Breaking News
Home / Profissões / Engenharia Industrial

Engenharia Industrial

PUBLICIDADE

Definição

engenharia industrial é o ramo da engenharia que envolve descobrir como fazer ou fazer as coisas melhor.

Os engenheiros industriais estão preocupados em reduzir os custos de produção, aumentar a eficiência, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores, proteger o meio ambiente e cumprir os regulamentos governamentais.

O que é engenharia industrial?

Engenharia industrial é a análise de sistemas complexos para melhorar a eficiência e a funcionalidade.

Várias subespecialidades desta disciplina abrangem tópicos que variam de gerenciamento a sistemas de saúde.

Os engenheiros industriais podem atuar como consultores durante as fases de planejamento dos projetos e também podem estar envolvidos em análises críticas para determinar como uma empresa pode melhorar.

Faculdades e universidades com programas de graduação nesse assunto geralmente oferecem educação em várias disciplinas e podem se concentrar em tópicos de interesse específicos.

É importante revisar as ofertas de um programa de engenharia industrial para determinar se ele atenderá às necessidades individuais de um aluno.

O uso da palavra “industrial” implica que a engenharia industrial ocorre em ambientes como fábricas, mas, na verdade, o campo é muito mais amplo.

Alguns engenheiros industriais trabalham em tarefas como projetar linhas de produção, melhorar o controle de qualidade e ajudar as fábricas a se tornarem mais eficientes.

Outros podem trabalhar no gerenciamento, não apenas na manufatura, mas em outras áreas de negócios. Instituições financeiras, por exemplo, podem usar um engenheiro industrial para melhorar seus produtos e serviços.

As cadeias de suprimentos, da fonte ao cliente, se enquadram na engenharia industrial. Isso pode incluir produtos manufaturados, mas também pode envolver serviços. Nos serviços de saúde, por exemplo, a prestação regular de serviços e a manutenção adequada dos registros são importantes.

Os engenheiros industriais podem projetar sistemas de registros médicos para hospitais e clínicas para permitir que eles armazenem e processem informações com eficiência. A cada passo de um processo complexo, um engenheiro industrial pode fazer recomendações para melhorias.

Os membros desse campo também podem considerar tópicos como alocação de recursos. Além de recursos físicos, como equipamentos, isso pode incluir recursos humanos, capital e assim por diante.

Especialistas em engenharia industrial geralmente escolhem uma área de prática específica para se concentrar; alguém pode, por exemplo, ter um conhecimento especial das necessidades das fábricas de produtos químicos, incluindo fornecimento, produção, controle de qualidade e entrega.

A manutenção de um engenheiro industrial pode ajudar uma planta com um novo design a partir do zero ou melhorias em uma instalação existente.

O trabalho no campo da engenharia industrial pode exigir um grau avançado, dependendo da natureza da área de especialidade de um engenheiro. Os especialistas em gerenciamento, por exemplo, podem precisar de mestrado para atuar como consultores. Técnicos que auxiliam nos processos podem trabalhar com um diploma de bacharel.

Muitos engenheiros industriais também pertencem a organizações comerciais. Isso lhes permite trocar informações e idéias, participar de conferências e participar de outras atividades para o desenvolvimento profissional.

O que é um engenheiro industrial?

Um engenheiro industrial trabalha em uma combinação de engenharia e posição comercial.

A engenharia industrial é uma categoria ampla que pode levar a muitas opções de carreira, ao contrário de outros tipos de engenheiros mais especializados.

Os engenheiros industriais trabalham em ambientes onde podem aumentar a eficiência e economizar dinheiro das empresas.

Esses engenheiros são os únicos treinados para melhorar a produtividade e a qualidade.

As tarefas diárias de um engenheiro industrial variam. Eles analisam os processos e sistemas de uma empresa e descobrem como fazer as coisas melhor. Isso envolve eliminar o desperdício de tempo, dinheiro, recursos e energia. Engenheiros industriais de sucesso são frequentemente promovidos para cargos de gerência.

A engenharia industrial aplica-se tanto às indústrias de serviços quanto aos negócios de fabricação.

Os engenheiros industriais podem trabalhar em entretenimento, transporte, assistência médica ou logística.

Dentro desses campos, eles podem fornecer práticas mais eficientes e lucrativas, melhor atendimento ao cliente, produtos mais fortes e a capacidade de fazer mais com menos.

Além disso, os engenheiros industriais podem tornar o ambiente de trabalho mais seguro, rápido e fácil para os funcionários.

Esses engenheiros aprimoram o design dos produtos e reduzem os custos associados à tecnologia.

Um engenheiro industrial analisará, avaliará e aperfeiçoará os métodos de produção para decidir como uma empresa deve usar seus recursos, como equipamentos e mão-de-obra.

Esses tipos de engenheiros podem trabalhar como consultores ou gerentes internos. Eles devem se tornar especialistas nos processos atuais de fabricação e produção da empresa, bem como na história da empresa, como sua cultura, problemas e desafios.

Os engenheiros industriais se reúnem com os executivos da empresa, observam o processo de fabricação e revisam os dados de produção. Eles confiam nas informações dos outros, mas às vezes também observam por si mesmos. A comunicação de sugestões aos executivos da empresa pode ser a tarefa mais desconfortável de um engenheiro industrial. Os engenheiros devem ser educados, mas devem seguir suas recomendações, porque, no final, suas sugestões ajudam a empresa a ser mais forte e produtiva.

Aqueles que desejam se tornar engenheiros industriais devem obter um diploma de bacharel em engenharia industrial.

70% desses engenheiros trabalham em empresas de manufatura nos departamentos de montagem, processamento ou administrativo.

Os benefícios de uma carreira como engenheiro industrial incluem: boas condições de trabalho e resultados gratificantes. O trabalho pode ser desafiador e durar horas, mas a maioria dos engenheiros industriais acha que os resultados são satisfatórios. Além disso, cada projeto aumenta o conhecimento de um engenheiro industrial.

Quais são os diferentes tipos de trabalhos de engenharia industrial?

Existem vários tipos de trabalhos de engenharia industrial, cada um com um conjunto específico de responsabilidades e objetivos. Seja trabalhando como gerente de projeto, planejador estratégico ou desenvolvedor de processos, os engenheiros industriais buscam melhorar sistemas e métodos para reduzir custos e resolver problemas de segurança.

Os engenheiros industriais normalmente examinam os aspectos de um problema específico e descobrem soluções inovadoras.

A maioria dos trabalhos de engenharia industrial ocorre nos setores de manufatura ou serviços, incluindo construção, aeroespacial, transporte e entretenimento. Geralmente, é necessário ter conhecimento de engenharia e negócios para ter sucesso como engenheiro industrial.

Engenheiros industriais que trabalham como gerentes de projeto geralmente formam e dirigem uma equipe para atingir um conjunto de objetivos.

O gerente de projeto atribui responsabilidades a cada membro da equipe e estabelece um prazo para a conclusão das tarefas. Enquanto a equipe trabalha, o gerente de projeto do engenheiro industrial supervisiona o progresso e aloca os recursos conforme necessário. Se surgirem problemas durante a implementação de um plano, o gerente de projetos conduzirá uma investigação para determinar a melhor solução.

Como planejador estratégico, os engenheiros industriais consideram conseqüências de longo prazo ao planejar projetos e fazer investimentos.

Uma perspectiva de cinco a dez anos é tipicamente o nível de previsão envolvido em um plano estratégico. Todos os aspectos de um projeto ou negócio específico são avaliados, especialmente os requisitos financeiros e materiais necessários para sustentar as operações.

Além disso, as influências das empresas concorrentes e as novas tecnologias são levadas em consideração no planejamento de novas instalações e processos.

Os trabalhos de engenharia industrial que se concentram na produtividade de uma planta e nos métodos usados para produzir um produto geralmente envolvem engenharia de processos. O título da posição varia, mas geralmente, um engenheiro industrial de processo estabelece diretrizes para um ambiente de trabalho eficiente.

Métodos com baixo desempenho são substituídos por métodos melhores e incentivos são oferecidos para aumentar a produtividade. Além disso, os engenheiros industriais de processo determinam se a planta está operando com capacidade total e, dependendo da demanda ou cotas, ajusta a produção conforme necessário.

Os departamentos de controle ou garantia de qualidade também têm trabalhos de engenharia industrial.

Normalmente, os engenheiros industriais que trabalham no controle de qualidade colaboram com as equipes de design e produção para garantir que os produtos atendam aos padrões de produção.

As auditorias dentro da empresa são rotineiramente conduzidas para garantir que os métodos e processos sigam as diretrizes estabelecidas.

Os engenheiros industriais também fornecem aos funcionários treinamento em protocolos de controle de qualidade e no uso adequado de instrumentos e técnicas. Além disso, os problemas relacionados ao recebimento de materiais enviados por outras empresas, como armazenamento ou contaminação, são tratados por engenheiros industriais.

O que os engenheiros industriais fazem?

Engenheiros industriais aplicam métodos científicos, matemáticos e de engenharia a complexas operações e integração de sistemas.

Como esses sistemas são grandes e complexos, os engenheiros industriais precisam ter conhecimento e habilidades em uma ampla variedade de disciplinas, capacidade de trabalhar bem com as pessoas e uma ampla perspectiva de sistemas.

Os engenheiros industriais usam seus conhecimentos e habilidades para melhorar processos sistemáticos através do uso de análise estatística, comunicação interpessoal, design, planejamento, controle de qualidade, gerenciamento de operações, simulação em computador e solução de problemas.

Como integradores de sistemas, os engenheiros industriais analisam e projetam instalações (edifícios, salas, equipamentos, infraestruturas etc.), sistemas de manuseio de materiais, sistemas de manufatura e produção, sistemas de informação e locais de trabalho individuais e em grupo.

Na área de operações, os engenheiros industriais analisam, projetam e gerenciam processos de manufatura e serviços, planejamento e controle de sistemas de produção, alocação e programação de recursos, atribuição e programação de pessoal, garantia de qualidade, controle de estoque e segurança de sistemas e pessoal.

Engenharia Industrial
Engenharia Industrial

Engenharia Industrial
Engenharia Industrial

Fonte: mime.oregonstate.edu/www.livescience.com/collegegrad.com/www.ohio.edu/www.wisegeek.org/www.bachelorsportal.com/www.dal.ca/www.engineering.pitt.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Engenharia de Bioprocessos

Engenharia de Bioprocessos

PUBLICIDADE Definição A Engenharia de Bioprocessos é um processo biológico que é usado na criação de um …

Engenharia Térmica

Engenharia Térmica

PUBLICIDADE Definição A engenharia térmica é uma disciplina especializada em engenharia mecânica que lida com o movimento …

Engenharia de Transportes

Engenharia de Transporte

PUBLICIDADE Definição Os engenheiros de transporte planejam, projetam e operam os grandes sistemas de infraestrutura pública e …