Engenharia de Manutenção

PUBLICIDADE

Engenharia de Manutenção – Definição

Engenharia de manutenção é a disciplina e profissão que aplica conceitos de engenharia para otimizar equipamentos, procedimentos, orçamentos departamentais e melhorar a capacidade de manutenção, confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos. A crescente quantidade de equipamentos, sistemas, máquinas e infraestruturas está a aumentar a importância da manutenção e, portanto, da engenharia de manutenção.

Desde a Revolução Industrial, dispositivos, equipamentos, máquinas e estruturas tornaram-se cada vez mais complexos, exigindo muitos funcionários, ocupações e sistemas associados necessários para mantê-los.

A manutenção consiste em alcançar a disponibilidade máxima com um custo mínimo e garantir que a unidade seja adequada à finalidade. Uma pessoa que pratica engenharia de manutenção é conhecida como engenheiro de manutenção.

Engenharia de Manutenção – O que é

Engenharia de manutenção é a ocupação que utiliza teorias e práticas de engenharia para planejar e implementar manutenção de rotina de equipamentos e máquinas.

Isto deve ser feito em conjunto com a otimização dos procedimentos operacionais e dos orçamentos para atingir e manter os mais altos níveis de confiabilidade e lucro. O ataque de maquinaria de alta tecnologia, múltiplas infraestruturas e sistemas, e intrincados sistemas informatizados de fabrico e produção ao longo das últimas décadas elevou estes empregos a novos níveis de responsabilidade e requisitos de qualificação.

Frequentemente, é necessário que os engenheiros de manutenção tenham conhecimento de muitos tipos de equipamentos e máquinas.

Uma pessoa que trabalha nesta área deve ter profundo conhecimento ou experiência em operação básica de equipamentos, logística, probabilidade e estatística. Frequentemente, também é necessária experiência na operação e manutenção de máquinas específicas para o negócio específico de uma empresa.

Como o cargo normalmente exige comunicações orais e escritas com vários níveis de pessoal, também são desejáveis excelentes habilidades de comunicação interpessoal e gestão participativa.

Os cargos de engenharia de manutenção exigem planejamento e implementação de programas de manutenção preventiva e de rotina. Além disso, o monitoramento regular dos equipamentos é necessário para detectar visualmente falhas e falhas iminentes de equipamentos ou de produção antes que elas ocorram.

Esses cargos também podem exigir a observação e supervisão de reparos e manutenção realizados por fornecedores e empreiteiros externos.

Engenharia de Manutenção
Engenheiro de Manutenção

Em um ambiente de produção ou manufatura, é necessária uma boa manutenção para operações diárias tranquilas e seguras da planta.

Os engenheiros de manutenção não apenas monitoram os sistemas e equipamentos existentes, mas também recomendam sistemas aprimorados e ajudam a decidir quando os sistemas estão desatualizados e precisam ser substituídos.

Essa posição geralmente envolve a troca de ideias e informações com outros engenheiros de manutenção, gerentes de produção e engenheiros de sistemas de fabricação.

engenharia de manutenção não exige apenas que os engenheiros monitorem operações de máquinas de grande produção e equipamentos pesados, mas também muitas vezes requer envolvimento com operações de computador. Os engenheiros de manutenção podem ter que lidar com tudo, desde PCs, roteadores, servidores e software até questões mais complexas, como redes locais e externas, sistemas de configuração, suporte ao usuário final e atualizações programadas.

A supervisão do pessoal técnico também pode ser necessária.

Engenharia de Manutenção
Engenheiro de Manutenção

Uma boa engenharia de manutenção é vital para o sucesso de qualquer operação de fabricação ou processamento, independentemente do tamanho.

O engenheiro de manutenção é responsável pela eficiência das operações diárias e por descobrir e solucionar quaisquer problemas operacionais na planta.

O sucesso de uma empresa pode depender de um departamento de manutenção de qualidade em que se possa confiar para descobrir falhas sistemáticas e recomendar soluções sólidas e práticas.

Os cargos nesta área geralmente exigem educação universitária em uma área relacionada. Embora a maioria das escolas não ofereça diplomas em engenharia de manutenção, são preferidos diplomas em engenharia mecânica, engenharia industrial ou disciplinas relacionadas.

