Breaking News
Home / Profissões / Neurofisiologia

Neurofisiologia

PUBLICIDADE

Definição

Um ramo da neurociência que se preocupa com a fisiologia do sistema nervoso.

A neurofisiologia é amplamente definida como o estudo da função do sistema nervoso. Neste campo, os cientistas investigam os sistemas nervoso central e periférico ao nível de órgãos inteiros, redes celulares, células isoladas ou até mesmo compartimentos subcelulares.

Uma característica unificadora dessa ampla disciplina é o interesse pelos mecanismos que levam à geração e propagação de impulsos elétricos dentro e entre os neurônios. Este assunto é importante não só para a nossa compreensão dos fascinantes processos que impulsionam o pensamento humano, mas também para a nossa capacidade de diagnosticar e tratar distúrbios relacionados ao mau funcionamento do sistema nervoso.

A Neurofisiologia

Gravado pela primeira vez em 1865-70.

A neurofisiologia ou o teste eletrodiagnóstico referem-se a investigações especializadas utilizadas no diagnóstico e prognóstico de distúrbios do sistema nervoso periférico.

Existem duas técnicas principais:

1. Estudos de Condução de Nervos
2. Eletromiografia

Objetivos da realização de neurofisiologia

Para localizar uma lesão nervosa
Caracterizar a natureza de uma lesão nervosa
Quantificar o grau ou extensão de uma lesão nervosa
Para prognosticar o resultado provável de uma lesão nervosa

Classificação

Vários sistemas de classificação foram desenvolvidos para avaliar a gravidade de uma lesão nervosa.

As funções de uma classificação são:

Para facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde.
Para facilitar a documentação.
Para facilitar a pesquisa.
Para guiar o prognóstico

Pode parecer um pouco complicado, mas o importante conceito a ser entendido é que uma lesão nervosa pode ser leve ou grave e também pode haver uma mistura de gravidade em uma única lesão.

O que é Neurofisiologia?

A neurofisiologia é uma especialidade médica que se concentra na relação entre o cérebro e o sistema nervoso periférico.

Como o próprio nome indica, a neurofisiologia é, em muitos aspectos, uma fusão da neurologia, que é o estudo do cérebro humano e de suas funções, e a fisiologia, que é o estudo da soma das partes do corpo e como elas se inter-relacionam.

Os neurofisiologistas examinam as muitas maneiras pelas quais as atividades do cérebro impactam as atividades do sistema nervoso. Grande parte do trabalho do campo é investigativo, com médicos buscando entender as origens e os melhores tratamentos para uma variedade de distúrbios neurológicos.

Existem duas partes no sistema nervoso humano: o sistema nervoso central, que é o cérebro e a medula espinhal, e o sistema nervoso periférico, que é a rede de nervos que se estende por todo o corpo.

Os nervos são responsáveis pela sensibilidade, mas também pela saúde e controle muscular.

Neurofisiologia examina a relação entre os dois sistemas em causar doenças degenerativas como esclerose múltipla e doença de Parkinson, bem como distúrbios neurológicos, como epilepsia.

Neurofisiologia

A neurofisiologia concentra-se no estudo do cérebro

Neurofisiologia
Os neurofisiologistas analisam as maneiras pelas quais as atividades do cérebro afetam o sistema nervoso

Todas as partes do corpo são controladas no cérebro, mas o cérebro, como parte do sistema nervoso, desempenha um papel único no controle dos nervos.

A neurofisiologia tenta conectar o papel do cérebro como controlador do sistema nervoso com seu papel como membro do sistema nervoso para entender melhor como os problemas do sistema nervoso acontecem e por quê.

Os médicos da área usam ferramentas e testes como o eletroencefalograma e a eletromiografia para estudar as maneiras pelas quais os nervos afetados se comunicam com o cérebro. Eles usam esses dados para avaliar o funcionamento geral do sistema nervoso como um todo e identificar as raízes de falhas e problemas.

Os neurofisiologistas geralmente não tratam as condições diretamente. A maioria dos neurofisiologistas são neurofisiologistas clínicos, o que significa que eles trabalham principalmente com diagnósticos. Seu papel é exploratório e investigativo. Eles trabalham ao lado de neurologistas, neurobiologistas e médicos gerais para identificar e gerenciar as condições neurológicas de um paciente.

Neurofisiologistas clínicos trabalham como especialistas e geralmente só levam os pacientes em encaminhamento de outros profissionais. Na maioria das vezes, eles transmitem suas descobertas aos praticantes, que administram os tratamentos necessários.

Os neurofisiologistas podem rever os pacientes para avaliações de como os tratamentos estão funcionando, mas eles raramente agem como cuidadores primários.

O sucesso na prática da neurofisiologia requer um conhecimento abrangente não apenas da ciência cognitiva do cérebro e do sistema nervoso, mas também de muitas outras disciplinas médicas relacionadas.

As pesquisas que os neurofisiologistas realizam cruzam muitas especialidades e exigem uma compreensão de como todos os elementos do corpo se unem e interagem.

A neurofisiologia é geralmente considerada uma especialidade médica de elite e exclusiva.

Resumo

Neurociência é o estudo científico do sistema nervoso e está preocupado com a estrutura, desenvolvimento, função, química, farmacologia e patologia do sistema nervoso. Ferramentas e tecnologias modernas (por exemplo, biologia molecular, eletrofisiologia, métodos computacionais, etc.) levaram ao avanço da pesquisa sobre o sistema nervoso.

Como resultado, a neurociência é agora composta de vários ramos. A neurofisiologia é um desses ramos.

Fonte: www.nerveclinic.co.uk/www.biology-online.org/www.wisegeek.org/www.jove.com/www.bmihealthcare.co.uk

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Dermatologia

Dermatologia

PUBLICIDADE Definição A Dermatologia envolve, mas não se limita ao estudo, pesquisa e diagnóstico de doenças e …

Neurologista

Neurologista

PUBLICIDADE Definição Um neurologista é um médico especializado no tratamento de doenças do sistema nervoso. …

Paramédico

Paramédico

PUBLICIDADE Definição Um paramédico é um técnico de emergência médico bem treinado, encarregado de responder …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.