Breaking News
Home / Dinossauros / Majungatolo

Majungatolo

PUBLICIDADE

Vários fósseis pertencentes ao dinossauro Majungatolo (Majungatholus), incluindo um crânio quase completo, foram encontrados recentemente na ilha de Madagascar, na costa leste da África.

Os fósseis datam de 70 a 65 milhões de anos atrás, durante o período cretáceo.

Majungatolo (Majungatholus) era um dinossauro carnívoro, um terópode.

Tinha cerca de 9,1 metros de comprimento e estava no topo da cadeia alimentar na sua localidade.

Ele provavelmente comia saurópodes, herbívoros de pescoço comprido e outros grandes dinossauros.

O nome é derivado de Majungatholus “Majunga,” um distrito de Madagascar e “Tholus”, que significa cúpula em latim.

Majungatolo
Majungatolo

O dinossauro conhecido como Majungatolo (Majungatholus) (“Mahajanga lagarto”) até que seu nome atual tem precedência por razões paleontológicos, Majungatolo (Majungatholus) era um terópode de uma tonelada nativos da ilha do Oceano Índico de Madagascar.

Foi descoberto pela primeira vez em Madagascar, onde seu nome (Majunga) vem enquanto dome’in Latina ” ‘tholis meios.

Ele viveu no período Cretáceo Médio, cerca de 115 milhões de anos atrás e cresceu para cerca de 7,5 metros de comprimento e pesava uma tonelada.

Aparentemente, o crânio que foi originalmente encontrado foi um dos mais bem preservados e relativamente fácil de montar.

Ele tinha pedaços ósseos todo o seu crânio com uma estrutura de chifre em cima de sua cabeça, entre os olhos e na parte de trás de sua cabeça.

Um dos fósseis do Majungatolo (Majungatholus) encontrados tinha outros Majungatolo (Majungatholus) com marcas de dentes na mesma, levando especialistas a acreditar que era um canibal e comendo sua própria espécie.

Majungatolo
Majungatolo

O Majungatolo

Como outros abelisaurídeos, Majungatolo (Majungatholus) era um predador bípede com um focinho curto. Embora os membros dianteiros não são completamente conhecidos, eram muito curtos, enquanto os membros traseiros eram mais longos e muito mais encorpados

O Majungatolo (Majungatholus) foi um grande dinossauro carnívoro terópode que viveu há aproximadamente 70 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo em Madagascar e Egito.

Era muito parecido com o Carnotauro, o que intriga seus descobridores, seria apenas convergência adaptativa ou teriam algum parentesco próximo.

Sendo assim questiona-se a separação dos continentes Africano e Sul americano de “uma só vez”, mantendo ainda uma ponte de terra entre os dois continentes, a qual seria formada pela Antártida.

O Majungatolo (Majungatholus) era um predador de grande porte, por isso caçava animais grandes em pequenos grupos familiares ou sozinhos, por não ser muito pesado podia ser bem ágil e veloz, que juntando com sua agressividade o tornavam um matador nato.

Dados do Dinossauro

Nome: Majungatolo
Nome Científico: Majungatholus atopus
Época/Período: Cretáceo
Local onde viveu: África
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Altura:
3 metros
Alimentação: Carnívoro

Majungatolo
Majungatolo

Majungatolo
Majungatolo

Fonte: www.enchantedlearning.com/www.avph.hpg.ig.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Mosassauro

PUBLICIDADE Os mosassauros são répteis marinhos extintos muito grandes, com algumas espécies que atingem comprimentos superiores a …

Período Criogeniano

PUBLICIDADE 720 milhões de anos atrás, nosso mundo congelou durante as glaciações criogenianas, mas isso …

Crurotarsi

PUBLICIDADE O Crurotarsi (nome derivado das palavras latinas crus e tarso; refere-se à articulação especializada entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.