Breaking News
Home / História Geral / Papa Pio VIII

Papa Pio VIII

Papa Pio VIII – (1761 – 1830)

PUBLICIDADE

Francesco Saverio Castiglioni, o papa Pio VIII

Papa da Igreja Cristã Romana (1829-1830) nascido em Cingoli, Macerata, perto de Ancona, eleito em 5 de abril (1829) sucessor de Leão XII (1823-1829), aos sessenta e oito anos de idade.

Pertencente a uma família de nobres estudou na escola jesuíta de Osimo, e leis canônicas em Bolonha e Roma e tornou-se grande conhecedor de numismática e literatura bíblica.

Em Roma associou-se com o mestre Devoti, e foi seu assistente na compilação de suas Institutiones (1792), e seu vigário geral quando o mestre foi nomeado bispo de Anagni.

Foi nomeado (1800) bispo de Montalto, quando foi encarcerado por Napoleão em Pavía e Mantua, e logo depois de Cesena, por Pío VII (1800-1823).

Foi nomeado cardeal (1816) e bispo de Frascati e Gran Penitenziere (1821) e, em seguida, prefeito da Congregazione dell’Indice. De mentalidade aberta, o seu curto pontificado de vinte messes foi marcado por acontecimentos notáveis. Por exemplo, foi aprovada na Inglaterra a Lei de Emancipação Católica (1829), mediante a qual os católicos podiam ocupar cargos públicos e postos nos parlamentos, e publicou Litteris altero abhinc (1830) a respeito do matrimônio.

Apoiou a revolução pelo independência belga que levou ao surgimento da moderna monarquia européia da Bélgica. Tratou com o Sultão, em favor dos armênios, iniciou o correio vaticano e deu impulso às missões.

O papa de número 254 morreu em Roma, e foi sucedido por Gregório XVI (1831-1846). No final de seu papado a França e a Itália mergulhavam em profunda onda de violência.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE O que foi o Mundo Pós-Guerra? O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos …

Crise de 1929

Crise de 1929

PUBLICIDADE A Crise de 1929 – O Crack da Bolsa de Nova York Em 1919 …

Descolonização da África e da Ásia

PUBLICIDADE O que foi a Descolonização da África e da Ásia? Com o enfraquecimento das nações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.