Educação Artística

A Arte como Matéria-Prima

PUBLICIDADE

Para Tânia Bittencourt Bloomfield, coordenadora do curso de Educação Artística, ao inscrever-se para o vestibular da UFPR, o estudante precisa optar por uma das duas habilitações oferecidas, lembrando que o curso visa formar professores de arte.

Entre as disciplinas teóricas estão História da Arte, Estética, Crítica. Estas serão aliadas e subsidiarão as práticas de atelier e as disciplinas de perfil pedagógico, como Fundamentos da Arte- Educação, Metodologia do Ensino de Artes, Estágio supervisionado, Metodologia da Pesquisa em Artes. Ligado ao curso, existe um programa de extensão, Arte na Universidade, do qual participam a maior parte dos professores da área de Artes Visuais, do Departamento de Artes.

O programa visa estender as reflexões, conhecimentos e ações desenvolvidas pelos professores coordenadores e alunos engajados em projetos para a comunidade em geral. Dessa forma, o programa funciona como uma complementação à formação dos alunos, bem como a possibilidade de colocálos em contato com seu futuro campo profissional.

Mercado de Trabalho

Ainda que a formação seja voltada para a preparação de professores de Arte da Educação Básica, existem outras possibilidades de inserção do profissional no mercado de trabalho. “Hoje temos ex-alunos atuando em diferentes locais, como museus, atelieres de arte, funcionalismo público, escritórios de publicidade e design, empresas de eventos, agências de turismo, ONGs , ou como artistas plásticos”, explica a coordenadora.

De acordo com ela, estão sendo analisadas alterações no currículo do curso de EducaçãoArtística para o ano de 2004, sendo a primeira a alterar o nome do curso de “Educação Artística” para “Artes Visuais”. Também há a intenção de criar um bacharelado em Artes Visuais e manter a licenciatura, porém renovada, estabelencendo um novo perfil do profissional do ensino de arte. Para tanto, um peso maior será dado no currículo às disciplinas de caráter teórico, visando as questões contemporâneas.

Também são estudadas ações mais efetivas de suporte e assessoramento a instituições ligadas à Arte. Ações como monitoria em museus da cidade, pesquisa sobre artes em instituições e atelieres, estágios que poderão acontecer em unidades de ensino formal e informal – como hospitais, asilos, manicômios, grupos de risco – irão subsidiar a formação e o contato do aluno com a comunidade. “O que se pretende é a formação de profissionais da área de Artes que estejam sintonizados com os desafios e possam atuar no campo da visualidade, que a cada dia traz a abertura de novas possibilidades de produção, análise, divulgação e veiculação de imagens”, expõe a coordenadora.

Educação Artística – Profissional

O licenciado em Educação Artística é habilitado para lecionar em escolas de ensino infantil, fundamental e médio das redes oficial ou particular. Também pode exercer atividades ligadas a empresas e instituições que utilizam as formas de expressão estudadas no curso, como desenho, pintura, escultura, gravura, tapeçaria e cerâmica.

O profissional tem ainda a possibilidade de agir como multiplicador cultural em ateliês, oficinas de arte, museus, galerias, eventos e projetos sociais. Por isso, ele vem sendo cada vez mais reconhecido – e requisitado – pelo mercado. O principal papel do arte-educador, seja no ensino ou em outras atividades culturais, é levar as pessoas a vivenciar experiências com o sensível e com o não-verbal.

Resultado da valorização mundial dos projetos de arte-educação, a tendência do mercado é absorver cada vez mais os arte-educadores, já que a cultura e o conhecimento da arte, de modo geral, têm sido vistos como requisitos para a formação de cidadãos.

O arte-educador também é um profissional apto a estimular manifestações artístico-culturais, e isso amplia ainda mais o seu leque profissional.

Para ficarmos em um exemplo: escolas de ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo desenvolvem projetos de ocupação de suas dependências pela comunidade, durante os finais de semana, com diversas atividades coordenadas por arte-educadores.

O mercado exige que o arte-educador saiba ensinar técnicas de procedimentos artísticos – como pintura, arte têxtil ou escultura – e tenha capacidade para aprofundar conceitos relacionados à formação de valores, como a ética e a cidadania. O arte-educador precisa levar as pessoas a ter um outro olhar e uma outra relação com a própria existência.

Para atingir esse objetivo, os alunos do curso de Educação Artística da FAAC realizam aulas práticas no ateliê de pintura e de gravura, na oficina de tecelagem e na oficina de modelagem e escultura, bem como exercitam a reflexão sobre a Arte e os Fundamentos da Expressão e Comunicação Humanas.

As aulas de desenho ocorrem em salas especiais com boa iluminação, enquanto a oficina de modelagem e escultura propicia a oportunidade de realizar trabalhos acadêmicos de pequeno porte, com técnicas básicas em argila, moldagem de gesso e construções em madeira e metal.

O curso também estimula o conhecimento e a pesquisa com diversos materiais expressivos, como giz pastel, papel artesanal, tinta óleo, guache, telas e carvão, entre outros. As atividades com arte têxtil permitem o desenvolvimento de experimentos de estamparia e tecelagem com fibras naturais e artificiais.

