Breaking News
Home / Profissões / Paramédico

Paramédico

PUBLICIDADE

Definição

Um paramédico é um técnico de emergência médico bem treinado, encarregado de responder a chamadas de emergência para tratar e transportar pacientes feridos ou doentes para uma instalação médica. Esses profissionais devem passar por um programa de ensino técnico credenciado e obter a certificação.

O que é um Paramédico?

Um paramédico é um profissional médico que presta assistência médica a pacientes em rota para hospitais ou outras instalações médicas. Como tal, ele ou ela precisa ser bem versado em muitos tipos de tratamento médico.

Muitos são treinados em técnicas de cirurgia de emergência, especialmente dada a imprevisibilidade de tais operações no campo.

O objetivo principal do paramédico, no entanto, é estabilizar o paciente para o transporte.

Rotineiramente em primeiro lugar no local de um acidente, o paramédico rapidamente avalia a situação e determina o curso de ação adequado para cada paciente. Se os ferimentos de uma pessoa são potencialmente fatais, o paramédico pode optar por realizar algum tipo de procedimento médico ali mesmo, julgando que a chance de o paciente chegar a um centro médico sem intervenção médica radical é quase nula. Na maioria dos casos, no entanto, ele garante que os pacientes estejam confortáveis e devidamente seguros em mesas médicas portáteis para inserção em ambulâncias.

O paramédico também acompanha o paciente até o hospital ou instalação médica, certificando-se de que o paciente mantenha sua condição de estabilidade durante a viagem de ambulância.

Como as ambulâncias viajam rotineiramente em altas taxas de velocidade – no melhor interesse de seus pacientes – o paramédico pode fornecer apoio médico extremamente necessário a um paciente cuja condição pode se deteriorar durante o que pode certamente ser uma viagem traumática.

Cada vez mais, as ambulâncias se assemelham a hospitais completos sobre rodas, com aparelhos como eletrocardiogramas (ECGs) e alguns aparelhos de raios X a bordo. Os paramédicos são treinados para usar de forma adequada, rápida e eficiente todos esses dispositivos. Eles também são treinados na administração de medicamentos aos pacientes, tanto por via oral quanto por via intravenosa.

Uma maneira de olhar para um paramédico é pensar nele como um “médico em movimento”. Esse profissional tem uma grande quantidade de treinamento médico. Um procedimento comum que ele pode realizar é a ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Outra é ajudar no parto.

Hospitais costumam empregar paramédicos no local, bem como, utilizando suas habilidades médicas para sua plena vantagem.

Paramédico

O principal trabalho de um paramédico é estabilizar um paciente para o transporte

As habilidades em movimento que são necessárias para este trabalho podem ser úteis em um ambiente hospitalar, especialmente na sala de emergência, se necessário.

Paramédico – Profissional de Saúde

Um paramédico é um profissional de saúde, predominantemente no ambiente pré-hospitalar e fora do hospital, e trabalha principalmente como parte de serviços médicos de emergência, como em uma ambulância. O escopo da prática de um paramédico varia entre os países, mas geralmente inclui a tomada de decisão autônoma em torno do atendimento de emergência dos pacientes. Em alguns países, ‘paramédico’ é um título protegido e responsável perante um órgão regulador profissional.

Como essa profissão ainda não é reconhecida no Brasil, não existem cursos oficiais reconhecidos pelo MEC, essa categoria profissional é formada por socorristas, técnicos em emergências médicas, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas.

Paramédico – trabalho

O trabalho de um paramédico é responder a uma emergência e fornecer cuidados médicos imediatos para estabilizar pessoas doentes ou feridas. Geralmente chegando em uma ambulância ou outro veículo de emergência, os paramédicos podem passar por um suprimento de suporte avançado de vida a caminho de um hospital ou mesmo tratar ferimentos menos graves no local. Os paramédicos são treinados para administrar medicamentos por via intravenosa e realizar pequenas operações de emergência relacionadas a obstruções das vias aéreas.

Dependendo do tipo de emergência, os paramédicos podem curar ferimentos, definir ossos quebrados ou tratar queimaduras. Esses profissionais são treinados para fornecer Reanimação Cardiopulmonar e desfibrilação cardíaca para casos de parada cardíaca.

Os paramédicos podem ser obrigados a:

Realizar suporte cardíaco para vítimas de ataque cardíaco
Realizar procedimentos respiratórios de emergência para pessoas com vias aéreas bloqueadas
Administrar fluidos IV (intravenosos)
Curativos de bandagem
Estabilizar lesões na cabeça e pescoço
Estabilizar ossos quebrados
Ressuscitar vítimas de afogamento
Realizar procedimentos de parto de emergência
Avaliar situações de saúde
Administrar medicamentos

Fonte: www.ems1.com/www.healthcareers.nhs.uk/www.wisegeek.org/learn.org/apcollege.edu.au/dictionary.cambridge.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Dermatologia

Dermatologia

PUBLICIDADE Definição A Dermatologia envolve, mas não se limita ao estudo, pesquisa e diagnóstico de doenças e …

Neurofisiologia

Neurofisiologia

PUBLICIDADE Definição Um ramo da neurociência que se preocupa com a fisiologia do sistema nervoso. …

Neurologista

Neurologista

PUBLICIDADE Definição Um neurologista é um médico especializado no tratamento de doenças do sistema nervoso. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.