Breaking News
Home / Dinossauros / Estegossauro

Estegossauro

PUBLICIDADE

Estegossauro, que significa “lagarto telhado” ou “lagarto coberto” em referência a suas placas ósseas, é um género de dinossauro blindado stegosaurus blindado.

Facilmente um dos mais conhecidos de todos os dinossauros, Estegossauro é reconhecida em todo o mundo.

É o maior e mais famoso membro da família do estegossauro.

Ele percorriam as planícies abertas do Período Jurássico no que hoje é a América do Norte.

As placas ao longo de sua parte traseira, sua cabeça pequena e rabo espetado tornnava-o um dinossauro peculiar e único.

Este herbívoro evoluiu para encontrar seu alimento nas plantas do Jurássico tardio de baixo crescimento.

Os espigões longos e temíveis em sua cauda teria feito uma arma poderosa contra quaisquer predadores famintos.

As placas ósseas nas costas pode ter servido um duplo objetivo de uma regulação da temperatura corporal e proteção de grandes predadores carnívoros.

Estegossauro teria vivido em grupos familiares e manadas, movendo-se lentamente através de florestas, enquanto comia as plantas rasteiras.

Suas patas dianteiras eram consideravelmente mais curtas do que as patas traseiras, tornando-os adaptado a comer as plantas mais próximos ao chão.

Estegossauro
Estegossauro

Estegossauro
Estegossauro

O Estegossauro cujo nome significa “lagarto telhado” viveu há aproximadamente 200 milhões de anos atrás e recebeu esse nome porque pensava-se que suas placas ósseas protetoras eram dispostas como as telhas e um telhado.

Hoje sabe-se que elas ficavam em pé ao longo da coluna vertebral, fixadas na pele duríssima e não no esqueleto.

Há diversas teorias sobre a utilização dessas placas: como armadura ou talvez como reguladores térmicos, esquentando ou esfriando o corpo do Estegossauro conforme sua posição ao sol ou ao vento. Há também a possibilidade de estas placas terem sido usadas para a exibição, assim, quando um predador atacava ou um parceiro era encontrado, o Estegossauro bombeava sangue para as placas e elas tornavam-se mais vivas e vermelhas o que seduzia o parceiro ou amedrontava o atacante.

O corpo desse animal era maciço e a cauda extremamente musculosa era a sua arma de ataque, já que contava com quatro espinhos ósseos de 50 centímetros a 1 metro de comprimento.

O pescoço terminava numa cabeça absurdamente pequena, de apenas 40cm, comportando um cérebro do tamanho de uma noz. Quando o Estegossauro estava em perigo, curvava a cabeça para baixo, protegendo-a com sua nuca repleta de placas e ao mesmo tempo aplicava fortes golpes laterais com a cauda.

Várias espécies de Estegossauro viveram na América do Norte. Alguns eram mais primitivos e tinham as placas menores e mais pontiagudas.

Dados do Dinossauro

Nome: Estegossauro
Nome Científico: Stegosaurus armatus
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 6 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento
Altura:
4 metros
Alimentação: Herbívoro

Estegossauro
Estegossauro

Estegossauro
Estegossauro

Estegossauro
Estegossauro

Estegossauro
Estegossauro

Estegossauro
Estegossauro

Os grupo dos Estegossauros receberam esse nome por causa do Estegossauro ( Stegosaurus ) e agrupa dinossauros que possuem diversas características em comum, como por exemplo: corpos gigantescos com cabeças minúsculas, fileiras duplas de enormes placas ósseas dispostas de ambos os lados da coluna vertebral, ferrões na cauda entre outros.

Cada espécie se destacando pela forma, disposição das placas e ferrões e tamanho.

Essas placas podem ter tido diversas funções mas não se sabe com cereteza qual era sua função, algumas teorias dizem que elas serviam para aquecer o corpo como painéis solares, outras dizem que serviria para efeitos visuais para o acasalamento e para combates entre machos por hieráquias.

Fonte: jurassicpark.wikia.com/www.avph.hpg.ig.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Ultrassauro

Ultrassauro, Ultrasaurus, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tabriensis, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Ultrassauro

Titanossauro

Titanossauro, Dinossauro, Saurópodes, Período, Sp, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Titanossauro

Shunossauro

Shunossauro, Shunosaurus, Dinossauro, Período, Lii, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Shunossauro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.