Breaking News
Home / História Geral / Papa Pio VI

Papa Pio VI

PUBLICIDADE

Papa Pio VI (1717 – 1799)

Papa da Igreja Cristã Romana (1775-1799) nascido em Cesena, Forlì, foi eleito em 22 de fevereiro (1775) sucessor de Clemente XIV (1769-1774), depois de ter se comprometido a não reconstituir a Companhia de Jesus. Secretário do cardeal-legado Ruffo, referendário da Assinatura (1758), tesoureiro da Câmara apostólica (1766) e cardeal (1773), depois de eleito celebrou o 19º Ano Santo (1775) e nomeou uma comissão para rever a condenação dos jesuítas. Considerados inocentes, ordenou que continuassem seu trabalho na Igreja e designou um jesuíta como primeiro bispo de Baltimore. Papa teve de enfrentar problemas gravíssimos, dentre os quais o jurisdicionalismo, contra Fernando IV de Nápoles e também contra o imperador José II, motivo pelo qual decidiu viajar para Viena (1782).

Apesar da acolhida triunfal e de caráter moderado e conciliador, o resultado de sua viagem foi desprezível. Também teve problemas com os jansenistas de Scipione de’Ricci, no Grão-Ducado da Toscana (1780-1794) e um problema maior com a czarina Catarina II da Rússia, que se recusou a aceitar a abolição da Companhia de Jesus. Em relação à Revolução francesa, o papa condenou a constituição civil do clero (1791) e a conspiração jacobina nos Estados Pontifícios (1794). Obrigado a romper com a França, teve que pagar grande soma de dinheiro e dar várias obras de arte. Assistiu à derrota da Igreja na França e a apostasia de centenas de católicos na Revolução Francesa.

Depois de constituírem a República Cisalpina no norte da Itália (1797) e de Napoleão ter imposto o tratado de Tolentino (1797), as tropas francesas invadiram Roma para vingarem o assassinato do general Duphot. Por ordem de Napoleão Bonaparte o papa foi levado como prisioneiro para Siena, depois para Florença e, por fim, para Valence, França, onde terminou seus dias na prisão. Este papa também é lembrado como um grande mecenas, protetor entre outros, de A. Canova e J. L David e promotor tanto do enxugamento dos Pauis Pontinos como da construção da estrada Velletri-Terracina. O papa de número 251 faleceu em Valence, e foi sucedido por Pio VII (1800-1823).

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.