Breaking News
Home / Dinossauros / Saltassauro

Saltassauro

PUBLICIDADE

Descoberto e nomeado em 1980, Saltassauro (Saltasaurus) é um saurópode muito original e interessante.

A evidência fóssil mostra que o Saltassauro (Saltasaurus) tinha milhares de espinhos que cobriam seu corpo inteiro, semelhante a uma almofada de alfinetes.

Além de espinhos, o Saltassauro (Saltasaurus) também tiveram um número de nódulos do tamanho de punhos, distribuídos em toda a sua volta.

Viver durante a médio e período cretáceo tardio, estes estavam entre os sobreviventes menor e último de todos os saurópodes em qualquer lugar na Terra.

Saltassauro
Saltassauro

Saltassauro (Saltasaurus) era um enorme herbívoro, que viveu no final do período Cretáceo, entre cerca de 75 e 65 milhões de anos atrás.

Ele viveu na América do Sul – os fósseis foram encontrados na Argentina e Uruguai.

Saltassauro (Saltasaurus) era de cerca de 39 pés (12 metros) de comprimento.

Ele provavelmente pesava cerca de 8 toneladas.

Por outras palavras, apesar de um animal maciço, que era relativamente pequeno para um Sauropode.

Saltassauro (Saltasaurus) foi descoberto em 1980.

Os primeiros fósseis encontrados veio da província de Salta no noroeste da Argentina, e daí o nome, que significa “lagarto de Salta”. Posteriormente, adicionais fósseis foram encontrados no Uruguai.

Saltassauro
Saltassauro

Nome: Saltasaurus foi nomeado pelos paleontólogos J. Bonaparte e J. Powell em 1980. Salta é o nome da província argentina Northwestern onde os fósseis foram encontrados. A espécie tipo é Saltasaurus loricatus.

Saltassauro
Saltassauro

Saltassauro
Saltassauro

O Saltassauro

O Saltassauro era um saurópode encouraçado, que possuía pratos ósseos grandes e nódulos menores na pele da parte de trás e lados do corpo.

Esta couraça provavelmente era uma defesa efetiva contra ataques de grandes dinossauros carnívoros, já que ele viveu na mesma época em que os terópodes (carnívoros bípedes) alcançaram seus mais excepcionais tamanhos e como o Saltassauro não possuía tamanho e nem velocidade capaz de o livrar dos predadores, a evolução o selecionou com uma proteção parecida com a dos anquilossaurídeos porém menos espinhosa.

O Saltassauro tinha um rabo espesso, que quando apoiado engrenava vértebras, formando um ótimo apoio, através do qual ele poderia atingir uma vegetação mais alta.

Provavelmente os Saltassauros viveriam em manadas que nidificavam em colônias de regiões costeiras, onde se alimentaria de coníferas.

Foram encontrados ovos fósseis de Saltassauro, e ele deveriam pesar em torno de 3 a 4 quilos.

Dados do Dinossauro

Nome: Saltassauro
Nome Científico: Saltasaurus loricatus
Peso: Cerca de 8 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento
Altura:
5 metros
Época: Cretáceo
Local em que viveu: América do Sul
Alimentação: Herbívoro

Saltassauro
Saltassauro

Saltassauro
Saltassauro

Saltassauro
Saltassauro

Fonte: www.kidsdinos.com/www.dinosaurjungle.com/www.enchantedlearning.com/www.avph.hpg.ig.com.br

Veja também

Paralititan

Paralititan, Stromeri, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Paralititan

Pelorossauro

Pelorossauro, Pelorosaurus, Dinossauro, Período, Conybearei, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Pelorossauro

Opisthocoelicaudia

Opisthocoelicaudia, Skarzynskii, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Opisthocoelicaudia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.