Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Ciências Contábeis  Voltar

Ciências Contábeis

 

Ciências Contábeis - O que é

O objetivo do curso de Ciências Contábeis é formar contadores que possam exercer as seguintes atividades, dentre outras: elaboração de demonstrações financeiras periódicas representativas das operações realizadas por pessoas jurídicas de direito público e privado, com o objetivo de apresentar a situação patrimonial e o resultado econômico de dado período; perícias fisco-contábeis, observando-se os procedimentos legais aplicáveis; trabalhos de auditoria mediante exame das demonstrações financeiras, a fim de se verificar sua fidedignidade em relação à posição patrimonial e ao resultado das operações, observando-se os princípios e as normas contábeis, bem como a legislação e a consultoria contábil fiscal, incluindo o planejamento tributário.

Ciências Contábeis tem por objetivo o registro patrimonial e operacional das empresas, dos órgãos públicos e outras entidades.

Fornece dados gerenciais e outros informes patrimoniais, econômicos e financeiros, de interesse dos sócios, administradores credores e outros.

O Contador

Faz o registro e controle da rentabilidade de empresas agrícolas ou pecuárias, cuidando da produtividade de safras, rebanhos e todos os custos envolvidos.
Planeja e controla as atividades operacionais e contábeis de bancos.
Faz o levantamento dos gastos, lucros e perdas de uma empresa, sugerindo os recursos financeiros.
Registra toda a situação econômica-financeira de uma empresa através de balanços.
Trata do relacionamento da empresa com os poderes públicos, no que diz respeito ao campo tributário, isto é, todas as aplicações e fiscalizações de impostos.
Executa Auditorias —
efetua análise minuciosa de toda escrituração contábil, para conferir os documentos existentes.
Realiza Perícias —
todos os procedimentos para levantar e verificar a veracidade dos atos e fatos administrativos registrados.

Área de Atuação

Instituições públicas Federais, Municipais e Estaduais.
Empresas comerciais e industriais.
Escritórios de contabilidade, auditoria e consultoria contábil.

O Curso

Logo no início do curso o aluno entra em contato com a contabilidade básica como Matemática Financeira, Estatística, Economia, Administração Geral, entre outras. No decorrer do curso há um aprofundamento nas matérias de contabilidade como Auditoria Contábil, Moedas e Bancos, Contabilidade Pública, Análise de Balanços, Contabilidade de Custos, Contabilidade Empresarial, entre outras. Recebe ainda, ensinamentos de Direito Comercial, Trabalhista e Tributário.

Objetivos do Curso

Forma profissionais aptos à desenvolver, da melhor maneira, as atividades em sua área de atuação, tais como escrituração regular de todos os fatos relativos aos patrimônio e às variações patrimoniais das instituições, o que inclui planejamento, organização, orientação e preparação das demonstrações contábeis, essenciais à elaboração orçamentária de uma empresa.

Perfil do curso

Capacita os alunos para o controles patrimoniais, registro de fatos contábeis, funções de planejamento, tomada de decisões e desenvolvimwento e pesquisa contábil.

Perfil do profissional

Aptidão para lidar com cálculos e números, autodisciplina, capacidade de observação e análise e meticulosidade.

O profissional graduado pela estará habilitado para gerenciar a contabilidade de entidades, tomar decisões adequadas e oportunas para garantir a continuidade da instituição, prestar contas da gestão para os clientes internos e para a sociedade.

Mercado Trabalho

A área do conhecimento "Ciências Contábeis" é uma das que mais proporcionam oportunidades de atuação profissional, tanto como empregado dos setores público e privado, quanto como profissional liberal ou empresário. Independentemente das oscilações experimentadas pela economia, isto é, períodos de recessão ou expansão, o profissional de Contabilidade sempre terá a sua disposição inúmeras alternativas de colocação no mercado de trabalho.

Empresas públicas e privadas, escritórios contábeis, instituições de ensino, bancos, órgãos de planejamento, e campos privados da contabilidade como: análise de balanços comerciais e fiscais, conferindo cumprimento das exigências legais pela empresa junto ao poder público, principalmente no que se refere à parte tributária.

Estará capacitado a lidar com os mais diferentes modelos de gestão e adaptá-los à situação contábil específica da empresa exercendo-a em relação às contas e aos diversos aspectos da economia da empresa ou da instituição.

