Moda – Curso

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Design de moda é uma forma de arte dedicada à criação de roupas e outros acessórios de estilo de vida.

A moda é um estilo ou uma prática popular, especialmente em vestuário, calçado, acessórios, maquiagem, corpo, ou o mobiliário.

A moda é uma tendência distinta e muitas vezes constante no estilo em que uma pessoa se veste.

São os estilos predominantes de comportamento e as mais recentes criações dos designers de têxteis.

A Moda é um curso relativamente novo, voltado para o desenvolvimento de profissionais que queiram atuar no mundo da moda, seja na área de criação, comercialização, desenvolvimento, promoção e divulgação de produtos.

Estuda a História da Arte, do Vestuário , pesquisa as principais tendências da moda usando técnicas específicas.

A palavra moda carrega consigo um fetiche relacionado à elegância, porém, um aspecto intrigante e pouco comentado por aqueles que se encantam por sua magia, é sua capacidade gerar riquezas através do sistema de industrialização.

O Curso

O curso de Moda prepara um profissional que alia o conhecimento da área à competência exigida pelas indústrias da moda.

Ao lado de estudos sobre tecnologia dos têxteis, modelagem, arte, moda e cultura, tecnologia da confecção e design, o aluno prepara-se para enfrentar e aperfeiçoar o mercado da moda estudando desenvolvimento de produto, marketing, administração financeira, informática aplicada à moda etc.

Em função da evolução do mercado de trabalho, o curso e os estágios são constantemente atualizados, para se adequarem às exigências de qualidade e eficiência e para formar profissionais que saibam atuar com competência nessa área cada vez mais disputada.

O Profissional

O profissional da moda desenha roupas e acessórios, como jóias e bijuterias, define estilos e modelagens e promove a comercialização dos artigos.

Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo.

Esse bacharel se responsabiliza pelas matérias-primas e desenha estampas e modelos na indústria da confecção.

O especialista em negócios, que entende de marketing, pesquisa o mercado e estabelece estratégias para campanhas de lançamento de produtos e cuida da promoção de suas vendas.

Pode, ainda, trabalhar no departamento de compras de grandes magazines.

Características Pessoais

Capacidade de comunicação;
Capacidade de negociação;
Capacidade de pensar e agir sob pressão;
Criatividade;
Facilidade de expressão;
Habilidade para o desenho;
Habilidade para trabalhar em equipe;
Interesse pelas artes;
Interesse por moda;
Interesse por temas da atualidade;
Ousadia;
Sensibilidade artística;
Senso estético;
Simpatia;
Sociabilidade.

Estilistas

Estilistas, ou designers de moda, são profissionais responsáveis pela criação, desenho e confecção de peças do vestuário.

Além do trabalho de criação, são também habilitados a escolher tecidos e padronagens, modelar, cortar e costurar, supervisionar a produção, negociar com fornecedores.

Muito frequentemente especializam-se em determinado segmento, por exemplo, uniformes esportivos, trajes de banho, vestidos de noiva, moda jovem.

Podem ser autônomos ou contratados por confecções.

Alguns poucos têm seus próprios ateliês, outros trabalham como gerentes de produto, planejando e decidindo o que determinada marca vai oferecer naquela estação e a quantidade a ser fabricada de cada peça, negociando preços e condições com os fornecedores.

Além disso, podem usar sua experiência para trabalhar como compradores de grandes lojas, como consultores de moda para revistas e jornais ou até mesmo como personal styler ou consultores de imagem, prestando serviço de orientação e compra de roupas e acessórios a clientes particulares.

A Profissão

A profissão de Design de Moda é a arte de criar e comercializar peças do vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências.

O profissional de moda desenha roupas e produtos, como jóias, cintos e calçados, e, também, define estilos e modelagens.

Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo, além de promover a própria comercialização dos artigos.

Responsabiliza-se pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas para as indústrias têxteis ou modelos de confecções.

Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing, visando campanhas de lançamento de produtos, sem deixar de lado o estímulo às vendas.

Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines. P

ode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. Neste caso, define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a serem compradas.

Mercado de Trabalho

Estilistas geralmente trabalham em locais confortáveis. Para quem trabalha numa indústria, o horário é, teoricamente, de 40 horas semanais; na prática, porém, esse horário é irregular, sobretudo em época de lançamento de coleção, quando a jornada se estende pela noite.

É também uma atividade sujeita a muita pressão, principalmente dos empregadores.

O mercado de trabalho para estilistas é restrito, difícil e competitivo.

Como a profissão não é regulamentada, qualquer pessoa com habilidade para o desenho e algum conhecimento de modelagem e costura pode criar moda, aumentando a concorrência.

Mas as empresas estão se profissionalizando e mudando o quadro de pessoal com a contratação de funcionários qualificados, preocupados com qualidade e com o atendimento das demandas do público. Por essa razão ainda há chances de emprego para estilistas no campo da criação ou em outras funções, como as de gerente de produto e de modelista.

