Breaking News
Home / Dinossauros / Anhanguera

Anhanguera

PUBLICIDADE

Uma das maiores criaturas voadoras, o Anhanguera ou Ornithocheirus é conhecido a partir de uma variedade de fragmentos de osso de diferentes continentes.

Como muitos pterossauros maiores, Anhanguera ou Ornithocheirus tinha uma enorme cabeça em relação ao seu comprimento do corpo.

A mandíbula apoiado numerosas, esbelto, apontavam dentes longos, úteis para a captura de uma dieta escorregadio de peixes e lulas.

A crista da Anhanguera ou Ornithocheirus pode ter oferecido alguma vantagem aerodinâmica em voo ou ele pode ter sido um indicador de gênero ou de reconhecimento das espécies.

Alguns dos melhores fósseis Pterosaur vieram da Chapada do Araripe, no norte-oeste do Brasil.

Este pterossauro está intimamente relacionado com Ornithocheirus , e pertence à família ornithocheiridae dentro de sua própria subfamília, Anhanguerinae.

Anhanguera

Classificação e espécies

Existem várias espécies reconhecidas de Anhanguera. A. santanae e A. blittersdorfi são conhecidos a partir de vários restos fragmentários incluindo crânios da Formação Santana do Brasil. A. cuvieri e A. fittoni, inicialmente descrita como pertencente ao género Pterodactylus e, em seguida, Ornithocheirus, são a partir de um período de ligeiramente mais tarde ( Albian ) da Inglaterra, enquanto os fragmentos de pterosauros que podem ter afinidades com Anhanguera também foram encontrados em Queensland, Austrália. As espécies A. bem conhecido piscator foi redescreveu como pertencente ao género Coloborhynchus (Veldmeijer, 2003).

Anhanguera

O Anhanguera blittersdorffi era um pterossauro de porte médio, viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 110 milhões de anos atrás no nordeste do brasileiro, possuía 52 dentes e alguns podiam atingir até 5 centímetros de comprimento num bico de meio metro, todos pontiagudos e bem afiados, próprios para pegar peixes, os quais eram sua base alimentícia.

O Anhanguera ou Ornithocheirus

O Anhanguera ou Ornithocheirus era um dos maiores pterossauros que já existiram, possuía uma envergadura (comprimento da ponta de uma asa a outra) de aproximadamente 13 metros, seu corpo esticado em vôo chegava a ter mais de 3,5 metros, no solo pousado sua altura chegava a mais de 1,5 metros e chegaria a pesar mais de 100Kg;Ele viveu no período Cretáceo, nos atuais Brasil e Inglaterra.

Acredita-se que com seus dentes afiados ele se alimentava de peixes nas costas brasileiras e faria uma migração anual para se acasalar na região da atual Inglaterra. No começo do período de Cretáceo, os pterossauros pequenos começaram a crescer e atingir tamanhos como o do Ornithocheirus ou Anhanguera.

O Anhanguera teve a área de asa de um aeroplano pequeno, contudo por causa de seus ossos ocos, seu corpo pesava menos que a de um humano provavelmente. Suas asas foram feitas de pele estirada entre um dedo comprido enorme, e seu tornozelo.

Correntes de ar ascendentes foram usadas para que o Anhanguera pudesse voar (planar) por centenas de quilômetros sem agitar suas asas. Isto explicaria a grande distribuição mundial de seus restos fósseis.

Foram achados os primeiros fósseis de Ornithocheirus na Formação de Wealden em Sussex, Inglaterra em 1827.

Eles não foram descritos formalmente como Ornithocheirus até as 1869.

Apesar do fato que foram descobertos restos só parciais, 36 espécie foram identificadas do soerguimento de mais de 1000 ossos. Muitos desses achados fósseis foram encontrados no Brasil.

Dados do Pterossauro

Nome: Anhanguera
Nome Científico: Ornithocheirus
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: Brasil e Europa
Peso: aproximadamente 100 quilos
Tamanho: 13 metros de envergadura
Alimentação: Peixes

Anhanguera
Anhanguera

Anhanguera
Anhanguera

Anhanguera
Anhanguera

Fonte: www.dinosaurlive.com/en.wikipedia.org/www.avph.hpg.ig.com.br

Veja também

Pelorossauro

Pelorossauro, Pelorosaurus, Dinossauro, Período, Conybearei, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Pelorossauro

Saltassauro

Saltassauro, Saltasaurus, Dinossauro, Saurópodes, Período, Loricatus, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Saltassauro

Opisthocoelicaudia

Opisthocoelicaudia, Skarzynskii, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Opisthocoelicaudia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.