se refere aos …

Antologia

PUBLICIDADE Na publicação de livros , uma antologia é uma coleção de obras literárias escolhidas …

Um comentário

  1. Noelio Dantaslé Spinola

    O Portal é muito bom! Muito informativo. Falta citar fontes e como citá-lo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.