Embora o objetivo primordial do curso seja formar professores, e não artistas, o aluno é, na medida do possível, incentivado a participar de exposições, inclusive daquelas promovidas pela Faculdade.

O curso

O curso de Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, visa à formação do professor em Artes Plásticas. Desde o início do curso o estudante tem contato com disciplinas teóricas e práticas específicas da área de artes plásticas e com disciplinas pedagógicas. Espera-se que o licenciado neta graduação seja apto a lidar com as poéticas visuais ou apreciação crítica da obra de arte, seja a nível de criação pessoal ou a serviço da comunidade.

Na faculdade, o currículo inclui história da arte, com as diversas correntes artísticas do Brasil e do mundo. Disciplinas da área de humanas, como filosofia, estética e comunicação, são o forte do curso. A carga horária dedicada a trabalhos práticos em oficinas é grande. A partir do terceiro ano, o aluno precisa escolher um tema para um trabalho de conclusão da graduação. Também é comum a exigência de uma monografia para concluir o curso. Algumas escolas o oferecem como habilitação de Artes Visuais. Em outras, você se forma em alguma habilitação específica, como escultura ou pintura. Para lecionar, você deve fazer uma licenciatura em Educação Artística.

O mercado de trabalho para esse profissional é o ensino das artes plásticas nas redes oficial e privada, animador cultural em instituições culturais, museus e projetos artísticos comunitários.

Aptidões Desejáveis

Para o profissional de artes plásticas é fundamental ter habilidade manual, sensibilidade, imaginação fértil, autenticidade, gosto por materiais físicos e humanos.

O que o profissional pode fazer:

Escultura: Criar formas tridimensionais com diversos materiais, como metais, pedra, madeira, argila ou gesso.
Ensino:
Com licenciatura, dar aulas de educação artística em escolas do ensino básico. Em faculdades, lecionar disciplinas específi cas, como história da arte.
Eventos:
Selecionar e classificar obras de arte para a organização de mostras e exposições.
Gravura:
Desenhar figuras em relevo sobre uma superfície plana de madeira, pedra, tecido ou metal, para posterior impressão.
Multimídia:
Elaborar vinhetas, ilustrações ou desenhos animados para emissoras de TV, sites da internet ou exibições públicas, empregando técnicas de animação, vídeo e computação gráfica. Planejar a exposição de obras interativas em museus e galerias.
Pintura e desenho:
Representar formas em papel, telas ou paredes usando lápis, tinta, aquarela, pastel, esmalte, cera e outros materiais.
Restauração:
Recuperar obras e objetos de arte antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Titulação: Bacharel em Artes Plásticas ou Artista Plástico.

Duração média: 04 anos.

A Profissão de Artista Plástico

O Artista plástico tem a capacidade de difundir um sentimento ou emoção através de suas realizações. Desta maneira utiliza dos mais diversos tipos de materiais para construção de suas obras, e através delas, transmitem mensagens sublimes, seja para reflexão, ou expressão de criatividade.

O Artista Plástico pode optar em seguir carreira na área da educação por parte do magistério, ou optar por uma carreira ligada especificamente com as artes plásticas. Podendo atuar com restauração de obras, ou mesmo produção das mesmas. Há também possibilidade em atuar em instalações artísticas, nas galerias de arte e nos museus expondo as próprias obras, ou então, atuando como curador.

Artista Plástico

A responsabilidade de transmitir a emoção pela arte.

Grade Básica do Curso de Artes Plásticas

História da Arte
Estética
Cultura Brasileira
Filosofia da Arte
Desenho Artístico
Desenho Geométrico
Desenho Descritivo
Fundamentos da Linguagem Visual
Técnicas da Linguagem visual
Comunicação Visual

Pontos Positivos da Carreira de Artes Plásticas

O Artista Plástico tem a possibiidade de ampliar seus recursos com a utilização da tecnologia. Utilizando de meios digitais para criação de seus trabalhos.

Ampliando desta maneira seu campo de atuação, e minimizando custos operacionais. Atualmente o mercado está bem favorável na atuação de animação gráfica, para produções televisivas e agências de propaganda e marketing.

Pontos Negativos da Carreira de Artes Plásticas

Como todo o campo artístico, é necessário um certo tempo para haver reconhecimento de seu trabalho. O salário médio inicial sendo um pouco mais baixo que a média de outras profissões, pode ser um empecilho para o jovem profissional desta área. Mas como citado, caso seja inserido no mercado utilizando técnicas avançadas com auxílio de computador, o retorno pode vir mais rápido que o esperado.

Educação Artística – Profissão

O profissional em Artes Plásticas é acima de tudo um criador. Utilizando-se de elementos visuais ou táteis ele cria pinturas, desenhos, esculturas ou instalações artísticas para fazer a representação do mundo real ou da imaginação, de sentimentos e sensações.

Representar e expressar emoções, pensamentos ou histórias com valor estético – por meio de pinturas ou esculturas, por exemplo – é algo que os seres humanos aprenderam a fazer há milhares de anos. E continuam fazendo hoje, depois de milênios de refinamento e revoluções e de uma longa estrada percorrida.

