Breaking News
Home / Arte / Macrofotografia

Macrofotografia

PUBLICIDADE

 

Macrofotografia – O que é

Ramo da fotografia voltado aos pequenos objetos, a macrofotografia encanta por revelar aos nossos olhos detalhes muitas vezes invisíveis a olho nú.

A macrofotografia transforma simples gotas d’água, respingos da chuva sobre pétalas de rosa, pedregulhos, conchas do mar e as infinitas formas multicoloridas da natureza em admiráveis imagens através da lente macro (função disponível na maioria das câmeras digitais) que, com um toque de criatividade do fotógrafo, podem beirar o abstrato e tornar-se ainda mais atraentes e intrigantes.

Macrofotografia extremamente um close-up fotografico em que a imagem no filme é tão grande quanto, ou maior do que, o objeto.

Macrofotografia – Técnicas

Macro Fotografia é uma das mais populares técnicas de fotografia.

Existem muitas criaturas na Terra para serem capturadas por nossas câmeras.

Segue abaixo exemplos de fotos obtidas com lentes especiais, designadas para macro-fotografia

Macrofotografia
Macrofotografia

Macrofotografia
Macrofotografia

Macrofotografia
Macrofotografia

Macrofotografia
Macrofotografia

Macrofotografia – Fotografia

Macrografia é o tipo de fotografia que reproduz um determinado objeto em escala real ou aumentada em até 10 vezes. (Por exemplo: Uma fotografia de um inseto com 1 centímetro só pode ser encaixada nesse estilo se sua imagem “impressa’’ tiver entre 1 e 10 centímetros.)

Macrofotografia
Macrofotografia

Fotografar macro não é uma tarefa muito agradável. Muitas vezes, o fotógrafo terá de submeter-se a caprichos da natureza, que pode não querer colaborar para um bom resultado.

Macrofotografia
Macrofotografia

O vento pode aumentar quando for fotografar uma flor, o inseto pode começar a voar a qualquer momento, ou a iluminação pode não estar adequada para retratar o detalhe que fará toda a diferença na composição da imagem. Henrique Resende

A macro fotografia

A macro fotografia é uma técnica que permite fotografar em alta definição.

Esta técnica difere em certos aspectos de outros tipos de fotografia, pois geralmente requer equipamento especializado e que o fotógrafo faça um certo número de considerações especiais ao planear as fotos.

Macrofotografia
Macrofotografia

Macrofotografia
Macrofotografia

Macrofotografia – Fotógrafo

Muitos fotógrafos não gostam de fotografar somente o que os outros normalmente enxergam no dia-a-dia.

Eles vão além na busca de detalhes, procurando compor com formas e cores, imagens que escapam da maneira convencional de observação e interpretação.

E a macrofotografia é uma prática ideal para desvendar esse maravilhoso mundo que é a fotografia de aproximação.

Macrofotografia
Macrofotografia

A macrofotografia é, portanto, a técnica de fotografar à curta distância, ampliando o assunto com o auxílio de equipamentos fabricados especialmente para essa finalidade, como lentes close-up, tubos e foles de extensão e as famosas objetivas “macro”, cujo poder de aproximação alcança em certos casos, a taxa de 1:1, o que significa dizer que obteríamos uma imagem de tamanho igual ao do objeto fotografado.

A câmera

A câmera mais recomendável para se fazer macrofotos é a DSLR,, pois este tipo de câmera permite trocar as lentes e usar a objetiva macro ou uma lente close-up (de aproximação). Esta última, por sinal, é muito utilizada por fotógrafos iniciantes e por aqueles que têm poder aquisitivo mais baixo.

O filme (câmeras analógicas)

Para aqueles que ainda usam filmes, um dos mais adequados para fazer macrofotografia é o cromo (slide) de baixa a média sensibilidade, como por exemplo, o de ISO 64 e ISO 100. Filmes negativos também podem ser usados e são até mais baratos que o cromo.

A sensibilidade destes filmes também deve ser baixa, pois dá melhor contraste e nitidez à imagem. Isso, no entanto, não invalida o uso de filmes de maior sensibilidade como os de ISO 200 mas normalmente apresenta granulação na fotografia ao ser ampliada.

A focalização

Para focalizar, o método mais eficiente é por aproximação em relação ao assunto a ser fotografado. No início, dá um pouco de trabalho encontrar o foco. Uma mesa “estativa”, um tripé ou monopé facilitam a focagem, pois mantêm a câmera imóvel.

Quando se utiliza uma mesa “estativa” é bom usar um cabo disparador para evitar movimentar a câmera quando se aperta o disparador.

Com a câmera na mão, quando se deseja fotografar insetos vivos no campo, é aconselhável usar um flash comum ou um ring-flash que fornece uma iluminação uniforme à curta distância sem produzir sombras.

Profundidade de campo

Em macrofotografia a profundidade de campo é muito importante e depende da objetiva e do grau de ampliação do objeto a ser fotografado. Quanto maior a aproximação, menor é a profundidade de campo. Um dos “macetes” é utilizar diafragmas bem fechados (f/16, f/22 ou f/32).

Fundo

É aconselhável preencher todo o quadro do visor com o tema a ser fotografado para evitar que sobre espaço na foto e apareçam outros detalhes. Se o fundo for muito disperso e estiver atrapalhando, recomenda-se utilizar um fundo neutro como, por exemplo, uma folha de cartolina colocada atrás do objeto a ser fotografado.

Fonte: Alquimista Ponto Com/fotodigitalbrasil.com/olharesinsolitos.com

Veja também

Arte Marajoara

Arte Marajoara

PUBLICIDADE A arte marajoara é uma das culturas dos povos amazônicos com alto grau de …

Arte Plumária

Arte Plumária

PUBLICIDADE O que é arte plumária? Arte plumária, como o nome indica, se refere aos …

Antologia

PUBLICIDADE Na publicação de livros , uma antologia é uma coleção de obras literárias escolhidas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.