Engenharia de Manutenção – Área

Engenharia de Manutenção
Engenheiro de Manutenção

Engenharia de Manutenção é uma área especializada da Engenharia preocupada com a otimização, manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para proporcionar disponibilidade e confiabilidade contínuas.

Engenharia de Manutenção requer um amplo conjunto de habilidades, pois pode abranger a detecção de falhas complexas em um espectro de sistemas, incluindo energia mecânica, elétrica e de fluidos, bem como procedimentos de manutenção preventiva e otimização. Na verdade, o objetivo da engenharia de manutenção é manter a planta funcionando da maneira mais eficiente possível, com o menor número possível de quebras. A manutenção está ganhando importância à medida que a tecnologia desempenha um papel cada vez maior no ambiente de produção.

Existem várias disciplinas no amplo campo da engenharia de manutenção nas quais um engenheiro pode se especializar ou se aprofundar:

Disciplinas de Manutenção

Dependendo do percurso escolhido durante o aprendizado universitário e do treinamento ministrado, um engenheiro geralmente se especializará em manutenção mecânica, manutenção elétrica, uma combinação das duas (conhecida como multiqualificada) ou manutenção de instalações, no entanto, não é incomum para que as funções associadas a cada disciplina se cruzem, e muitas vezes as empresas esperam que os seus engenheiros sejam multi-qualificados até certo ponto. Isto é particularmente verdadeiro se a equipe de manutenção for relativamente pequena, onde talvez não existam recursos para ter uma equipe de engenheiros mecânicos e elétricos.

Manutenção mecanicamente tendenciosa

Como o nome sugere, a manutenção mecânica preocupa-se predominantemente com a manutenção e reparação de sistemas mecânicos. Isso pode incluir itens como correias, polias, correntes, rolamentos, motores e caixas de engrenagens, válvulas, bombas, ventiladores, tanques e receptores, cilindros/pistões pneumáticos, máquinas-ferramentas, parafusos de avanço, eixos, trilhos lineares, para citar apenas alguns.

A manutenção mecânica também pode incluir alguns trabalhos de soldagem e fabricação, dependendo do tipo de reparo e do setor em que é realizado.

manutenção mecânica preventiva incluirá atividades como limpeza e lubrificação de trilhos lineares/fusos de avanço, aplicação de óleos/graxas/lubrificantes em rolamentos e peças móveis de máquinas, monitoramento da condição de peças móveis e articulações, bem como monitoramento de vibração (particularmente onde o movimento rotacional e os rolamentos estão envolvidos), verificando o correto funcionamento de válvulas e interruptores, inspecionando correias, polias e vedações quanto a vazamentos.

Manutenção eletricamente polarizada

manutenção eletricamente polarizada abrange diagnóstico de falhas, reparo e manutenção dos componentes elétricos do equipamento/máquina. Isso pode incluir (entre outras coisas) contatores, relés, CLPs, solenóides, motores, ventiladores, codificadores, PCBs, placas de E/S, fontes de alimentação, diversos tipos de sensores, interruptores, transformadores, freios CC e termopares.

manutenção elétrica preventiva pode incluir a verificação de conexões soltas, sinais de arco ou superaquecimento, verificação de sinais de umidade ou corrosão e verificação dos valores de isolamento.

As verificações preventivas periódicas também podem incluir testes de entradas e saídas, comparação do consumo de corrente com os valores esperados, testes de resistência de isolamento e verificação da funcionalidade de interruptores/disjuntores/contatores.

Esta não é uma lista exaustiva e os tipos de verificações realizadas e a frequência serão determinadas pelo fabricante do equipamento.

Manutenção de Instalações

A manutenção de instalações geralmente se preocupa com a estrutura do edifício e suas instalações associadas. Isto pode incluir a instalação eléctrica fixa, redes de dados e qualquer equipamento HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), bem como reparações gerais do edifício, tais como reparações no pavimento/paredes/portas, sistema de canalização, como esgotos, etc. também incluem a manutenção dos sistemas de alarme de incêndio e alarme de segurança, se estes forem independentes; no entanto, muitas empresas maiores terceirizam isso para uma empresa de monitoramento de alarme de boa reputação, que também supervisionará a manutenção.

