Breaking News
Home / Dinossauros / Parassaurolofo

Parassaurolofo

PUBLICIDADE

Parassaurolofo foi descoberto em Alberta, no Canadá, em 1922, por William Parks.

Este dinossauro era um típico hadrossauro, ou um dinossauro com bico de pato, desdentado, fileiras de dentes nas bochecha, poderosas pernas traseiras, e uma crista principal em destaque.

Os cientistas acreditam que esta crista do Parassaurolofo era usada como um chifre, que lhe permitia fazer chamadas muito alto para companheiros distantes.

Os fósseis encontrados em Alberta foram bastante completo, e consistiu de um esqueleto quase completo.

Parassaurolofo foi descrita e nomeada pelo Dr. William A. Parks em 1922 a partir de um esqueleto quase completo encontrado em Alberta, Canadá.

Muitos fósseis foram encontrados na América do Norte (em Alberta, Canadá e Novo México e Utah nos EUA).

Parassaurolofo

Parassaurolofo era um dinossauro de aparência interessante. Enquanto ele parecia normal do pescoço para baixo, parecia quase como se tivesse um trombone em sua cabeça.

Parassaurolofo foi um dos muitos hadrosauros a partir do final do Cretáceo da América do Norte.

Seu nome, que significa “lagarto de crista próximo”, refere-se à semelhança das cristas de seu primo próximo Saurolophus. No entanto, a crista de Saurolophus era osso sólido e a crista do Parasaurolophus era oca. O espaço oco na crista do parassaurolofo atingia as narinas e era enrolado para baixo para ligar-se à parte de trás da garganta. Esta crista era uma cavidade nasal do animal que se movia em cima de sua cabeça.

Parassaurolofo

 

O Parassaurolofo cujo nome significa “paralelo ao Saurolofo”, recebeu esse nome porque viveu no mesmo período que o dinossauro Saurolophus. Pertencia a família dos Hadrossauros.

Viveu principalmente nos EUA e Canadá e foi descoberto por volta de 1900.

Talvez tenha sido o mais exótico dentre os chamados “dinossauro bico de pato”, devido a sua estranha crista em forma de um longo tubo ósseo, que começava nas narinas e se projetava por mais ou menos 1,6m além do crânio. Para alguns estudiosos, esse tubo era usados pelo animal para emitir som.

Construindo um modelo da crista do Parassaurolofo, foi possível reproduzir o ruído que este dinossauro emitia e agora sabe-se que o que mais se ouvia nas florestas há 70 milhões de anos atrás, eram bramidos (som emitido pelos elefantes) profundos e vibrantes do Parassaurolofo, apelidado de “dinossauro trombeta”.

Esse som poderia ter sido uma forma de chamamento dos machos para o acasalamento, ou um aviso de perigo, quando um predador se aproximava.

Primeiramente achou-se que estes dinossauros habitavam os pântanos e as terras alagadiças, e só se alimentavam de plantas aquáticas.

Sua crista, neste caso serviria como um tubo de respiração.

Mas essa teoria foi superada, pois a crista, ao contrário de um tubo de respiração, não possuía abertura na extremidade. Viveu há aproximadamente 66 milhões de anos.

Dados do Dinossauro

Nome: Parassaurolofo
Nome Científico: Parasaurolophus walkeri
Nomeado por:
William Parks – 1922.
Época/Período: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: 10 metros de comprimento
Altura:
2,8 metros
Alimentação: Herbívoro

Parassaurolofo
Parassaurolofo

Parassaurolofo
Parassaurolofo

Fonte: www.kidsdinos.com/www.enchantedlearning.com/dino.wikia.com/www.avph.hpg.ig.com.br

Veja também

Pelorossauro

Pelorossauro, Pelorosaurus, Dinossauro, Período, Conybearei, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Pelorossauro

Saltassauro

Saltassauro, Saltasaurus, Dinossauro, Saurópodes, Período, Loricatus, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Saltassauro

Opisthocoelicaudia

Opisthocoelicaudia, Skarzynskii, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Opisthocoelicaudia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.