Engenharia Reversa

PUBLICIDADE

Engenharia Reversa – Definição

engenharia reversa é um processo no qual software, máquinas, aeronaves, estruturas arquitetônicas e outros produtos são desconstruídos para extrair informações de projeto deles. Frequentemente, a engenharia reversa envolve a desconstrução de componentes individuais de produtos maiores.

processo de engenharia reversa permite determinar como uma peça foi projetada para que você possa recriá-la.

As empresas costumam usar essa abordagem quando a compra de uma peça de reposição de um fabricante de equipamento original não é uma opção.

O processo de engenharia reversa é chamado assim porque envolve trabalhar de trás para frente através do processo de design original. No entanto, muitas vezes você tem conhecimento limitado sobre os métodos de engenharia utilizados na criação do produto. Portanto, o desafio é obter um conhecimento prático do projeto original, desmontando o produto peça por peça ou camada por camada.

engenharia reversa envolve um engenheiro desmontando um produto para obter conhecimento sobre ele. Há muitas razões pelas quais uma empresa pode fazer engenharia reversa de seus produtos, incluindo o desejo de corrigi-los, recriá-los ou testá-los.

Aprender mais sobre engenharia reversa e sua finalidade pode ajudá-lo a desenvolver as habilidades para pensar criticamente sobre os produtos da empresa e como você pode melhorá-los.

Engenharia Reversa – O que é

Alguns termos são auto-explicativos. Esse é o caso da engenharia reversa, que é literalmente desmontar algo e montá-lo novamente. Isso pode ser feito fisicamente ou virtualmente, e a intenção é descobrir como algo funciona para criar algo semelhante.

engenharia reversa tem sido feita há muitos séculos, quase desde que as pessoas começaram a criar coisas. Às vezes, a engenharia reversa é feita com o objetivo de melhorar uma criação existente, enquanto outras instâncias de engenharia reversa envolvem o roubo de tecnologia. Este último tem sido especialmente o caso das armas ao longo da história da guerra.

Não são apenas as armas que são objeto de engenharia reversa. Coisas cotidianas como veículos, DVDs e eletrodomésticos são objeto de intenso escrutínio em setores ao redor do mundo.

Algumas empresas têm o hábito de importar produtos de outros países, desmontá-los peça por peça e, em seguida, usar a engenharia reversa para fabricar seus próprios produtos.

engenharia reversa também é feita no mundo virtual. Artistas e cientistas da computação praticam a engenharia reversa fazendo modelos 3D de dispositivos do mundo real e, em seguida, desconstruindo-os virtualmente para ver como eles funcionam. Às vezes, eles os juntam novamente, exatamente ou de uma maneira ligeiramente diferente.

O advento de servidores pesados e suítes gráficas tornou isso possível e desejável.

Os computadores também praticam a engenharia reversa em um nível mais fundamental.

Uma forma desse tipo de engenharia reversa é a descompilação. A descompilação é um processo durante o qual um computador converterá informações de um formato de baixo nível (código de computador) em um formato de alto nível (texto e números ASCII), para permitir que as pessoas leiam coisas como instruções e artigos da Web.

Ocorrências comuns de descompilação envolvem a transferência de arquivos de um usuário para outro, como uma troca de dados ou imagens em um e-mail, ou para a reconstrução de códigos danificados ou que nunca foram concluídos. A descompilação também pode vir na forma de brechas de segurança, nas quais um hacker usará engenharia reversa para reconstruir os dados que outra pessoa queria desesperadamente esconder por meio de criptografia.


Engenharia Reversa

Outro uso duplo da engenharia reversa é na criação e prevenção de vírus de computador. Os criadores de vírus investigam as entranhas do código de computador para encontrar lugares para enterrar suas criações.

Reconstruindo o código da máquina como código-fonte, o criador do vírus pode encontrar o que está procurando. Do outro lado dessas ações estão as pessoas que procuram prevenir ou destruir vírus de computador.