O profissional de Contabilidade, além de atuar como proprietário do seu negócio, pode desenvolver suas atividades junto a empresas públicas ou privadas, como:

Analista de Investimentos;
Analista de Sistemas de Informações Contábeis;
Auditoria;
Consultorias e Assessorias;
Controladoria;
Controle Gerencial;
Finanças;
Gestor de Custos;
Perícia;
Professor;
Proprietários e Servidor Público.

Duração do Curso: 04 anos.

Ciências Contábeis - Profissão

É a ciência que contabiliza os números das transações que envolvem negociação financeira. O profissional em Ciências Contábeis é o gestor de todas as contas de uma empresa e até mesmo de pessoas físicas, controlando suas despesas, receitas e lucros. Faz parte do seu trabalho fornecer informações para que as empresas possam tomar as decisões mais acertadas na condução dos negócios.

Este profissional controla as compras e vendas, elabora planos de aplicações, registra os fatos administrativos e efetua o pagamento de tributos.

A atividade é regulamentada pelo Conselho Regional de Contabilidade, que exige a realização de um exame para o que o formando esteja apto ao exercício da profissão. Assim como em alguns cursos de outras áreas, o de Ciências Contábeis possui habilitações com abrangência de diferentes especificidades dentro da carreira, e também diversos cursos de pós-graduação que capacitam o profissional a atuar em diversas áreas distintas como transações internacionais ou contabilidade para organizações não governamentais.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado

Duração de 4 anos, com estágio obrigatório. Algumas instituições exigem uma monografia de conclusão do curso. O currículo do primeiro ano conta com matérias básicas como administração, economia, sociologia, língua portuguesa e introdução à contabilidade. No segundo ano são introduzidas matérias gerenciais, contabilidade avançada, legislação comercial e direito tributário. A partir do terceiro ano são ministradas as disciplinas relativas à auditoria e perícia.

b) Nível Superior

Licenciatura

Duração média de 4 anos. Com um currículo muito semelhante ao bacharelado, os curso de licenciatura em Ciências Contábeis prepara o profissional para, além das outras capacitações oferecidas pelo curso, lecionar no ensino médio, através da inclusão de disciplinas pedagógicas no currículo.

c) Nível Médio

Técnico

Duração de 1 a 2 anos. Os cursos técnicos na área de Ciências contábeis priorizam a especialização do aluno em áreas específicas das Ciências Contábeis, preparando-o para atuar em segmentos diversos, de acordo com a área de concentração de estudos do curso. Podemos citar como exemplo o curso Técnico em Contabilidade, em Gestão de Negócios e Serviços ou Gestão Contábil Fiscal.

Mercado de Trabalho

De acordo com estatísticas, o Brasil possui 5 milhões de empresas para aproximadamente 120 mil contadores cadastrados nos conselhos, o que demonstra que o mercado de trabalho é promissor e ainda pode absorver muitos profissionais desta área.

As constantes modificações na legislação, matéria dinâmica sempre em transformação, tem estimulado muito a abertura de novos postos de trabalho para o profissional em Ciências Contábeis especializado na área de tributos.

As melhores oportunidades aparecem para os contabilistas especializados em crédito, seguros e mercado de capitais. Um setor que tem crescido bastante também é o de prestação de serviços, o contabilista realiza consultorias e assessoria, principalmente em operações financeiras, a empresas e pessoas físicas.

Ofertas de Emprego

As capitais das regiões Sul e Sudeste concentram as empresas que mais oferecem postos de serviço, mas a oferta de vagas nas outras regiões do país tem aumentado continuamente com a instalação de novas empresas e o desenvolvimento da economia destas regiões.

As empresas que mais contratam este profissional são os escritórios de contabilidade, instituições financeiras como os bancos, privados ou públicos, estes últimos por concurso, seguradoras, empresas especializadas em auditoria financeira.

Enfim, podemos dizer que todas as empresas, mesmo as de pequeno porte, e de qualquer área, necessitam em algum momento, do trabalho do profissional contabilista, ainda que seja apenas como prestador de serviços.

Fonte: www.cfh.ufsc.br/www.cesufoz.edu.br/www.ucb.br/www.cursocerto.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal