Breaking News
Home / Arte / Design de Jóias

Design de Jóias

PUBLICIDADE

É observado em escavações a presença de colares feitos de pedras, conchas e dentes de animais, esses são, por estudos, datados de anos antes de Cristo. Acredita-se que desde esta época esses objetos tem um forte simbolismo vinculado com seu uso, seja uma demonstração de status ou como talismã.

Na época do Egito houve um avanço considerável nessa área, pois os egípcios eram fascinados pelo brilho do ouro e de pedras preciosas, o que propiciou o desenvolvimento de técnicas para se trabalharem com esses minerais, de forma a melhorar o brilho, o corte do mineral e o designer dessas joias.Daí em diante a vaidade conduziu a evolução de técnicas e o conhecimento de materiais, tanto os que ficariam no objeto quanto os utilizados na fabricação, isso tudo com a finalidade de aprimorar e refinar esses adornos.

Design de Jóias

Foi então que, com o passar dos anos, o fazer joias tornou-se uma profissão e o projeto dessas foi desdobrado necessitando de outro profissional, este mais especializado na estética e nas tendências de moda, o designer de joias. Esta recente profissão tem tomado grande proporção no Brasil, pois os trabalhadores da área estão aumentando devido a cursos e ofertas de emprego, além do que, os produtores estão priorizando a brasilidade nas peças de forma a incentivar a produção nacional e diminuindo a importação de designers italianos como acontecia. Como o desenvolvimento de joias sempre acompanhou o período artístico, mantendo os mesmos padrões e ideologias, enxerga-se hoje a necessidade de modernizar e nacionalizar essas características.

Este profissional é uma ramificação do designer de moda, sendo assim, ele deve acompanhar tendências sociais, a moda vigente e estar atendo ao que os clientes irão solicitar. Também é importante saberem transpor para o papel as ideias com desenhos técnicos, incluindo nesses as possibilidades do projeto perante as limitações do processo de produção.

De tal modo, houve a necessidade de especialização e estudos na área, assim promoveu a criação de cursos de designer de joias em algumas instituições, as quais visam capacitar os estudantes em criação e desenho, conhecimento da história das joias e das informações técnicas para projetarem joias potentes no mercado, tanto por atingirem o gosto do cliente quanto serem produzidas com técnicas acessíveis.

Luciana Moretti Angelo

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Iconoclasta

Iconoclasta

PUBLICIDADE O movimento iconoclasta Iconoclasta e iconofilia são termos que derivam da palavra grega “eikone” …

Arte Nova

PUBLICIDADE Definição Art nouveau é um estilo internacional em arquitetura e design que surgiu na …

Tipografia

PUBLICIDADE A Tipografia, design ou seleção de formulários de letras a serem organizados em palavras …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.