Breaking News
Home / Dinossauros / Troodonte

Troodonte

PUBLICIDADE

Troodonte (Troodon) foi um pequeno dinossauro Onívoro/Carnívoro. Ele viveu no período Cretáceo e residia na Ásia, América do Norte.

Troodonte (Troodon), descoberto e nomeado em 1856, foi um pequeno, caçador rápido. Este dinossauro provavelmente comia pequenos animais, como mamíferos adiantados, rãs, pássaros e répteis menores.

Embora não seja um grande terópode, acredita-se que Troodonte (Troodon) foi um dos dinossauros mais inteligentes para já viveram.

Muitos cientistas acreditam que Troodonte (Troodon) estava coberto de penas. Isso os leva a acreditar que os pássaros modernos poderia ter descendentes dos dinossauros.

Era um terópode da ordem dos Saurischia, ou dinossauros com bacia similar à dos lagartos. Os paleontólogos o consideram o mais inteligente de todos os dinossauros.

Significado: Troodon significa “ferindo dente”.

Nomeado por: Joseph Leidy em 1856

Os fósseis foram encontrados no Canadá (Alberta) e EUA (Montana e Wyoming), América do Norte.

O primeiro fóssil Troodon foi descoberto por Ferdinand V. Hayden em 1855.

Troodonte (Troodon) pode ter sido o dinossauro mais inteligente, que tem o maior cérebro em proporção ao seu peso corporal (tão inteligente quanto um pássaro moderno).

Tinha um movimento rápido, predador leve que andava sobre duas pernas longas. Tinha dentes serrilhados, longas, mandíbulas finas, e uma cauda rígida.

Troodonte
Troodonte

A característica mais distintiva do Troodonte (Troodon) foram seus grandes olhos frontais. Esta adaptação original pode ter permitido que o animal pudesse ter uma visão binocular, ou sobreposição de campos de visão, semelhante à dos humanos modernos.

Outro destaque do Troodonte (Troodon) foi o seu cérebro, que era maior em relação ao tamanho do corpo e que o da maioria das outras espécies de dinossauros. Isso levou os cientistas a concluirem que o Troodonte (Troodon) era altamente inteligente.

Troodonte
Troodonte

O Troodonte

O Troodonte cujo nome significa “dentes afiados”, tinha de 2 à 3 metros de comprimento e era ágil e veloz.

Tinha um cérebro relativamente grande e usava a sua inteligência para caçar na floresta mesosóica.

Um achado mostra que as mães Troodonte provavelmente chocavam seus ovos e cuidavam de seus filhotes até estes poderem se adaptar ao habitat.

A característica mais marcante do Troodonte é que ele possuía o polegar oposto aos outros dedos, como um ser humano.

A primeira evidência fóssil de Troodonte foi descoberta pelo peleontólogo Ferdinand V. Hayden, em 1855 em Montana, nos Estados Unidos.

No século XX, foram achados fragmentos de crânios e dentes, entre outros restos, em Wyoming e Alaska, EUA, e em Alberta, no Canadá.

Dados do Dinossauro

Nome: Trodonte
Nome científico: Troodon formosus
Época/Período:
Cretáceo
Local onde viveu:
EUA, Canadá, México
Peso: Cerca de 50 quilos
Tamanho: 3 metros de comprimento
Altura:
Cerca de 1 metro
Alimentação: Carnívoro

Troodonte
Troodonte

Troodonte
Troodonte

Troodonte
Troodonte

Troodonte
Troodonte

Troodonte
Troodonte

Fonte: dinosaurpictures.org/www.kidsdinos.com/www.enchantedlearning.com/www.avph.hpg.ig.com.br

Veja também

Paralititan

Paralititan, Stromeri, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Paralititan

Pelorossauro

Pelorossauro, Pelorosaurus, Dinossauro, Período, Conybearei, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Pelorossauro

Saltassauro

Saltassauro, Saltasaurus, Dinossauro, Saurópodes, Período, Loricatus, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Saltassauro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.