Breaking News
Home / Dinossauros / Tapejara Wellnhoferi

Tapejara Wellnhoferi

PUBLICIDADE

Tapejara wellnhoferi (Kellner, 1989)

Esta espécie de pterossauro é encontrada apenas nos nódulos calcários da Formação Romualdo, na Bacia Sedimentar do Araripe, nordeste do Brasil.

Pertence ao grupo dos Tapejaridae, que são pterossauros com crânio curto e voltado para baixo, com cristas ósseas e uma grande fenestra nasoanterorbital.

Devido ao seu bico apresentar uma estrutura semelhante a um quebra-nozes, acredita-se que tenha se alimentado de frutificações.

Outro fator que corrobora esta idéia é a ausência de dentes nos representantes deste grupo.

Embora esta espécie só seja encontrada no Brasil, representantes dos Tapejaridae são também encontrados na China, de onde se acredita que seja a sua origem.

Durante 160 milhões de anos, os pterossauros dominaram os céus.

Esses répteis eram os animais voadores que existiam em maior número, sobretudo nas áreas próximas aos mares do passado, a exemplo da espécie Tapejara wellnhoferi.

Etimologia: O epípeto genérico significa em Tupi-guarani “O Ser Velho”. O epíteto específico constitui uma homenagem ao Paleontólogo alemão e especialista em pterossauros, Peter Wellnhofer.

Idade: cerca de 110 Milhões de anos (Albiano – Cretáceo Inferior)

Ocorrência: Ceará (Formação Romualdo, Bacia do Araripe)

Habitat: terrestre

Dieta: frugívoro

Tapejara Wellnhoferi
Tapejara wellnhoferi

Tapejara Wellnhoferi
Tapejara wellnhoferi

O Tapejara wellnhoferi

O Tapejara wellnhoferi era um pterossauro que viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 110 milhões de anos atrás no nordeste brasileiro.

Foi o único pterossauro frugívoro até hoje encontrado, pode ter sido responsável pela difusão e desenvolvimento de espécies vegetais hoje comuns em nossa flora, como abacateiros e pitangueiras.

Seu bico era semelhante ao de um tucano, com partes ocas para torná-lo mais leve e ao mesmo tempo poder comer frutas, abrir cascas e quebrar sementes.

Tapejara Wellnhoferi
Tapejara wellnhoferi

Dados do Pterossauro

Nome: Tapejara
Nome Científico:
Tapejara wellnhoferi
Época
: Cretáceo
Local onde viveu:
Brasil
Peso:
Cerca de 10 quilos
Tamanho:
1,5 metros de envergadura
Alimentação:
Herbívoro

Fonte: www.latec.ufrj.br/www.avph.hpg.ig.com.br

Veja também

Pelorossauro

Pelorossauro, Pelorosaurus, Dinossauro, Período, Conybearei, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Pelorossauro

Saltassauro

Saltassauro, Saltasaurus, Dinossauro, Saurópodes, Período, Loricatus, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Saltassauro

Opisthocoelicaudia

Opisthocoelicaudia, Skarzynskii, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Herbívoro, Época, Opisthocoelicaudia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.