Breaking News
Home / História Geral / Papa Bento XVI

Papa Bento XVI

Papa Bento XVI – (1927 – )

PUBLICIDADE

Joseph Ratzinger, papa Bento [Benedictvm] XVI

Cardeal alemão eleito o 266º papa da história (19-04-2005) nascido em Marktl am Inn, na Baviera, Sul da Alemanha, escolhido três dias depois de completar 78 anos, logo no segundo dia de conclave, para suceder o papa João Paulo II. Filho de um policial, o cardeal nasceu em um Sábado de Aleluia, em 16 de Abril, e morou em várias cidades devido às transferências do trabalho de seu pai. Opositora dos nazistas, sua família foi obrigada a se mudar para Auschau am Inn, nos Alpes da Baviera (1932).

Com a aposentadoria de seu pai (1937), sua família mudou-se para Hufschlag, ainda na Baviera, onde viveu a maior parte de sua adolescência. Estudar latim e grego no ginásio e aos 12 anos decidiu pela carreira eclesiástica e entrou para o pequeno seminário de Traunstein, Baviera (1939).

Foi convocado para a segurança de uma fábrica da BMW, em Munique, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), enquanto continuava freqüentando as aulas no Maximilians-Gymnasium, em Munique. Cumprindo serviço militar obrigatório, alistou-se no treinamento básico da infantaria alemã (1944).

Com a chegada dos aliados foi preso em um campo para prisioneiros de guerra. Libertado no mesmo ano, voltou para sua casa em Traunstein, e com seu irmão Georg, retornou ao seminário. Entrou (1947) no instituto teológico de Herzogliches Georgianum e estudou filosofia e teologia na Universidade de Munique e na Escola Superior de Freising.

Quatro anos depois ele seu irmão eram ordenados padres pelo cardeal Faulhaber de Munique na catedral de Freising, durante a festa de São Pedro e São Paulo (1951).

Recebeu seu doutorado em teologia pela universidade de Munique (1953) e produziu seu primeiro trabalho importante: Volk und Haus Gottes in Augustins Lehre von der Kirche. Foi professor titular de teologia nas universidades de Bonn (1959-1969) e de Munique (1963-1966).

Também ensinou na Universidade de Tübingen (1966-1969) e de Regensburg, onde tornou-se professor de teologia dogmática e de história do dogma (1969), além de vice-presidente e reitor. Paulo VI o indicou arcebispo de Munique e Freising (1977) e cardeal no consistório, assembléia de cardeais presidida pelo sumo pontífice, daquele mesmo ano.

Ainda foi bispo de Velletri-Segni e Ostia, antes do papa João Paulo II o nomear encarregado da Congregação para a Doutrina da Fé (1981), anteriormente conhecida como Tribunal da Santa Inquisição e renomeada (1908) pelo papa Pio X. Depois de 23 anos servindo como braço-direito do polonês Karol Józef Wojtyla, o papa João Paulo II, ao papa João Paulo II, tornou-se seu substituto.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

anticomunismo

Anticomunismo

PUBLICIDADE O anticomunismo é oposição ao comunismo. O anticomunismo organizado desenvolveu-se após a Revolução de …

Populismo

Populismo

PUBLICIDADE Definição O Populismo são idéias políticas e atividades destinadas a receber o apoio das pessoas comuns, …

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.