Breaking News
Home / Dinossauros / Iguanodonte

Iguanodonte

PUBLICIDADE

Iguanodonte é um dos mais populares e mais conhecido de todos os dinossauros.

Viveram na Terra por dezenas de milhões de anos.

O Iguanodonte era também um dos dinossauros mais bem sucedidos.

Iguanodonte foi descoberto e nomeado em 1825 por Gideon Mantell. Mantell nomeado o Iguanodon animal, que significa “dentes de iguana”, porque os fósseis encontrados foram que os dentes que pareciam os de um iguana moderno.

Mantell pensava que eles provavelmente pertencia a um lagarto extinto. Neste momento os dinossauros ainda não tinham sido reconhecidos.

Em 1878, enquanto trabalhava em uma mina de carvão, os trabalhadores descobriram um conjunto incrível de fósseis que representam mais de 30 Iguanodontes individuais.

Iguanodonte era um grande dinossauro herbívoro que provavelmente era capaz de correr sobre duas pernas, assim como abaixando e executado em todos as 4 patas.

A frente da boca em forma de bico de Iguanodonte era desdentada.

Iguanodonte
Iguanodonte

Iguanodonte
Iguanodonte

Seu nome significa “dente de iguana”.

Viveu no Período Cretáceo Inferior, na América do Norte, Europa e África. Esse ornitópode foi o primeiro dinossauro encontrado.

Contudo, o Dr. Gideon Mantell, quem o escavou, logo de cara cometeu um erro: O que foi achado na direção da ponta do fucinho não era um chifre nasal, mas sim a garra do polegar.

Sua pata superior (esse era o esporão que acreditou’se ser um chifre).

O Iguanodonte, no tempo de seu descobrimento, causou muita confusão.

Existiam duas espécies de Iguanodonte: Iguanodon bernissartensis (o em pé; esqueleto); e Iguanodon artherfieldensis.

Foram encontrados na Bélgica, em uma mina, trinta e nove esqueletos de Iguanodonte. Mas dois eram menores e meio diferente. Então, pôs-se o nome de Iguanodon artherfieldensis. Mas há a possibilidade desses dois menores serem as fêmeas. Os cientistas não estão muito certos.

Iguanodonte
Iguanodonte

O Iguanodonte

O Iguanodonte (dente de iguano) era um herbívoro grande, a espécie maior cresceu aproximadamente até 10 metros.

Tinha a cabeça larga como a de um cavalo, com um bico córneo semelhante ao da tartaruga à frente de sua boca, que era ideal para retirar a vegetação.

Haviam numerosos dentes em filas paralelas na parte de trás de suas mandíbulas.

Possuia mais ou menos cem dentes e seu bico era bastante afiado, com saliências irregulares na borda, que o ajudavam a cortar as plantas.

Foi um dos primeiros dinossauros com a capacidade de mastigar.

Os répteis geralmente não podem mastigar porque não possuem músculos especiais para mover a mandíbula de lado a lado. Mas o Iguanodonte conseguiu mastigar muito efetivamente seu alimento.

Seus braços, longos e relativamente fortes, serviam também para arrancar folhas das árvores. No pés, tinha três dedos e nas mãos, cinco. seu polegar era pontudo, como uma grande espora.

As unhas dos pés e das mãos tinham um formato de casco, o que leva a crer que esse animal locomovia-se sobre duas ou quatro patas.

Quando erguia-se sobre as patas trazeira, alcançava uma altura considerável, o que lhe servia de vantagem na luta com os adversários.

Existiram diversas expécies de Iguanodonte, sendo as três mais importantes: Iguanodon mantelli (o primeiro dinossauro a ser encontrado); Iguanodon bernissartensis e Iguanodon artherfieldensis (as duas ultimas foram encontradas em uma mina da Bélgica).

Foram encontrados restos de Iguanodon em quase toda parte do mundo.

Foram um tipo de dinossauro expetacularmente próspero e foram encontrados restos dele em diversos países, como Inglaterra, Alemanha, Espanha, Bélgica, China e América do Norte.

Dados do Dinossauro

Nome: Iguanodonte
Nome Científico: Iguanodon mantelli, Iguanodon bernissartensis e Iguanodon artherfieldensis
Época/Período em que Viveu: Início do Cretáceo, de 132 a 100 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: Até 10 metros de comprimento
Altura:
5 metros
Alimentação: Herbívoro

Iguanodonte
Iguanodonte

Iguanodonte
Iguanodonte

Fonte: www.kidsdinos.com/www.geocities.com/www.avph.hpg.ig.com.br

Veja também

Pelorossauro

Pelorossauro, Pelorosaurus, Dinossauro, Período, Conybearei, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Pelorossauro

Saltassauro

Saltassauro, Saltasaurus, Dinossauro, Saurópodes, Período, Loricatus, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Saltassauro

Opisthocoelicaudia

Opisthocoelicaudia, Skarzynskii, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Opisthocoelicaudia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.