Breaking News
Home / Dinossauros / Ornitolestes

Ornitolestes

PUBLICIDADE

Ornitholestes era um carnívoro que andava sobre duas pernas longas, foi levemente construído, e deve ter sido um corredor muito rápido.

Ele tinha uma cabeça pequena, uma pequena crista óssea em seu focinho longo, muitos dentes afiados, um pescoço em forma de s, e uma cauda longa, afilada.

Seus braços eram curtos e forte; que tinha muito tempo, arranhou as mãos, de quatro dedos (um dedo de que foi pequenas).

Sua cauda longa foi provavelmente usada para o equilíbrio e agilidade, permitindo que este predador de mudar de direção rapidamente como ele perseguiu presa.

Ornitholestes tinha cerca de 2 m de comprimento (do focinho à cauda) e pesava cerca de 12 kg.

Ornitholestes viveu no final do período Jurássico.

Franzino e pernas longas, Ornitholestes era um corredor bípede muito rápido.

Os fósseis do Ornitholestes foram encontrados em Wyoming e Utah, EUA.

Ornitholestes foi descrita pela primeira vez e nomeado por os EUA paleontólogo Henry F. Osborn em 1903.

Ornitolestes
Ornitolestes

O ornitoleste foi um pequeno dinossauro carnívoro que viveu no final do período Jurássico na América do Norte. Era um animal de tamanho pequeno que possuía uma estreita relação de parentesco com o grupo dos miniraptores. Este grupo é muito importante porque inclui as primeiras aves e todos os seus descendentes.

O ornitoleste devia ser um animal ágil e capaz de caçar ativamente; vivia em uma época em que os grandes alossaurídeos e as primeiras aves, como o Archaeupteryx, se desenvolveram e estavam dando os primeiros passos no continente europeu.

O ornotoleste foi descoberto no início de 1900 pelo paleontólogo norte-americano Henry Fairfield Osborn, quando encontrou o crânio e diversos ossos deste dinossauro. Seu crânio se destaca pela presença de uma pequena crista, apesar não se saber que função que ela desempenhava, estando descartado seu poder ofensivo ou de defesa devido ao fato de ser pequena e fina. A cabeça do ornitoleste apresentava também grandes orifícios para os olhos.

As características do esqueleto do ornitoleste mostram um animal com uma mão de 3 dedos, um braço que não se reduziu (como o do tiranossauro) e um pé tridáctilo, como o quarto dedo muitíssimo reduzido. Seu esqueleto corresponte ao de um animal bípede, com cabeça bastante pequena e pescoço comprido, além de dentes pequenos e pontiagudos.

Ornitolestes
Ornitolestes

O Ornitolestes

O Ornitolestes era um dinossauro teropode com ossos ocos.

Era um predador de duas pernas ágil e seu rabo longo lhe proporcionol grande manobrabilidade e equilíbrio para caçar.

Sua cabeça era relativamente pequena e com dentes afiados, cônicos e um pouco de crista no topo do nariz.

Era pequeno o bastante para morar dentro das florestas densas onde alimentava-se de lagartos, ovos, pequenos mamíferos e carne putrefata. Poderia agarrar estes com suas mãos fortes que tinham 2 dedos longos e um pequeno.

O Ornitolestes que significa “pássaro ladrão” era um parente próximo do Coelophysis.

Também era muito próximo relacionado à linha evolutiva que produziu os pássaros. Teve pulsos que permitiam comprimir suas mãos da mesma maneira perto de seu corpo como um pássaro segura suas asas.

Um esqueleto de Ornitolestes parcial que incluiu o crânio e mandíbula foi descoberto em 1900 na Pedreira de Cabana de Osso na Formação de Morrison de Wyoming, E.U.A..

Dados do Dinossauro

Nome: Ornitolestes
Nome Científico:
Ornitolestes hermanni
Peso: Cerca de 12 quilos
Época/Período: Jurássico de 155 à 145 milhões de anos atrás.
Local onde Viveu: América do Norte.
Tamanho: 2,5 metros de comprimento
Altura:
80 cm.
Alimentação: Carnívoro

Ornitolestes
Ornitolestes

Ornitolestes
Ornitolestes

Ornitolestes
Ornitolestes

Ornitolestes
Ornitolestes

Fonte: www.enchantedlearning.com/wwwclubedosdinossauros.com.br/www.avph.hpg.ig.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Ultrassauro

Ultrassauro, Ultrasaurus, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tabriensis, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Ultrassauro

Titanossauro

Titanossauro, Dinossauro, Saurópodes, Período, Sp, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Titanossauro

Shunossauro

Shunossauro, Shunosaurus, Dinossauro, Período, Lii, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Shunossauro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.