Dublê

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Dublê – O que é

Um dublê é uma pessoa que realiza sequências físicas para televisão ou filmes que podem ser muito perigosas ou desafiadoras para um ator ou atriz executar.

As cenas de ação tendem a depender de dublês para acrobacias, como cenas de luta ou pular de prédios, mas também podem ser usadas para realizar qualquer façanha que um ator ou atriz não possa realizar fisicamente para um papel, como andar a cavalo ou nadar.

Um dublê profissional geralmente é altamente qualificado em uma variedade de habilidades físicas, como caratê, ginástica ou escalada, que podem ajudar a garantir sua segurança ao realizar acrobacias.

Quando um dublê substitui um ator ou atriz durante uma cena, geralmente é filmado à distância, de modo que não é óbvio para o público que um dublê está sendo usado.

Embora os dublês não tenham partes faladas ou close-ups, eles precisam ter alguma semelhança física com as pessoas que representam para que a mudança pareça perfeita.

Os dublês usam exatamente as roupas das pessoas que retratam e até perucas, se necessário. Um ator ou atriz pode usar o mesmo dublê em todos os seus filmes, especialmente se o dublê tiver a mesma altura e tamanho.

Para se tornar um dublê, uma pessoa pode frequentar uma escola de dublês.

Uma escola de dublês ensina aos alunos as habilidades necessárias para acrobacias cinematográficas, como realizar sequências de luta com segurança, desviar de carros que se aproximam, cair de escadas ou pular de grandes alturas. Mesmo que os sets de filmagem tenham dispositivos de segurança, como arneses ou tapetes, as acrobacias ainda podem ser perigosas, por isso é necessário um treinamento adequado. Muitos já têm experiência na carreira física antes de prosseguirem com a dublagem. Por exemplo, os lutadores profissionais costumam fazer acrobacias porque têm experiência na execução segura de atos físicos potencialmente perigosos.

Um dublê geralmente é selecionado pelo coordenador de dublês da produção, que é responsável pelo elenco e coreografia das acrobacias.

Um dublê profissional pode trabalhar diretamente para uma empresa de dublês especializada no fornecimento de serviços de dublês para televisão ou cinema.

Ele ou ela também pode fazer trabalho freelance em meio período.

Muitos dublês entram no show business começando em pequenos trabalhos de atuação ou de equipe de set que lhes permitem interagir com produtores de cinema ou televisão.

Alguns dublês começam suas carreiras ainda crianças. Embora as ações que os dublês jovens realizam não sejam tão perigosas quanto as acrobacias dos adultos, eles podem substituir atores ou atrizes infantis em sequências físicas, como cair ou escalar.

Dublês profissionais com nanismo geralmente funcionam como substitutos para crianças ou bebês em cenas físicas mais perigosas.

Dublê – Acrobacias

Dublê
Dublê

Acrobacias são atividades físicas perigosas, reais ou simuladas, realizadas durante a produção de um filme ou, às vezes, realizadas ao vivo, para entretenimento público.

O outrora privado mundo do trabalho de dublê está cada vez mais nos noticiários, com o crescente interesse da mídia na tecnologia da produção cinematográfica. Nos primeiros anos dourados do cinema, as estrelas cultivavam o mito de que eram, na vida real, o tipo de personagem que retratavam na tela, e geralmente não estavam dispostos a revelar que outros os substituíam em situações arriscadas ou altamente arriscadas. sequências habilidosas. Hoje em dia, a maioria dos atores de cinema admite abertamente que tem dublês e esses profissionais são reconhecidos por seus próprios méritos.

