Breaking News
Home / Dinossauros / Amazonssauro

Amazonssauro

PUBLICIDADE

Amazonssauro (Amazonsaurus) era um saurópode do Cretáceo Inferior do Brasil.

É conhecido a partir de um esqueleto fragmentária que não permite classificá-lo com segurança para além da diplodoco.

Significado do nome genérico: Lagarto Amazônia.

Significado do nome específico: A partir do estado brasileiro do Maranhão.

Nomeado por: Ismar de Souza Carvalho, Leonardo dos Santos Avilla & Leonardo Salgado – 2003.

O Amazonssauro viveu na América do Sul e foi descoberto na região norte do Brasil, ou como o próprio nome do dinossauro indica, na região Amazônica.

Cerca de 100 fragmentos ósseos foram encontrados às margens do rio Itapecuru, no município de Itapecuru Mirim, no estado do Maranhão. Segundo os pesquisadores esse saurópodo vivia em pequenos bandos afim de se proteger dos predadores.

O Amazonssauro é um saurópode pequeno, com um arranjo característico de processos ósseos nas vértebras encontradas.

Segundo os paleontólogos que o descobriram, este saurópode vivia em pequenos bandos afim de se proteger dos predadores.

O achado deste herbívoro quadrúpede é congruente com a concomitância de faunas entre o Norte de África e a América do Sul.

Amazonssauro
Amazonssauro (Amazonsaurus)

Embora certamente não é o único dinossauro a ser descoberto no Brasil, Amazonssauro (Amazonsaurus) ainda foi o primeiro descoberto na Bacia Amazônica.

Amazonssauro (Amazonsaurus) é confirmado como um diplodoco saurópode , mas a falta de restos fósseis torna difícil dizer que tipo.

Uma possibilidade é que Amazonssauro (Amazonsaurus) pode ser um grupo do sub Diplodocoidea cujos membros são conhecidos desde o início do Período Cretáceo com alguns realmente vivendo na América do Sul.

Amazonsaurus é derivada de “Amazon” (para a localização do tipo que faz parte da região da Amazônia Legal Brasileira) e do grego “sauros” (lagarto).

O epíteto espécies, maranhensis, é derivado de “Maranhão” (referindo-se ao estado brasileiro do Maranhão) e do latim “ensis”.

Amazonssauro
Amazonssauro (Amazonsaurus)

O Amazonssauro

O Amazonssauro cujo nome lembra a região onde foi encontrado, a Região Amazônica, viveu há aproximadamente 110milhões de anos atrás, no início do período Cretáceo, na região norte do Brasil.

Cerca de 100 fragmentos ósseos foram encontrados às margens do rio Itapecuru, no município de Itapecuru Mirim, no Maranhão.

O Amazonssauro pertence a superfamília dos saurópodes chamada Diplodocoidea, media pouco mais de 10 metros de comprimento e 5 metros de altura, chegando a pesar quase 20 toneladas.

Em sua época a região era composta por extensas planícies freqüentemente alagadas, fato este verificado por outros fósseis encontrados junto ao Amazonssauros, que incluem até grandes dentes de carnívoros. A descoberta foi realizada por pesquisadores da UFRJ, Ismar de Souza Carvalho e Leonardo dos Santos Ávilla, que juntamente com outros pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão continurão realizando pesquisas na área.

Os Amazonssauros deveriam viver em pequenos grupos famíliares, compostos de adultos que adavam nas bordas da manada, deixando os menores ao centro para proteção.

Seus enormes pescoços os ajudavam na alimentação, pois poderiam permacer parados, apenas movimentando o pescoço conseguindo assim cobrir uma grande área de pastagem, poderiam alcançar facilmente galhos altos de árvores, porém os Diplodóceos possuíam pescoços mais adaptados para comer vegetações rasteiras do que as de topo das árvores.

Dados do Dinossauro

Nome: Amazonssauro
Nome Científico: Amazonsaurus maranhensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Sul
Peso: Cerca de 10 toneladas
Tamanho: 13 metros de comprimento
Altura:
5 metros
Alimentação: Herbívoro

Amazonssauro
Amazonssauro

Amazonssauro
Amazonssauro

Amazonssauro
Amazonssauro

Fonte: www.palaeocritti.com/www.prehistoric-wildlife.com/www.dinochecker.com/www.avph.hpg.ig.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Titanossauro

Titanossauro, Dinossauro, Saurópodes, Período, Sp, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Titanossauro

Shunossauro

Shunossauro, Shunosaurus, Dinossauro, Período, Lii, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Shunossauro

Ultrassauro

Ultrassauro, Ultrasaurus, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tabriensis, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Ultrassauro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.