O profissional do setor pode trabalhar ainda, por exemplo, na área de planejamento estratégico na indústria do vestuário, ou atuar como consultor de moda em programas especializados exibidos pelas TVs por assinatura.

Há um novo nicho de mercado que cresce velozmente: o de consultoria de imagem e do estilista particular — personal styler— especializados em auxiliar personalidades e pessoas em geral a estabelecer um estilo de apresentação pessoal.

A Moda é um setor de extensas possibilidades profissionais, entre as quais:

Estilismo de Moda para Marcas
Editoria de Moda para Revistas
Prestação de Serviços para: Shoppings, Indústrias, Confecções, Agências de Publicidade e Propaganda
Planejamento e Organização de Eventos
Coordenação de coleções para Indústria ou Varejo
Compras para Revendedores Atacadistas e Varejistas, Fotografia Publicitária e Videomaker de Moda, Programação Visual – Vitrinista ou Merchandising Visual
Produção de Moda – para TV, Revista, Desfiles, Mostras, Exposições, Anúncios, Editoriais, etc
Tecnologia Têxtil, Modelagem, Design & Costura – Controle de Qualidade
Gerente de Produtos
Gerente de Vendas
Gestão de Negócios da Moda.

Duração média do curso: 04 anos.

Moda – Profissão

O profissional de moda é aquele que elabora as tendências de estilo. É ele quem busca a essência estética do seu tempo, traduzindo isso em padronagens têxteis, em estilos de modelagem para roupas, em modelos para os calçados, em tendência para acessórios.

A profissão é nova, mas a prática de “inventar moda” já é bem antiga. Desde que o homem começou a sofisticar a produção de indumentárias os estilistas já criavam tendências. A moda grega, por exemplo, influenciou fortemente o vestuário romano 600 anos antes de Cristo. As mulheres de Roma passaram a utilizar a mesma túnica das gregas, acinturada com faixas sob os seios.

Modernamente a profissão já conquistou o mundo e desfila entre as mais glamourosas profissões, ganhou status de arte porque traduz o pensamento, o comportamento de uma época. Traduz o espírito do tempo.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado

Duração média de 4 anos. Os cursos têm nomes variados como design de moda ou produção de moda, e muitos cursos de design oferecem habilitações na área como modelagem, estilismo, produção ou marketing de moda. Os currículos também apresentam variações, mas, em geral, contam com disciplinas básica como português e sociologia, e também as específicas como de história da moda, história da arte, criação, desenho técnico, estilismo, desenho de moda.

b) Nível Superior

Tecnológico

Duração média de 2 anos. Também existem variações nesses cursos, podendo ter ênfase em gestão de empreendimentos de moda, em design de produtos, em estilismo, confecção têxtil. Por isso é importante para o aluno analisar a grade curricular do curso e escolher o que mais combina com seu estilo.

c) Nível Médio

Curso Técnico

Duração média de 2 anos. Vários cursos habilitam o profissional em nível médio, em geral as disciplinas são as básicas de português, matemática e desenho técnico, modelagem, estilismo.

d) Cursos Livres

Ampla variação de duração.

O mercado oferece variados cursos livres que podem formar um profissional do ramo da moda, como: modelagem, estamparia têxtil, produção de moda, assessoria de imprensa de moda, jornalismo de moda.

Mercado de Trabalho

O Brasil está na moda! Os últimos anos têm sido de ouro para os profissionais brasileiros, muitos participam de eventos internacionais e nosso estilo já conquistou passarelas no mundo todo. Eventos grandiosos como o São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio também ajudaram a alavancar a profissão no país, dando maior visibilidade aos profissionais brasileiros de moda.

O consumo de produtos da moda também vem crescendo na nossa sociedade, com isso as indústrias ligadas ao setor experimentam forte expansão. A própria preocupação das pessoas com o seu estilo pessoal e a importância na afirmação das identidades sociais facilita a entrada dos profissionais no mercado de trabalho.

As melhores oportunidades têm surgido na área de design e criação. Gestão e marketing de moda também são setores promissores, assim como a área de docência, com a abertura de novos cursos de moda. No entanto, para dar aula nas faculdades, o profissional precisa da pós-graduação.

Ofertas de Emprego

As ofertas de emprego acompanham a industrialização dos processos de confecção de vestuário e acessórios. Estão espalhadas principalmente no estados do Sul, Sudeste e Nordeste.

As vagas surgem em empresas de portes variados, desde os grandes magazines como Renner, C&A e Marisa, até as pequenas fábricas de jeans do interior de Minas Gerais. Muitas vagas para trabalho temporário também são ofertadas, principalmente para a criação de coleções.

Profissionais mais gabaritados e com experiência encontram boas oportunidades na consultoria de moda ou então como personal stilist. As faculdades também oferecem muitas vagas para professores de moda, que precisam ser pós graduados.

Fonte: www.uniara.com.br/www.unip.br/www.cursocerto.com.br

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