Breaking News
Home / Dinossauros / Pterossauros

Pterossauros

PUBLICIDADE

Pterossauros foram enormes répteis voadores que viveram perto da costa, e provavelmente se alimentavam de criaturas que viviam no mar, como peixes e lulas.

As asas de Pterossauros foram contanto que 35 pés (10.5m) de ponta a ponta, tornando-se tão grande como uma asa-delta.

Este réptil não era um dinossauro, mas viveu durante o mesmo período de tempo.

Pterossauros tinha uma crista principal longa que provavelmente foi usada para ajudar a contrabalançar o peso de seu enorme bico.

Pterossauros eram uma ordem de répteis voadores que viveram durante o tempo dos dinossauros.

Pterossauros viveram durante a Era Mesozóica , a era dos répteis.

Os tipos primitivos de pterossauros (rhamphorhynchoids) apareceram durante o Triássico, e morreram no final do período Jurássico.

Pterossauros mais avançados (pterodactyloids) apareceu no final do período jurássico e morreu durante o Cretáceo, cerca de 65 milhões de anos atrás

 

Pterossauros
Pterossauros

Fósseis de Pterossauros foram encontrados na América do Norte, Europa, África e Austrália.

O primeiro Pterossauro (réptil voador) foi encontrado em 1784 em Solnhofen calcário (em Baviera, Alemanha) por um naturalista italiano chamado Cosmo Alessandro Collini.

Pensou-se em primeiro lugar para ser um animal marinho – foi mais tarde determinado a ser um réptil voador e foi nomeado “pterodactyle” (por Georges Cuvier em 1809).

Pterossauros
Pterossauros

Os Pterossauros

Os Pterossauros foram os primeiros vertebrados a adotar o vôo como forma de vida há aproximadamente 230 milhões de anos atrás, viveram na época dos dinossauros, conviveram com as aves primitivas, se tornaram muito abundantes, com uma variedade enorme de espécies e se extinguiram no fim do período Cretáceo.

Estes répteis voadores cortavam o céu com as suas asas de pele reforçadas com actinofibrilas para dar sustentação, presas ao quarto dedo das mãos , extremamente alongado, e fixas ao corpo à altura da coxa.

A grande maioria dos pterossauros fósseis encontrados provém de ambientes que tinham sido aquáticos e, pelas características de suas mandíbulas, acredita-se que estes animais se alimentavam de peixes, moluscos e insetos, salvo algumas exceções que parecem ter preferência por carniça de dinossauros.

Os Pterossauros compreendem o grupo dos ranforrincos e o dos pterodáctilos.

Os primeiros são os Pterossauros de cauda comprida e os seugundos (que apareceram mais tarde, no final do Jurássico) os pterossauros de cauda curta, que pouco antes de se extinguirem tinham desenvolvido as formas vivas voadoras mais gigantescas que já existiram.

Dados do Dinossauro

Nome científico: Pteranodon longiceps
Significado do Nome: Asa sem Dentes ou Asa Desdentada.
Tamanho: 7 a 9 metros de envergadura de um ponta da asa a outra.
Altura:
2 metros
Peso: Até de 15 quilos.
Alimentação: Peixes (Carnívoro)
Época/Período: Cretáceo.
Local: Estados Unidos: América do Norte.

Pterossauros
Pterossauros

Pterossauros
Pterossauros

Pterossauros
Pterossauros

Fonte: www.enchantedlearning.com/www.avph.hpg.ig.com.br

Veja também

Pelorossauro

Pelorossauro, Pelorosaurus, Dinossauro, Período, Conybearei, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Pelorossauro

Saltassauro

Saltassauro, Saltasaurus, Dinossauro, Saurópodes, Período, Loricatus, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Saltassauro

Opisthocoelicaudia

Opisthocoelicaudia, Skarzynskii, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Opisthocoelicaudia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.