Breaking News
Home / Profissões / Engenharia de Bioprocessos

Engenharia de Bioprocessos

PUBLICIDADE

Definição

Engenharia de Bioprocessos é um processo biológico que é usado na criação de um material ou produto.

A Engenharia de Bioprocessos lida com o projeto e desenvolvimento de equipamentos e processos para a fabricação de produtos como alimentos, rações, produtos farmacêuticos, nutracêuticos, produtos químicos e polímeros e papel a partir de materiais biológicos.

A Engenharia de Bioprocessos usa a biologia para processos sustentáveis e eficazes e para o design de produtos melhores, como medicamentos e vacinas, bebidas, vitaminas, laticínios, detergentes, alimentos e água limpa. Este menor irá ajudá-lo a criar um plano de carreira interessante e diversificado em setores em rápida evolução.

Engenharia de Bioprocessos

O que é engenharia de processo?

A engenharia de processos é um ramo da engenharia química que se concentra na fabricação e nos processos industriais.

Os profissionais desta área combinam princípios da física, bioquímica e matemática para desenvolver processos de produção mais eficazes.

Por exemplo, a engenharia de processo pode ser usada para determinar a melhor maneira de transformar um restaurante existente em uma franquia. Isso pode incluir tudo, desde o fornecimento de matérias-primas ao tipo de software de contabilidade usado para rastrear as vendas.

Também pode ser usado para avaliar diferentes métodos de colheita e extração de óleo de amendoim para obter o produto da mais alta qualidade com o menor preço.

Este campo é relevante para muitos setores. É amplamente utilizado na produção de alimentos e bebidas e também pode ser aplicado no tratamento de águas residuais e distribuição de água.

Os engenheiros de processo também podem trabalhar em instalações que produzem termoplásticos, produtos farmacêuticos ou cosméticos.

A engenharia de processo também é usada na produção de energia.

Ajuda as empresas a descobrir as melhores maneiras de extrair materiais e transformá-los em combustível com o mínimo de danos ao meio ambiente.

Aqueles que procuram seguir uma carreira neste tipo de engenharia, muitas vezes precisarão obter um diploma de pós-graduação em engenharia química ou em uma área relacionada.

Embora algumas universidades ofereçam programas de engenharia de processos, muitos alunos estarão limitados à engenharia química ou a outros campos mais amplos. Para ter sucesso neste setor, os candidatos devem possuir fortes habilidades técnicas e científicas, juntamente com um senso de criatividade.

Engenharia de Bioprocessos

Um olhar criativo pode ser útil para encontrar novas soluções ou técnicas que podem melhorar um processo de fabricação.

Os engenheiros de processo podem trabalhar diretamente para instalações industriais, embora alguns atuem como consultores independentes.

Eles podem ser contratados para planejar a construção e organização de uma nova instalação ou para melhorar os processos e métodos de fabricação em uma fábrica existente.

Esses profissionais também podem ser contratados para projetar ou criticar novos equipamentos, ou simplesmente escrever especificações e manuais para ajudar a orientar a equipe atual dentro de uma instalação.

O engenheiro de processo depende de experimentos e testes científicos, bem como de dados existentes.

Ele pode usar um software de modelagem complexo para avaliar diferentes opções dentro de uma indústria ou processo.

O objetivo final da engenharia de processo pode variar dependendo do projeto.

Para alguns, o objetivo é melhorar a qualidade e o desempenho do produto final. Para outros, é maximizar o lucro refinando o processo de produção e melhorando a eficiência.

Algumas empresas podem usar a engenharia de processos para melhorar as relações ao longo da cadeia de suprimentos.

Finalmente, este processo pode ajudar uma instalação a melhorar a segurança ou minimizar a poluição ambiental durante a fabricação.

Engenharia de Bioprocessos – Função

A biotecnologia, que cobre um amplo segmento da ciência e suas aplicações industriais e sociais, chamou a atenção mundial na última década devido ao seu impacto potencial percebido na qualidade de vida.

Em termos simples, a biotecnologia é a aplicação da ciência e da engenharia ao uso de organismos vivos ou substâncias derivadas deles, para gerar produtos ou desempenhar funções que podem beneficiar a condição humana.

Os produtos incluem substâncias que podem ajudar a diagnosticar, prevenir ou curar doenças de humanos e animais; para aumentar a produtividade ou eliminar as pragas que afetam as colheitas; ou para substituir produtos químicos ou outros materiais que consomem recursos não renováveis ou criam riscos ambientais.

As funções incluem a purificação da água e do ar e a geração de energia ou produtos químicos industriais com impacto ambiental mínimo.

A engenharia de bioprocessos é a subdisciplina dentro da biotecnologia responsável por traduzir as descobertas das ciências da vida em produtos, processos ou sistemas práticos que possam atender às necessidades da sociedade.

O engenheiro de bioprocesso tem muitas missões.

Engenharia de Bioprocessos

Embora o mais visível hoje seja a produção de biofármacos, a engenharia de bioprocessos também tem um papel importante nas indústrias de fermentação multibilionárias existentes, responsáveis pela produção de etanol, aminoácidos e outros ácidos orgânicos, antibióticos e outros produtos especiais.

A engenharia de bioprocessos é uma especialização da engenharia química; lida com o projeto e desenvolvimento de equipamentos e processos para a fabricação de produtos como agricultura, alimentos, rações, fármacos, nutracêuticos, produtos químicos e polímeros e papel a partir de material biológico e tratamento de águas residuais.

A experiência neste campo é uma combinação de conhecimentos em biotecnologia e engenharia.

Os engenheiros de bioprocessos desenvolvem tecnologias de conceito no espaço de bioprocessos – qualquer coisa que leve em conta a produção de um produto a partir de material biológico, como leveduras, fungos, bactérias, algas, vírus, células de mamíferos ou qualquer tipo de processo biológico de uma única célula.

Fonte: www.pharma-iq.com/www.nap.edu/cet.ecu.edu/umanitoba.ca/www.upc.edu/www.wisegeek.org/chemistry.berkeley.edu/www.csir.co.za/www.nae.edu/www.canterbury.ac.nz

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Engenharia Térmica

Engenharia Térmica

PUBLICIDADE Definição A engenharia térmica é uma disciplina especializada em engenharia mecânica que lida com o movimento …

Engenharia de Transportes

Engenharia de Transporte

PUBLICIDADE Definição Os engenheiros de transporte planejam, projetam e operam os grandes sistemas de infraestrutura pública e …

Engenharia óptica

Engenharia óptica

PUBLICIDADE Definição Os engenheiros ópticos aplicam os conceitos de óptica para pesquisar, projetar e desenvolver aplicativos em …