Breaking News
Home / Dinossauros / Tupuxuara

Tupuxuara

PUBLICIDADE

Tupuxuara é um pterossauro, um tipo de réptil voador. Não era um dinossauro, apesar viveu durante o mesmo período. Tupuxuara viveu durante o Cretáceo e residia na América do Norte, América do Sul.

Tupuxuara era um animal grande, com uma envergadura de cerca de 15 pés (4,5 metros) e seu bico afiado foi uma bela arma para capturar sua presa, provavelmente peixes.

Mas, de longe, o aspecto mais dramático de muitas espécies de pterossauros era um atraente crista e Tupuxuara tinha uma das cristas mais espetaculares já encontrados.

Tupuxuara
Tupuxuara

Por que as cristas evoluiram?

Funções possíveis incluem o reconhecimento da própria espécie, refrigeração e de direção.

Outra teoria é que cristas atrair parceiros, por isso pterossauros com crista teve prole mais bem sucedido. Charles Darwin chamou esse processo de “seleção sexual”.

Talvez os machos de espécies, incluindo Tupuxuara leonardii exibiu sua chapelaria deslumbrante, a fim de impressionar as fêmeas.

Tupuxuara
Tupuxuara

O Tupuxuara é uma espécie de pterossauro que tem um nicho ecológico semelhante ao do tucano. O tucano, é uma ave diurna com um bico largo que serve para arrancar bagas e frutos mas, acreditem ou não, os tucanos também usam o seu bico para matar crias de outras aves pequenas.

Em muitas espécies de aves, o tucano é visto mais como uma ave de rapina.

O Tupuxuara deveria usar o seu bico para o mesmo fim. Sendo parente do Tapejara, viveria também em ambientes semelhantes, mas com a adição de uma dieta mais carnívora. Neste caso, o Tupuxuara caçaria algo como bebés de dinossauros.

Tupuxuara
Tupuxuara

O Tupuxuara

O Tupuxuara era um pterossauro que viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 110 milhões de anos atrás no nordeste brasileiro.

Sua enorme crista possuía 60 centímetros de comprimento e nela foram encontrados vestígios de vasos sanguíneos, a qual poderia assumir cores mais fortes quando o animal se excitava e se preparava para o acasalamento ou para possíveis intimidações de adversários.

Dados do Pterossauro

Nome: Tupuxuara
Nome científico:
Tupuxuara leonardii
Época:
Cretáceo
Local onde viveu: Formação Santana, Brasil
Peso: Cerca de 20 quilos
Tamanho: 6 metros de envergadura
Alimentação: Carnívoro

Tupuxuara
Tupuxuara

Tupuxuara
Tupuxuara

Fonte: dinosaurpictures.org/dinosaurking.wikia.com/www.avph.hpg.ig.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Mosassauro

PUBLICIDADE Os mosassauros são répteis marinhos extintos muito grandes, com algumas espécies que atingem comprimentos superiores a …

Período Criogeniano

PUBLICIDADE 720 milhões de anos atrás, nosso mundo congelou durante as glaciações criogenianas, mas isso …

Crurotarsi

PUBLICIDADE O Crurotarsi (nome derivado das palavras latinas crus e tarso; refere-se à articulação especializada entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.