Breaking News
Home / Dinossauros / Ceratopsídeos

Ceratopsídeos

PUBLICIDADE

Os Ceratopsídeos existiram, principalmente, durante o período cretáceo tardio, nas Américas e também na Ásia .

O primeiro Ceratopsídeos permanece conhecida pela ciência foram descobertas por Fielding Bradford Meek.

Os Ceratopsídeos são subdivididos em dois grupos: os chamosaurines e os Centrosaurines.

Em grande parte idênticos uns aos outros – curtas, mas poderosas patas, corpos robustos, tartaruga bico-como mandíbulas e um número variado de chifres – que quer um folho mais curto, mais simples, com aberturas menores que não vão além do pescoço e dos ombros do dinossauro ou um longo babado com aberturas internas maiores, que ampliou ainda mais além dos ombros, ocasionalmente possuindo picos de duração diversa em sua extremidade.

Ceratopsídeos é um grupo de herbívoros, dinossauros de bico que prosperaram no que agora são América do Norte, Europa e Ásia, durante no Período Cretáceo, apesar de formas ancestrais viveram antes, no Jurássico .

Ceratopsídeos
Ceratopsídeos

Estes dinossauros peculiares viveram em abundância no período Cretáceo e são caracterizados pelas placas ósseas situadas atrás da cabeça, pelos chifres no crânio e pelo bico na mandíbula. Eram todos herbívoros.

O yinlong (1,2 metros) é o ceratopsídeo mais velho e mais primitivo que se conhece, tendo habitado perto do final do período Jurássico, há cerca de 158 milhões de anos. Mais tarde, no período Cretáceo, os ceratopsídeos evoluíram para animais maiores e com uma proteção contra predadores também mais desenvolvida.

O mais famoso de todos é o triceratops (8-9 metros), surgido há cerca de 68 milhões de anos e um dos dinossauros que habitavam o planeta por altura da extinção dos dinossauros, há cerca de 66 milhões de anos.

Outro dinossauro deste grupo que habitou no Cretáceo foi o centrossauro (6 metros).

Ceratopsídeos
Esqueleto de Triceratops

Ceratopsidae (que significa “chifres nos olhos”) é uma família de dinossauros ceratopsianos ornitísquios, característicos do período Cretáceo, mas presentes também no fim do Jurássico em menor número.

Os ceratopsídeos, como são chamados os dinossauros pertencentes à essa família, viveram principalmente na América do Norte.

Os ceratopsídeos se alimentavam de vegetais, caracterizando assim uma alimentação herbívora, comum a todos os ceratopsianos.

Possuíam um bico proeminente em sua mandíbula.

Esses dinossauros variavam bastante de tamanho sendo que os menores tinham cerca de 5 metros de comprimento, ou até menos, e os maiores tinham até 9 metros de comprimento.

A principal característica que difere a família dos ceratopsídeos das demais famílias de ceratopsianos é justamente o seu tamanho, os ceratopsídeos são os maiores e mais bem desenvolvidos da ordem ceratopsia.

Outra característica marcante era a presença de placas enrijecidas, situada atrás da cabeça; pode ter servido tanto para lutas como para intimidação e exibição.

Os Ceratopsídeos

Os Ceratopsídeos cujo nome significa ” cara com chifres “, eram todos quadrúpedes.

Caracterizavam-se essencialmente pelo tamanho dos seus crânios, com grandes projeções ósseas que protegiam o pescoço, e pelos chifres que apresentavam no rosto, quer sobre os olhos, quer no nariz.

O único Ceratopsídeos atípico que se conhece é o Paquirinossauro, que não possuía chifres de qualquer tipo e, em contrapartida, exibia um engrossamento ósseo em forma de plataforma sobre as narinas e outro acima de cada olho.

Mas em toda essa família a diversidade de forma cranianas é surpreendente, possuindo até um dos maiores crânios entre os animais terrestres (Torossauro).

Ceratopsídeos
Torossauro

Os chifres e as ” golas ” dos Ceratopsídeos, além do seu possível uso como defesa face ao ataque dos predadores, deviam desempenhar um papel importante nos combates entre machos e como meio de comunicação visual.

Ceratopsídeos
Cerátopsídeo

Fonte: walkingwith.wikia.com/www.mundodosanimais.pt/www.avph.hpg.ig.com.br

Veja também

Pelorossauro

Pelorossauro, Pelorosaurus, Dinossauro, Período, Conybearei, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Pelorossauro

Saltassauro

Saltassauro, Saltasaurus, Dinossauro, Saurópodes, Período, Loricatus, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Saltassauro

Opisthocoelicaudia

Opisthocoelicaudia, Skarzynskii, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Opisthocoelicaudia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.