Eles também usam engenharia reversa para desconstruir o próprio vírus e destruir ou antecipar os executáveis nocivos.

Simplificando, a engenharia reversa é o processo de analisar um objeto existente, dividindo-o em seus componentes principais e medindo suas dimensões críticas para entender sua função e metodologia.

Na indústria de engenharia mecânica, isso permite que o projeto seja recriado para uma especificação compatível ou aprimorada.

Engenharia Reversa – Exemplo


Engenharia Reversa

As empresas costumam usar engenharia reversa em componentes eletrônicos antigos, como placas de circuito impresso (PCBs) descontinuadas e placas de conexão. Frequentemente, os produtos em questão virão de fabricantes que já fecharam as portas. Se o fabricante ainda estiver no mercado, eles podem não oferecer mais a peça.

As empresas costumam fazer engenharia reversa de eletrônicos antigos em prol da continuidade.

Se um equipamento de computador antigo tinha funções que foram perdidas em meio às mudanças tecnológicas subsequentes, a engenharia reversa permite que os fabricantes redescubram essas fórmulas e as atualizem.

engenharia reversa também permite desenvolver componentes que unem o novo e o antigo, permitindo que usuários de equipamentos mais antigos conectem seus dispositivos a equipamentos de computação modernos.

Em alguns casos, a única forma de obter o projeto de um produto original é por meio da engenharia reversa. Com alguns produtos mais antigos que não são fabricados há 20 anos ou mais, os desenhos 2D originais não estão mais disponíveis. Frequentemente, não haverá como entrar em contato com o fabricante original, pois a empresa pode não estar mais no mercado.

Às vezes, as empresas usam engenharia reversa para recuperar dados de projeto em seus próprios produtos há muito descontinuados. Por exemplo, uma pequena empresa que está no mercado há mais de 40 anos pode ter fabricado vários produtos antes dos dias de design auxiliado por computador e armazenamento de arquivos digitais. Consequentemente, esses produtos mais antigos podem ser baseados em projetos de papel perdidos há muito tempo.

Por meio da engenharia reversa, as empresas podem recuperar seus designs perdidos e criar arquivos do legado de seus produtos.

Mesmo que a empresa ainda tenha seus projetos em papel, eles podem querer criar uma versão digital deles para facilitar o acesso e o uso dos planos.

A empresa pode usar certas técnicas de engenharia reversa para criar esse arquivo de design digital.


Engenharia Reversa

Entre os especialistas em restauração de automóveis, a engenharia reversa às vezes é empregada para recriar os designs de motores e peças de carroceria de veículos mais antigos.

Usar a engenharia reversa para reconstruir motores ou recriar peças difíceis de encontrar pode tornar os carros dos anos 1920 até os anos 1950 dirigíveis novamente.

Graças à engenharia reversa, você pode trazer um veículo clássico de volta à vida e torná-lo totalmente funcional sem alterar o design dos sistemas do carro.

engenharia reversa requer uma série de etapas para coletar informações precisas sobre as dimensões de um produto. Depois de coletados, você pode armazenar os dados em arquivos digitais. Freqüentemente, os engenheiros aprimoram o projeto com novos desenvolvimentos e inovações. Às vezes, eles replicam exatamente o modelo original.

Fonte: astromachineworks.com/www.wisegeek.com/www.indeed.com/nebulem.com/geekflare.com

Veja também

Esteticista

PUBLICIDADE Esteticista – O que é Os esteticistas são profissionais de cuidados da pele licenciados pelo estado …

Engenharia de Manutenção

PUBLICIDADE Engenharia de Manutenção – Definição Engenharia de manutenção é a disciplina e profissão que aplica …

Eletricista Industrial

PUBLICIDADE Eletricista Industrial – Definição Eletricistas industriais são essenciais para as necessidades diárias de funcionamento de …