Breaking News
Home / Dinossauros / Archaeopteryx

Archaeopteryx

PUBLICIDADE

Archaeopteryx significa “asa antiga” é um pássaro pré-histórico, que data de cerca de 150 milhões de anos atrás, durante o período Jurássico, quando muitos dinossauros viveram.

É uma das mais antigas aves conhecidas.

Archaeopteryx parecia ser parte pássaro e parte dinossauro.

Ao contrário de aves modernas, tinha dentes, três garras em cada asa, um esterno plano (esterno), costelas barriga (gastralia), e uma cauda longa e óssea.

Como as aves modernas, tinha penas, um corpo levemente construído com ossos ocos, uma fúrcula e dedos reduzidos.

Este animal de tamanho de um corvo pode ter sido capaz de voar, mas não muito longe e não muito bem.

Embora tivesse penas e poderia voar, teve semelhanças com dinossauros, incluindo o seu dentes, crânio, a falta de um projeto de lei com tesão, e certas estruturas ósseas.

Archaeopteryx tinha uma envergadura de cerca de 1,5 pés (0,5 m) e tinha cerca de 1 pé (30 cm) de comprimento do bico à cauda.

Ele provavelmente pesava 11-18 onças (300 a 500 gramas).

Archaeopteryx viveu no período jurássico entre aproximadamente 150 milhões e 145 milhões de anos atrás. Fósseis do animal foram encontrados em o que é hoje do sul Alemanha.

Archaeopteryx
Archaeopteryx

Muitos cientistas acreditam que o grupo Aves, ou as aves, evoluíram dos dinossauros, como aves de rapina. Nunca isso é mais claro do que no caso do Archaeopteryx.

Por enquanto, o Archaeopteryx é creditado como sendo o mais antigo pássaro conhecido e verdadeiro.

No entanto, esse estranho animal ainda tem muitas características de dinossauro.

Archaeopteryx tinha penas, bico e os pés como os de pássaros modernos. Mas também tinha dedos, garras e dentes como muitos dos dinossauros.

Archaeopteryx poderia voar, mas não muito bem. Provavelmente voou como um pavão moderno do dia, correndo muito, e só voar curtas distâncias.

Archaeopteryx
Archaeopteryx

Archaeopteryx
Archaeopteryx

O Archaeopteryx

O Archaeopteryx é a ave mais antiga que se conhece, conviveu com os dinossauros do período Jurássico e talvez ainda seria considerado como um dinossauro se não fosse o fato de suas penas terem se fossilizado.

Um dos primeiros esqueletos de Archaeopteryx encontrados foi atribuído a um compsognathus.

O Archaeopteryx tinha dentes e possuía ossos na cauda como um pequeno dinossauro, nas asas ainda possuía três dedos, que serviriam para agarrar os galhos das árvores e auxiliar na subida das mesmas.

A questão questão que gera dúvidas é o fato de o Archaeopteryx não possuir o esterno (robusto osso provido de uma quilha que as aves tem no peito, onde se inserem poderosos músculos que permitem o bater de asas para o vôo ), no entanto o Archaeopteryx possuía o chamado ” osso da sorte ” ou ” forquilha ” típico das aves.

Não se sabe ao certo se o Archaeopteryx poderia levantar vôo e voar como as aves, mas sem dúvida ” voava ” de galhos em galhos, dava saltos enormes impulsionados pelas asas (como as galinhas o fazem atualmente) e planava caçando insetos nas matas do Jurássico.

Dados da Ave

Nome: Archaeopteryx
Nome Científico: Archaeopteryx lithographica
Época/Período: Jurássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 1 quilo
Tamanho: 1 metro de comprimento
Alimentação: Carnívoro

Archaeopteryx
Archaeopteryx

Archaeopteryx
Archaeopteryx

Archaeopteryx
Archaeopteryx

Fonte: www.enchantedlearning.com/www.kidsdinos.com/www.avph.hpg.ig.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Ultrassauro

Ultrassauro, Ultrasaurus, Dinossauro, Período, Saurópodes, Tabriensis, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Época, Ultrassauro

Titanossauro

Titanossauro, Dinossauro, Saurópodes, Período, Sp, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Titanossauro

Shunossauro

Shunossauro, Shunosaurus, Dinossauro, Período, Lii, Saurópodes, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Shunossauro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.