Breaking News
Home / História Geral / Papa Pio VII

Papa Pio VII

Papa Pio VII – (1740 – 1823)

PUBLICIDADE

Luigi Barnabà Chiaramonti, papa Pio VII

Papa católico romano (1800-1823) nascido em Cesena, Estados Pontifícios, famoso por sua luta contra às ambições imperiais de Napoleão. De família aristocrática, ingressou na ordem beneditina com o nome Gregório.

Nomeado bispo e cardeal de Imola (1758) pelo já então papa Pio VI, foi eleito como novo pontífice (1800), em Veneza, com o nome de Pio VII, em substituição a Pio VI que morrera em seu cativeiro, na França.

Inicialmente aliado de Napoleão, através de um acordo político (1801), inclusive participando das festas de coroação do imperador francês (1804), essas relações se romperam completamente com a invasão da Itália pelos franceses e a anexação dos Estados Pontifícios (1809).

O sumo pontífice excomungou os invasores e, aprisionado, foi levado a Fontainebleau e obrigado a assinar novo acordo, intimamente de nenhum valor pelo lado do papa. Após a derrota de Napoleão (1814), retornou em triunfo a Roma e o Congresso de Viena devolveu-lhe quase todos os Estados Pontifícios (1815). Estabilizado no poder, de então até morrer, em Roma, procurou adaptar o papado às condições políticas, intelectuais e sociais do mundo moderno, destacando-se a promoção de uma política de amizade com as nações européias, o restabelecimento da Companhia de Jesus e o reconhecimento dos movimentos por independência das colônias latino-americanos. Papa de número 252, foi eleito em substituição a Pio VI (1775-1799), foi substituído por Leão XII (1823-1829).

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.