Breaking News
Home / Dinossauros / Angaturama

Angaturama

PUBLICIDADE

Angaturama era um carnívoro.

Ele viveu no período Cretáceo e residia na América do Sul.

O Angaturama limai ou dinossauro nobre (angaturama na linguagem Tupi significa “nobre”, e faz referência a um espírito protetor), é uma espécie de dinossauro terápode, ou seja, bípede (locomove-se sobre apenas duas patas) e carnívoro.

Foi descrito cientificamente em 1996 pelos paleontólogos Kellner e Campos, mas pode ter sido encontrado décadas antes por trabalhadores que retiravam lajes de pedreiras para calçamento de passeio e piscinas. Para a identificação do animal, os cientistas contaram apenas com ossos do crânio.

Como todos os outros dinossauros, o Angaturama viveu na Era Mesozóica, mas em um período chamado de cretáceo inferior, há cerca de 110 milhões de anos atrás.

Seu local de descoberta foi a Bacia do Araripe, na formação Santana, no extremo sul do estado do Ceará.

É um dinossauro de proporções medianas, medindo até 3,0 m de altura e 8 m de comprimento, chegando a 500 Kg de massa.

É da família dos espinossaurídeos, possuindo, então, algumas características comuns deste grupo de animais: cabeça longa, muito parecida com a de um crocodilo e braços longos e fortes – algo incomum entre os terápodes como os tiranossaurídeos.

Não se sabe se ele possuía uma vela nas costas, como o seu parente o Spinosaurus aegyptiacus (encontrado no continente africano) mas, seu crânio possuía uma crista, com as narinas posicionadas exatamente à frente dos olhos, como encontrado hoje nas aves. Seus hábitos alimentares incluíam a ingestão de peixes, ou seja, um dinossauro piscívoro, e de outros pequenos animais.

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama captura um Anhanguera

Após estudo do fóssil, Alexander W. A. Kellner e Diógenes de Almeida Campos publicaram em 1996 um estudo nomeando o dinossauro como Angaturama limai, sendo que o nome do gênero “Angaturama” se origina do dialeto indígena Tupi e significa “Nobre” enquanto que o epíteto específico homenageia o paleontólogo Murilo R. de Lima, daí o nome “limai” que quer dizer “do Lima” ou “que pertence ao Lima”, pois foi Murilo que informou Kellner sobre o espécime em 1991.

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama

O Angaturama

O Angaturama cujo nome significa ” Nobre ” em tupi, viveu há aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo no Brasil, nas regiões próximas da Chapada do Araripe, no Ceará.

O Angaturama era um dinossauro de porte médio e alimentava-se de peixes. Foi classificado como uma forma brasileira do grupo Spinosauridae, muito encontrado na África.

Tinha o crânio comprido e achatado lateralmente, e, ao contrário da maioria dos carnívoros, possuía as narinas na parte de trás da cabeça, em frente aos olhos.

Outro traço que o destacava era a crista na frente do crânio, seus restos fósseis são muito escassos por isso o tamanho e outras características da espécie são baseadas em outros espinossaurídeos.

Esta espécie foi descrita em 1996 por Kellner e Campos com base na parte anterior de um crânio.

Outros exemplares atribuídos a esse dinossauro já foram encontrados ajudando a conhecer melhor o esqueleto dessa espécie.

O esqueleto de Angaturama em exposição é o primeiro dinossauro carnívoro brasileiro de médio porte a ser montado no país.

Existem teorias de que Angaturama limai possa ser a mesma espécie (sinônimo) de Irritator challengeri, entretanto maiores estudos são necessários para comprovar tal teoria.

Dados do Dinossauro

Nome: Angaturama
Nome Científico: Angaturama limai
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 500 quilos
Tamanho: 8 metros de comprimento
Altura:
3,0 metros
Alimentação: Carnívoro

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama

Fonte: dinosaurpictures.org/www.invivo.fiocruz.br/www.avph.hpg.ig.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Mosassauro

PUBLICIDADE Os mosassauros são répteis marinhos extintos muito grandes, com algumas espécies que atingem comprimentos superiores a …

Período Criogeniano

PUBLICIDADE 720 milhões de anos atrás, nosso mundo congelou durante as glaciações criogenianas, mas isso …

Crurotarsi

PUBLICIDADE O Crurotarsi (nome derivado das palavras latinas crus e tarso; refere-se à articulação especializada entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.