Os avanços tecnológicos permitem, hoje em dia, que o artista plástico possa criar suas obras em meios que antes não eram utilizados, como por exemplo, animações computadorizadas, vídeo-arte, e todo tipo de arte visual feita por computador.

Como está é uma área muito ampla, as universidades costumam oferecer uma grande variedade de cursos de pós-graduação e especialização, entre eles Artes Visuais, Comunicação e Cultura brasileira, Arte e Educação, Design, Produção Multimídia ou Gestão de Projetos, entre outros.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado

Duração de 4 anos, sendo que o vestibulando deve fazer uma prova de aptidão na área e, ao terminar o curso, deve fazer um trabalho de conclusão(TCC) e apresentar uma monografia. O currículo contém grande carga horária para trabalhos práticos em desenho, pintura e modelagem, entre outras e são ministradas também matérias básicas como história, comunicação, estética e informática. Algumas instituições oferecem, na carreira de artes plásticas, diversas habilitações diferentes como, por exemplo, habilitação em desenho artístico, em escultura, gravura, pintura ou em teoria e crítica da arte.

b) Nível Superior

Licenciatura

Duração média de 4 anos. A licenciatura em Artes Plástica tem a grade curricular bem semelhante à do curso de bacharelado, porém, como habilita o aluno a lecionar, a partir do ensino fundamental até o médio, possui disciplinas ligadas à área educacional como folclore brasileiro, organização da educação brasileira, psicologia da educação e didática.

c) Nível Superior

Tecnólogo

Duração média de 3 anos. Os cursos tecnológicos na área de Artes costumam ter o currículo mais direcionado para determinadas áreas do conhecimento, formando profissionais com habilidades mais especializadas em determinados campos de atuação. Podemos citar como exemplo os cursos de Tecnólogo em Artes Gráficas, Tecnólogo em Artes Plásticas ou Tecnólogo em Artes Visuais. As disciplinas variam conforme a vocação do curso.

d) Nível médio

Curso Técnico

Duração média de 3 anos, juntamente com o ensino médio. O currículo específico abrange aulas sobre história das artes gráficas e sobre o processo de fabricação do papel e da tinta. Compreende, também, matérias que ensinam a utilizar programas específicos para tratamento de textos e imagens, como o Pagemaker e Photoshop. Além disso, terá também a oportunidade de conhecer uma variedade de tipos de impressão, tais como impressão offset, rotogravura, entre outros.

Mercado de Trabalho

Atualmente o campo de trabalho para este profissional tem melhorado devido ao surgimento de leis de incentivo cultural, acompanhadas pela melhor qualificação dos profissionais desta área, que alcançam, hoje em dia, outras abrangências no setor cultural e comercial, como por exemplo, a produção de feiras, exposições e eventos.

O bacharel em Artes Plásticas pode atuar como monitor de exposições, em produções artísticas e em curadorias de mostras. Ele pode também se associar a museus ou a agências de design, pode atuar como ilustrador de livros científicos ou literários, de jornais. Além, é claro, da atividade tradicional, que pode sempre ser complementar como a venda de produção própria.

Quem espera ser reconhecido e eventualmente viver de sua produção artística deve estar preparado para investir muito em si mesmo antes de conseguir qualquer retorno. Uma outra alternativa para artistas é a carreira nas salas de aulas, para quem fez licenciatura.

Ofertas de Emprego

Espaços culturais mantidos por empresas privadas têm surgido por todo o Brasil, e principalmente nas grandes cidades com Rio de Janeiro e São Paulo, acentuadamente nos últimos anos, impulsionados pelas leis de incentivo à cultura, e tem aberto um bom número de postos de trabalho, fixo ou temporário.

Outra área promissora é de produção cultural, que apresenta até uma certa carência de profissionais especializados, assim como a produção de exposições e eventos, quando o profissional é contratado para desenvolver e gerenciar um determinado projeto, por tempo limitado.

Museus, galerias e ONGs tem contratado um grande número de profissionais da área de Artes para atuarem como monitores, educadores, produtores ou curadores de exposição. A área de docência também é um nicho promissor. Quem tem licenciatura pode dar aulas desde o ensino infantil até o médio e os pós-graduados podem ensinar nas universidades.

Na área de Artes Gráficas, este profissional costuma ser procurado por agências de publicidade impressa ou televisiva, e editoras de revistas e livros. As melhores oportunidades surgem nas capitais de todo o país e em cidades de médio e grande porte das regiões Sul e Sudeste.

Fonte: www.vunesp.com.br/www.cursocerto.com.br/www.colegiosaofrancisco.com.br

Veja também

Esteticista

PUBLICIDADE Esteticista – O que é Os esteticistas são profissionais de cuidados da pele licenciados pelo estado …

Engenharia de Manutenção

PUBLICIDADE Engenharia de Manutenção – Definição Engenharia de manutenção é a disciplina e profissão que aplica …

Eletricista Industrial

PUBLICIDADE Eletricista Industrial – Definição Eletricistas industriais são essenciais para as necessidades diárias de funcionamento de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.