Breaking News
Home / Arte / Poesia Renascentista

Poesia Renascentista

PUBLICIDADE

Renascimento

Após quase mil anos de pouco ou nenhum progresso, o mundo finalmente emergiu da escuridão em um período de tempo chamado Renascença.

Esta era trouxe um talento criativo incomparável para a vanguarda pela primeira vez desde que o Império Romano entrou em colapso. Os gigantes da arte, da poesia, da literatura, do drama, da arquitetura, da ciência e da política trouxeram suas idéias para a Europa.

Definição de Poesia Renascentista

A expressão mais típica da poesia renascentista foi o soneto. O soneto foi derivado dos poetas italianos Dante e Petrarca.

O que é Poesia Renascentista?

A poesia renacentista inclui uma variedade de escritos artísticos concluídos durante o Renascimento na Europa.

Este período, que durou desde o século 14 até o início do século XVII, caracterizou-se por um foco nas artes. Algumas pessoas consideram a poesia desse período para estar entre as maiores já criadas, enquanto outras a celebram como uma transição entre os estilos poéticos da Idade Média e os tempos modernos.

Esta poesia foi fortemente influenciada pelo estilo clássico dos antigos romanos e gregos, mas também invocou as questões e crenças do povo europeu durante este período de tempo.

A poesia do Renascimento poderia ser escrita sobre quase qualquer tópico, mas geralmente focada em alguns tópicos selecionados que eram de grande interesse na época. Por exemplo, muitos poetas escreveram sobre desenvolvimento humano e educação, que foi inspirado pelo movimento humanista.

Esses poemas se concentraram nas emoções e sentimentos humanos no tempo presente, e foram uma partida de estilos anteriores que enfatizavam mudanças de emoção ao longo do tempo. Uma grande quantidade de poesia renascentista é inspirada pelo amor ou paixão, com muitos poetas dedicando obras aos seus interesses amorosos.

Os poetas da corte também foram um fator importante durante o Renascimento. Reis e rainhas contrataram poetas para contar sua própria história familiar, ou entreter o tribunal com canções e poemas. Isso levou a muitos poemas sobre política, bem como a forma como essas políticas influenciaram a condição humana.

A poesia desse período também incorporou tópicos que vão desde o cristianismo até a antiguidade clássica.

A primeira poesia renascentista foi escrito na Itália e foi muitas vezes definida como música. Esta poesia musical era uma extensão natural dos minstrels itinerantes dos séculos anteriores.

Estes poemas e músicas eram conhecidos como chansons (canção) ou madrigals (gênero musical profano), e assumiram muitas formas.

Os sonetos também serviram como uma das formas mais populares da época, particularmente na Inglaterra. Os ingleses usaram o termo “soneto” para se referir a qualquer poema curto do período, que inclui o soneto moderno de 14 linhas com seu rígido padrão de rima.

Muitos poetas famosos da época escreveram séries de sonetos conectados, que continuaram o mesmo tema ou história em várias obras. Embora menos comum, o poema épico também foi popular durante o Renascimento.

O italiano Francesco Petrarca, que viveu durante o século 14, é muitas vezes referido como o primeiro escritor do Renascimento.

A poeta inglesa Mary Herbert é uma das poucas mulheres que ainda é famosa por sua poesia, apesar do fato de que muitas mulheres contribuíram para as artes durante esse período.

Thomas Campion da Inglaterra ainda é conhecido por seus poemas, conhecidos por seu tom musical, enquanto Christopher Marlowe produziu muitos sonetos famosos.

Claro, um dos mais famosos de todos os poetas do Renascimento foi William Shakespeare, que escreveu dezenas de sonetos além de suas muitas peças.

Poesia Renascentista
O italiano Francesco Petrarch desenvolveu muitas das formas poéticas do Renascimento.

Poesia Renascentista
Christopher Marlowe era um poeta e dramaturgo inglês.

Poesia Renascentista
William Shakespeare foi um dos mais famosos poetas do Renascimento

Fonte: Por Portal São Francisco

Veja também

Arte Marajoara

Arte Marajoara

PUBLICIDADE A arte marajoara é uma das culturas dos povos amazônicos com alto grau de …

Arte Plumária

Arte Plumária

PUBLICIDADE O que é arte plumária? Arte plumária, como o nome indica, se refere aos …

Antologia

PUBLICIDADE Na publicação de livros , uma antologia é uma coleção de obras literárias escolhidas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.