As acrobacias foram reconhecidas pela primeira vez por produtoras de filmes mudos no início de 1900, na recém-descoberta Hollywood. Com a verdadeira agricultura de cowboys a desaparecer, mas os filmes de cowboys a tornarem-se populares, não foi surpresa que as produtoras recrutassem cowboys antigos ou desempregados para recriar as suas habilidades violentas em filme, em grande parte para o entretenimento dos habitantes das cidades. Foi uma progressão natural para esses personagens fortes, habilidosos e destemidos serem empregados para realizar sequências arriscadas em uma série de outros primeiros filmes, notadamente nas cenas divertidas, mas perigosas, de comédias, como The Keystone Cops. Yakima Canutt foi um dos fundadores desta profissão. Ele passou de um verdadeiro cowboy e campeão mundial de rodeio para trabalhar como dublê em filmes mudos. Ele foi reconhecido como um ‘coordenador de dublês’ e trabalhou em acrobacias até o final dos anos 1960, atuando como diretor de ‘2ª unidade’ em alguns dos maiores filmes já feitos, incluindo Stagecoach, E o Vento Levou e Ben Hur.

Um coordenador de acrobacias é uma pessoa que desenvolve a mecânica e o equipamento necessários para executar acrobacias, e uma chamada ‘2ª unidade’ filma a maioria das sequências de acrobacias.

Alguns dublês tornaram-se atores reconhecidos em filmes mudos, e essa tendência se repetiu nos últimos anos. Ben Johnson, por exemplo, passou de dublê em muitos filmes de John Wayne a um ator muito talentoso.

Uma façanha de filme, como é conhecida hoje em dia, geralmente é uma seção durante uma sequência de ação em que um ator/personagem parece realizar um salto, salto, queda, soco espetacular ou algo semelhante.

É nesse tipo de sequência que um dublê geralmente substitui o ator. Mesmo quando um ator é fisicamente capaz de realizar uma cena, os estúdios geralmente preferem usar um dublê (especialmente se a cena puder ser facilmente filmada de modo que a pessoa não possa ser identificada), devido ao risco do seguro e ao enorme custo que resultaria se a produção fosse adiada ou cancelada devido a um ferimento em uma estrela. No filme Indiana Jones e a Última Cruzada, o personagem ‘Indy’ (interpretado por Harrison Ford) teve que pular de uma pedra, caindo cerca de cinco metros, nas costas de um cavalo que passava, derrubando o cavaleiro e jogando o (treinado ) cavalo no chão e depois permaneça montado enquanto o cavalo se levanta e galopa. Harrison Ford, profissional supremo que é, queria desesperadamente realizar essa façanha sozinho, e certamente era capaz de fazê-lo. Mas o risco de quebrar uma perna ou de ficar com um olho roxo ou com um dente arrancado era simplesmente alto demais. Eu (Vic Armstrong), como coordenador de dublês, também fui contratado para realizá-la, mas consegui persuadir Harrison Ford a me deixar fazer isso apenas apelando para sua boa índole. Eu disse a ele que ele me privaria de uma pequena fortuna em ‘ajuste de acrobacias’ perdido (a taxa para uma acrobacia específica, paga além do salário do dublê) se ele mesmo fizesse a acrobacia, e ele realmente se desculpou e me deixou fazer isso !

Dublê
Dublê

Outros tipos de acrobacias são realizadas como espetáculos públicos. Isso inclui saltos de motocicleta realizados como parte de um espetáculo tipo estádio ou outro evento público.

O famoso dublê americano Evel Knieval trouxe esse tipo de façanha para a Europa. Ele foi posteriormente ofuscado pelo super dublê inglês Eddie Kidd, que, infelizmente, pagou o preço de sua profissão e ficou gravemente ferido durante um de seus saltos espetaculares. Existem muitas outras categorias de acrobacias públicas, incluindo justas (baseadas no esporte medieval de luta a cavalo), mergulho em pequenos tanques de água e batidas de carros puramente para o espetáculo e a diversão do público.

No início das décadas de 1930 e 1940, o “barnstorming” era muito popular: aviadores intrépidos derrubavam deliberadamente suas aeronaves para divertir os espectadores!

Esses espetáculos públicos têm uma longa história, anterior ao cinema.

Eles podem ser rastreados há pelo menos mil anos, até as façanhas divertidas ou ginásticas realizadas por bobos e acrobatas para entreter a corte ou outros públicos.

