Breaking News
Home / Dinossauros / Euplocéfalo

Euplocéfalo

PUBLICIDADE

Euplocéfalo
Euplocéfalo

Descoberto pela primeira vez em 1897, o Euplocéfalo era um dinossauro e viveu no período Cretáceo, cerca de 76,5 a 67.000.000 anos.

Este dinossauro herbívoro de grande porte, media de 5-6 m de comprimento, 2,4 m de largura, e tinha um peso estimado em mais de 2000 kg.

Como todos os Anquilossauros, o Euplocéfalo era fortemente blindado, com uma cauda que ele poderia usar para se defender contra predadores.

Considerando que o Anquilossauro é o mais famoso dos dinossauros, o Euplocéfalo é um dos mais importante por causa do grande número de restos que foram atribuídos ao gênero.

Estes incluem restos de mais de quarenta Euplocéfalo, compreendendo quinze crânios conhecidos e alguns esqueletos pós cranianos que estão quase completos.

Anquilossauro eram um grupo de dinossauros herbívoros fortemente armados, que eram divididos em dois grupos:

1) Os Nodosaurus teve picos que funcionam ao longo dos lados de seus corpos, cabeças em forma de pêra, um bico córneo sem dentes, dentes em forma de folha nas bochechas, e faltava uma clubbed-tail.
2)
Os Anquilossauros que tiveram uma ampla crânio, pernas maciças e um clube de cauda,. Eles viveram durante o período Cretáceo. e incluiu anquilossauro, Amtosaurus, saichania, Sauroplites, Tarchia e Euoplocephalus.

Armadura

Toda a cabeça e o corpo dos Euplocéfalos eram cobertas com faixas de armadura, o que permitiu uma quantidade surpreendente de flexibilidade. Foi o primeiro Anquilossauro descoberto com obturadores blindados que ele poderia deslizar para baixo para cobrir as suas pálpebras.

Cada peça de armadura era composta de uma placa grossa oval, embutido na pele ao redor de espessura, que era cravejado com espigões, pontos curtos (escamas dérmicas, como as de crocodilos), que eram cerca de 10 a 15 centímetros (3,9-5,9). Além dos espinhos executando as suas costas, o corpo dos Euplocéfalos tinham grandes chifres que cresciam na parte de trás de sua cabeça.

Também teve um clube ósseo na extremidade da cauda rígida, que realizado acima do solo. A cauda era musculosa, de modo que o clube poderia ser colocado de lado a lado para a defesa.

Internamente, muitos ossos foram fundidos em conjunto para fornecer suporte para a armadura pesada.

A espinha dorsal (as vértebras dorsais) era mesclada com as costelas, e vários das vértebras em frente dos quadris (vértebras pré-sacral) também foram fundidos em uma haste. A cauda era feita a partir de tecidos duros, os quais eram fundidos com os ossos da cauda (conhecidos como vértebras caudais).

O Euplocéfalo

O Euplocéfalo cujo nome significa “cabeça bem protegida” viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás no final do período Cretáceo no Canadá, tinha um tipo de armação óssea que se espalhava pelo seu corpo em forma de cinturões, estendendo-se do pescoço até a cauda, dando a esse animal maior proteção, sua ossada desse animal foi descoberta em 1902, no Canadá.

Além disso, ele possuía ferrões bem grossos na cabeça, nos ombros e nas costas.Sua longa cauda terminava em uma “bola”, formada por inúmeros pequenos ossos. Um golpe com esta arma poderia ser fatal, um só golpe quebraria a perna de um enorme terópode.

Os olhos do Euplocéfalo eram pequenos, a cabeça larga e os ossos do crânio estavam tão bem ligados como uma blindagem.

Na verdade, o Euplocéfalo, com seu corpo grande e largo, todo protegido, poderia muito bem ser comparado a um tanque de guerra, como era comum nos anquilossaurídeos.

Dados do Dinossauro

Nome: Euplocéfalo
Nome Científico: Euoplocephalus tutus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Euplocéfalo
Euplocéfalo

Euplocéfalo
Euplocéfalo

Euplocéfalo

Fonte: www.dinosaur-world.com/carnivoraforum.com/www.avph.hpg.ig.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Titanossauro

Titanossauro, Dinossauro, Saurópodes, Período, Sp, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Titanossauro

Shunossauro

Shunossauro, Shunosaurus, Dinossauro, Período, Lii, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Shunossauro

Ultrassauro

Ultrassauro, Ultrasaurus, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tabriensis, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Ultrassauro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.