Breaking News
Home / Dinossauros / Maiasaura

Maiasaura

PUBLICIDADE

Cerca de 75 milhões de anos atrás, em uma parte da Terra que é agora Montana, um grupo de possivelmente centenas de dinossauros Maiasaura criaram discretamente seus ninhos.

Acredita-se que estes dinossauros ficaram juntos em rebanhos de nidificação, tanto quanto os pássaros modernos costumam fazer hoje. Como os dinossauros, cuidaram de seus jovens, e os defendeu dos perigos, um desastre natural inesperado os enterrou em cinzas vulcânicas. Este evento ajudou a fossilizar muitos dinossauros com idades diferentes, incluindo adultos, jovens e até mesmo ovos não eclodidos. Raios-X mostram que, na verdade, os ovos continham embriões fósseis que estavam no processo de desenvolvimento.

Maiasaura foi o primeiro dinossauro encontrado ao lado de seus filhotes, ovos e ninhos.

Maiasaura tinha um focinho longo estreita muito semelhante ao de cavalos modernos. Acima de cada olho era um pequeno chifre com crista.

Maiasaura foi um hadrossauro, ou bico de pato, mas faltava a crista na cabeça comum em tantos outros com bicos de pato.

Maiasaura
Maiasaura

Maiasaura era um dinossauro herbívoro que viveu na América do Norte durante o final do período Cretáceo , cerca de 80 a 65 milhões de anos.

Maiasaura caminhava sobre quatro patas, e era um dinossauro relativamente rápido.

Pernas dianteiras do Maiasaura eram muito mais curtos do que as pernas traseiras.

Quando corriam, eles provavelmente usavam apenas suas patas traseiras, com a cauda proporcionando equilíbrio.

Correr era seu único meio de escapar carnívoros como Albertosaurus e Troodon.

Maiasaura
Maiasaura

Maiasaura
Maiasaura

O Maiasaura

Em 1778, foram descobertos em Montana, nos EUA, ninhos de uma espécie nova de Hadrossauro, o Maiasaura, “lagarto boa-mãe”.

Esse Hadrossauro, que tinha uma pequena elevação óssea entre os olhos, cuidava de sua cria como uma verdadeira mãe dedicada.

Ela cavava um buraco não muito profundo na terra, forrava-o com plantas e depositava seus ovos.

Tratava-se de uma descoberta sensacional, pois forneceu surpeendentes revelações sobre o comportamento social, tanto dos Hadrossauros como também de outros dinossauros que viveram nesta região no fim do período Cretáceo.

Devido a grande quantidade de pequenos ossos encontrados pelos cientistas, é provavel que os filhotes tenham permanecido no ninho à espera de alimento.

Talvez a mãe tenha sido morta enquanto procurava alimento e os filhotes indefezos, que esperavam pacientemente pelo seu retorno, acabarem morrendo de fome.

Descobriu-se que um filhote de Maiasaura teria em torno de 46 centímetos de comprimento, o mesmo que um um gato doméstico. Teriam de crescer rápido, caso contrário seriam facilmente pegos por predadores.

O Maiassaura comportava-se como os pássaros, pois ia todos os anos para a mesma região a fim de botar seus ovos e cuidar da cria.

Dados do Dinossauro

Nome: Maiasaura
Nome Científico: Maiasaura peeblesorum
Época/Período em que Viveu: Fim do Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Altura:
2-2,5 metros
Alimentação: Herbívoro

Maiasaura
Maiasaura

Maiasaura
Maiasaura

Maiasaura
Maiasaura

Fonte: www.kidsdinos.com/www.enchantedlearning.com/www.avph.hpg.ig.com.br

Veja também

Pelorossauro

Pelorossauro, Pelorosaurus, Dinossauro, Período, Conybearei, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Pelorossauro

Saltassauro

Saltassauro, Saltasaurus, Dinossauro, Saurópodes, Período, Loricatus, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Saltassauro

Opisthocoelicaudia

Opisthocoelicaudia, Skarzynskii, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Opisthocoelicaudia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.