Breaking News
Home / Dinossauros / Prossaurópodes

Prossaurópodes

PUBLICIDADE

Eles se originaram na atual América do Sul, de onde eles mais tarde se espalhou para a Europa, Ásia, África e América do Norte.

Prossaurópodes apareceu pela primeira vez no supercontinente de Pangea como pequenos animais durante a idade Carniano meio ou final, que foi a primeira parte do final do Triássico e foram originalmente definidos como os bípedes.

Os dinossauros Prossaurópodes foram um infraorder dos dinossauros saurísquio.

Juntamente com os saurópodes, eles formam a subordem Sauropodomorpha de Saurischia. Alguns dos dinossauros prossaurópode mais conhecidos incluem Massospondylus e Plateosaurus

Este infraorder já foi pensado para ser o ancestral de saurópodes (daí o nome “prossaurópodes”, que significa “antes de saurópodes”), mas hoje eles são considerados uma irmã de linhagem paralelo.

Prossaurópodes
Prossaurópodes

Prossaurópodes eram herbívoros (comedores de plantas). Eles tinham um pescoço longo e cabeça pequena.

Seus membros dianteiros eram equipados com uma garra polegar (provavelmente utilizado para defesa), e eram mais curtos do que os seus membros posteriores.

A maioria das espécies eram semi-bípede (capaz de falar sobre duas pernas, pelo menos por algum tempo), mas alguns prossaurópodes como riojassauro foram totalmente quadrúpede (andando sobre quatro patas).

Prossaurópodes
Prossaurópodes

Os Prossaurópodes

Os Prossaurópodes foram os primeiros dinossauros a se tornar enormes, viveram durante o período Triássico que vai desde 245 à 210 milhões de anos atrás.

Eram muito parecidos com os Terópodes, porém eram herbívoros e tinham pescoços compridos, podiam andar tanto em duas patas como em quatro patas, preferindo a posição bípede para correr, já possuíam muitas características comuns com os saurópodes, como uma garra no polegar da mão, pescoços compridos e tamanhos enormes se comparados a outros dinossauros da mesma época.

Os Prossaurópodes eram herbívoros pacíficos que passavam o dia todo comendo, podiam se defender bem do ataque de pequenos predadores, porém predadores maiores começaram a aparecer daí só restaram para eles se tornar cada vez maiores que os predadores e assim entrando no período Jurássico eles se tornaram enormes e deram origem ao maior grupo de animais que já andaram sobre a Terra, os saurópodes.

Prossaurópodes
Prossaurópodes

Fonte: www.dinosaurjungle.com/www.avph.hpg.ig.com.br

Veja também

Pelorossauro

Pelorossauro, Pelorosaurus, Dinossauro, Período, Conybearei, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Pelorossauro

Saltassauro

Saltassauro, Saltasaurus, Dinossauro, Saurópodes, Período, Loricatus, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Saltassauro

Opisthocoelicaudia

Opisthocoelicaudia, Skarzynskii, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Opisthocoelicaudia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.