Breaking News
Home / Dinossauros / Angaturama

Angaturama

PUBLICIDADE

Angaturama era um carnívoro.

Ele viveu no período Cretáceo e residia na América do Sul.

O Angaturama limai ou dinossauro nobre (angaturama na linguagem Tupi significa “nobre”, e faz referência a um espírito protetor), é uma espécie de dinossauro terápode, ou seja, bípede (locomove-se sobre apenas duas patas) e carnívoro.

Foi descrito cientificamente em 1996 pelos paleontólogos Kellner e Campos, mas pode ter sido encontrado décadas antes por trabalhadores que retiravam lajes de pedreiras para calçamento de passeio e piscinas. Para a identificação do animal, os cientistas contaram apenas com ossos do crânio.

Como todos os outros dinossauros, o Angaturama viveu na Era Mesozóica, mas em um período chamado de cretáceo inferior, há cerca de 110 milhões de anos atrás.

Seu local de descoberta foi a Bacia do Araripe, na formação Santana, no extremo sul do estado do Ceará.

É um dinossauro de proporções medianas, medindo até 3,0 m de altura e 8 m de comprimento, chegando a 500 Kg de massa.

É da família dos espinossaurídeos, possuindo, então, algumas características comuns deste grupo de animais: cabeça longa, muito parecida com a de um crocodilo e braços longos e fortes – algo incomum entre os terápodes como os tiranossaurídeos.

Não se sabe se ele possuía uma vela nas costas, como o seu parente o Spinosaurus aegyptiacus (encontrado no continente africano) mas, seu crânio possuía uma crista, com as narinas posicionadas exatamente à frente dos olhos, como encontrado hoje nas aves. Seus hábitos alimentares incluíam a ingestão de peixes, ou seja, um dinossauro piscívoro, e de outros pequenos animais.

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama captura um Anhanguera

Após estudo do fóssil, Alexander W. A. Kellner e Diógenes de Almeida Campos publicaram em 1996 um estudo nomeando o dinossauro como Angaturama limai, sendo que o nome do gênero “Angaturama” se origina do dialeto indígena Tupi e significa “Nobre” enquanto que o epíteto específico homenageia o paleontólogo Murilo R. de Lima, daí o nome “limai” que quer dizer “do Lima” ou “que pertence ao Lima”, pois foi Murilo que informou Kellner sobre o espécime em 1991.

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama

O Angaturama

O Angaturama cujo nome significa ” Nobre ” em tupi, viveu há aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo no Brasil, nas regiões próximas da Chapada do Araripe, no Ceará.

O Angaturama era um dinossauro de porte médio e alimentava-se de peixes. Foi classificado como uma forma brasileira do grupo Spinosauridae, muito encontrado na África.

Tinha o crânio comprido e achatado lateralmente, e, ao contrário da maioria dos carnívoros, possuía as narinas na parte de trás da cabeça, em frente aos olhos.

Outro traço que o destacava era a crista na frente do crânio, seus restos fósseis são muito escassos por isso o tamanho e outras características da espécie são baseadas em outros espinossaurídeos.

Esta espécie foi descrita em 1996 por Kellner e Campos com base na parte anterior de um crânio.

Outros exemplares atribuídos a esse dinossauro já foram encontrados ajudando a conhecer melhor o esqueleto dessa espécie.

O esqueleto de Angaturama em exposição é o primeiro dinossauro carnívoro brasileiro de médio porte a ser montado no país.

Existem teorias de que Angaturama limai possa ser a mesma espécie (sinônimo) de Irritator challengeri, entretanto maiores estudos são necessários para comprovar tal teoria.

Dados do Dinossauro

Nome: Angaturama
Nome Científico: Angaturama limai
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 500 quilos
Tamanho: 8 metros de comprimento
Altura:
3,0 metros
Alimentação: Carnívoro

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama

Angaturama
Angaturama

Fonte: dinosaurpictures.org/www.invivo.fiocruz.br/www.avph.hpg.ig.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Ultrassauro

Ultrassauro, Ultrasaurus, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tabriensis, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Ultrassauro

Titanossauro

Titanossauro, Dinossauro, Saurópodes, Período, Sp, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Titanossauro

Shunossauro

Shunossauro, Shunosaurus, Dinossauro, Período, Lii, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Shunossauro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.