A variedade de cargos e cargos disponíveis na função de manutenção de instalações varia de empresa para empresa; enquanto uma empresa pode esperar que o seu pessoal de manutenção de instalações seja eletricamente ou mecanicamente tendencioso e realize reparações neste âmbito, outras empresas podem querer apenas um homem útil para reparações básicas de estruturas de edifícios, montagem de prateleiras, azulejos, trabalhos em madeira, fixação de placas de gesso, decoração etc

Por exemplo, uma pesquisa rápida online retorna uma função de “técnico de instalações” que requer apenas habilidades básicas de faz-tudo, ao lado de uma função com o título “suporte de manutenção de instalações” que procura habilidades mecânicas e elétricas. Muito disso depende inteiramente da empresa, das habilidades que procuram e do cargo que consideram adequado à função.

Estratégias de Manutenção

Geralmente existem dois tipos principais de estratégia de manutenção que as empresas implementam: manutenção corretiva/reativa e manutenção preventiva.

Você pode ver ou ouvir pessoas falando sobre outras estratégias, como manutenção baseada em risco, manutenção baseada em condições ou manutenção baseada em tempo; no entanto, elas geralmente podem ser agrupadas sob a égide da manutenção preventiva. Na verdade, a manutenção corretiva/reativa é realizada em resposta a um problema como uma falha de máquina, enquanto as outras estratégias visam evitar que um problema ocorra em primeiro lugar com base em uma variável predeterminada.

A possibilidade de uma empresa realizar atividades regulares de manutenção preventiva depende em grande parte do ambiente de trabalho e do cronograma de produção. Existem instalações que operam linhas 24 horas por dia, 7 dias por semana e que, em sua maioria, farão manutenções reativas conforme necessário, contando apenas com um desligamento anual ou semestral para trabalhos preventivos. No entanto, isso pode resultar em falhas catastróficas dispendiosas que poderiam ter sido evitadas se um programa regular de monitoramento preventivo e baseado em condições estivesse em vigor.

Engenheiro de Manutenção – O que faz

Engenharia de Manutenção
Engenheiro de Manutenção

Os engenheiros de manutenção são certificados para instalar, solucionar problemas e reparar tipos específicos de equipamentos. Eles utilizam tecnologia industrial como controladores lógicos programáveis (CLPs) para diagnosticar falhas de equipamentos e treinamento especial para restaurar o status operacional dos equipamentos.

Em algumas circunstâncias, os engenheiros de manutenção atuam como montadores, técnicos de manutenção e programadores de manutenção.

O nível de responsabilidade e especialização depende do tipo de instalação em que trabalham. Por exemplo, uma pequena fábrica pode exigir que desempenhem todas as funções acima mencionadas, enquanto uma grande fábrica pode exigir que se concentrem na fiabilidade de um ativo específico.

Existem engenheiros de manutenção que trabalham fora dos ambientes de fabricação, mas esses tipos de engenheiros geralmente desempenham funções semelhantes às dos técnicos de manutenção.

Os verdadeiros engenheiros possuem certificações e/ou habilidades para realizar reparos complexos e manter equipamentos específicos.

Responsabilidades

Otimize a confiabilidade dos ativos implementando estratégias avançadas de manutenção proativa
Realizar reparos elétricos e mecânicos em equipamentos de maneira eficiente para diminuir o tempo de inatividade
Gerenciar equipes de técnicos que realizam inspeções programadas e manutenções de rotina
Colabore com membros de manutenção, operações e produção para melhorar os resultados financeiros de uma organização

Qualificações

Certificações para diagnosticar e reparar tipos específicos de equipamentos
Um diploma universitário em engenharia mecânica, elétrica ou industrial
Capacidade de ler desenhos de engenharia e manuais de serviço
Capacidade de se comunicar com colegas de equipe para entender suas necessidades e convertê-las em soluções.

Fonte: www.practicaladultinsights.com/academic-accelerator.com/www.themaintenanceengineer.com/www.upkeep.com/www.betterteam.com/www.bmrsolutions.co.uk

Veja também

Esteticista

PUBLICIDADE Esteticista – O que é Os esteticistas são profissionais de cuidados da pele licenciados pelo estado …

Eletricista Industrial

PUBLICIDADE Eletricista Industrial – Definição Eletricistas industriais são essenciais para as necessidades diárias de funcionamento de …

Dublê

PUBLICIDADE Dublê – O que é Um dublê é uma pessoa que realiza sequências físicas para televisão …