Breaking News
Home / Arte / Intimismo

Intimismo

PUBLICIDADE

Intimismo, variedade de pintura do final do século XIX e início do século XX que fez uma intensa exploração do interior doméstico como assunto.

Foi praticado principalmente por Pierre Bonnard e Édouard Vuillard, os dois membros mais destacados dos Nabis. Para transmitir o calor, o conforto e o isolamento silencioso das cenas interiores, Bonnard e Vuillard usaram a técnica impressionista de cores quebradas de capturar a luz e a atmosfera do momento fugaz. Mas ao contrário dos impressionistas, que derivaram suas cores da observação precisa do mundo visual, esses pintores exageraram e distorciam a cor natural para expressar humor.

intimismo-1
Varredura de mulher , óleo em papelão de Édouard Vuillard

Bonnard e Vuillard mostraram um forte sentido decorativo no arranjo de áreas densas de cor.

Usando cores ricas e subjugadas, Vuillard produziu pinturas caracterizadas por composição harmoniosa e forma requintada.

Bonnard, um pouco menos preocupado com a estrutura formal, infundiu uma ternura brincalhão em suas cenas brilhantes e suavemente coloridas (que geralmente incluíam a figura discreta de sua esposa).

Embora o Intimismo não tenha atraído uma riqueza de seguidores como um movimento, suas realizações foram consideráveis o suficiente para dar-lhe um lugar influente na arte da época.

O termo Intimismo é melhor caracterizado pela descrição de André Gide das Figuras e Interiores de quatro quadros de Vuillard (1896) como arte “falando em um tom baixo, adequado para confidências”.

Definição de Intimismo

intimismo-2

Um princípio ou prática entre os pintores (como na França do início do século 20) de selecionar como assunto cenas ou ocasiões familiares ou íntimas de sua própria vida cotidiana

Origem

Corrente cujas cenas enfatizam a intimidade e não têm efeitos dramáticos ou sustentados.

O intimismo é um termo francês aplicado a pinturas e desenhos de cenas domésticas.

Intimismo – História

O intimismo foi um movimento poético que emergiu na Eslovênia em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Seus principais temas foram o amor, o desapontamento e o sofrimento e a projeção dos sentimentos internos do poeta sobre a natureza.

Seu iniciante foi Ivan Minatti, seguido de Lojze Krakar.

O clímax do Intimismo foi alcançado em 1953 com uma coleção de poesia intitulada Poemas dos Quatro ( Pesmi štirih ), co-autor de Janez Menart, Ciril Zlobec, Kajetan Kovic e Tone Pavcek. Para todos, foi a primeira coleção deles.

Uma contrapartida feminina para os quatro foi Ada Škerl. Uma coleção de sua poesia, publicada em 1949 sob o título Shadow in the Heart (Sombra no coração), era inaceitável na República Popular da Eslovênia pós-guerra. Contrariamente à visão de mundo revolucionária coletiva exigida na época, era subjetiva e não expressava confiança no futuro. Škerl foi politicamente perseguido devido à sua publicação.

Fonte: www.britannica.com/www.merriam-webster.com/en.wikipedia.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Arte Nova

PUBLICIDADE Definição Art nouveau é um estilo internacional em arquitetura e design que surgiu na …

Tipografia

Tipografia

PUBLICIDADE A Tipografia, design ou seleção de formulários de letras a serem organizados em palavras …

Ilusionismo

PUBLICIDADE Definição Ilusionismo é uma técnica de usar métodos pictóricos para enganar o olho. Ilusionismo éo uso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.