As acrobacias cinematográficas, que começaram como uma parte invisível, mas integrante da produção cinematográfica, tornaram-se tão populares que geraram seus próprios filmes, notadamente Hooper, escrito e dirigido pelo famoso dublê moderno Hal Needham, e o programa de televisão Fall Guy. , para o qual escrevi o primeiro tratamento.

A tecnologia moderna e os novos materiais contribuíram enormemente para o negócio das acrobacias.

Antigamente, os dublês realizavam quedas altas no feno, mas isso foi substituído pelo milagre das caixas de papelão vazias, que, quando empilhadas corretamente, desabavam e amorteciam a queda.

Como se costuma dizer: ‘não é a queda que dói, mas a parada’!

Desde então, as caixas de papelão foram substituídas pelo airbag, com múltiplas câmaras para evitar que ele desmorone caso se rasgue.

Dublê
Dublê

O airbag multicâmara permitiu que os dublês caíssem com mais segurança de alturas muito maiores.

Um dispositivo chamado “ventilador descendente”, que inventei no início dos anos 1980 para um filme chamado Green Ice, permite que um dublê caia de grandes alturas a uma velocidade controlada.

Ele tem sido usado em todo o mundo, em filmes como a trilogia Indiana Jones, até Titanic, e recentemente ganhou um prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

As acrobacias envolvendo veículos são populares pelo menos desde a época dos Keystone Cops. Há alguns anos, um canhão, detonado por pólvora explosiva preta, foi desenvolvido para virar carros para tais acrobacias, e foi recentemente substituído pelo canhão de ar menos perigoso. Ambos os sistemas foram desenvolvidos por Hal Needham.

O capotamento de veículos costumava ser conseguido colocando as rodas em uma rampa. Mas hoje em dia, a compressão da suspensão causada pelas rampas das rodas é evitada pelo uso da ‘rampa de tubo’, mais precisa e segura – um longo tubo de metal colocado em um ângulo de aproximadamente 45 graus em relação ao solo, sobre o qual o veículo é conduzido. , longitudinalmente, para que deslize ao longo do carro inferior, levantando o veículo e capotando-o.

Com o advento de melhores materiais metálicos para as gaiolas de proteção que fortalecem os carros e melhores técnicas de soldagem para fixá-las no lugar, as acrobacias em acidentes de carro tornaram-se mais seguras. Retardadores de fogo e roupas à prova de fogo, juntamente com aparelhos respiratórios em miniatura, melhoraram muito as chances de sobrevivência durante manobras de incêndio.

Com todos esses avanços tecnológicos, o dublê também teve que se modernizar. Na Grã-Bretanha existe agora um sistema de qualificação.

Os aspirantes a dublês devem atingir proficiência avançada em diversas disciplinas, como equitação, esgrima, artes marciais, mergulho, ginástica, natação, etc. habilidades performáticas do dublê moderno.

Mesmo depois de ingressar no Stunt Register (o órgão regulador do trabalho de dublês no Reino Unido), os dublês ainda precisam passar por um longo aprendizado, durante o qual devem ser supervisionados por um coordenador de dublês qualificado.

O negócio de dublês britânico realmente decolou no final dos anos 1940 e 1950, liderado por ícones como Joe Powell, Jock Easton, George Leech, Paddy Ryan e Ken Buckle. Eles foram os verdadeiros pioneiros, juntando o seu próprio dinheiro para conduzir até locais como Almeria, em Espanha, para tentar encontrar trabalho em épicos americanos que estavam a ser feitos na Europa devido aos custos salariais mais baixos.

Hoje em dia, os dublês viajam na primeira classe e recebem os melhores salários. A Grã-Bretanha também produz dublês de classe mundial, incluindo Wendy Leech, que dobrou as heroínas da trilogia Indiana Jones, Superman e vários filmes de James Bond. Os dublês britânicos são agora considerados os mais proficientes do mundo.

Fonte: www.practicaladultinsights.com/Victor Monroe Armstrong/www.oxfordreference.com/mediaproxy.salon.com/i.guim.co.uk

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