Breaking News
Home / Curiosidades / Anacronismo

Anacronismo

PUBLICIDADE

Definição

Anacronismo é um erro na cronologia, especialmente: um extravio cronológico de pessoas, eventos, objetos ou costumes em relação uns aos outros

Uma pessoa ou coisa que está cronologicamente fora de lugar; especialmente: um de uma idade anterior que é incongruente no presente.

O anacronismo é derivado da palavra grega anacrônica, que significa “contra o tempo”.

Portanto, um anacronismo é um erro de cronologia ou cronograma em uma obra literária. Em outras palavras, qualquer coisa que esteja fora do tempo e fora do lugar é um anacronismo.

Anacronismos aparecem na literatura, pinturas e outros trabalhos, e é fascinante explorá-los.

Geralmente, são considerados erros que ocorrem devido à falta de pesquisa. Por exemplo, se um pintor pinta um retrato de Aristóteles e o mostra usando um relógio de pulso, seria um exemplo de anacronismo, pois todos sabemos que relógios de pulso não existiam durante o tempo de Aristóteles. Da mesma forma, a presença de um relógio de parede em um cenário que retrata o interior de um forte romano é um anacronismo.

O que é um Anacronismo?

Um anacronismo é algo que ocorre fora de seu tempo adequado.

O erro cronológico de um anacronismo pode ocorrer em qualquer direção: pode resultar de algo do passado ser representado como se pertencesse ao presente, como um arcaísmo, ou pode resultar da apresentação de algo de cada vez antes que ele realmente aparecesse, ocorresse ou existisse.

Algumas pessoas fazem um hobby (passatempo) de encontrar todos os tipos de erros em filmes, e informações históricas – tanto erros de fato quanto anacronismos – são categorias que as pessoas pesquisam.

Por exemplo, um rabino relata em um comentário sobre a Amazônia que o uso de um sotaque iiídiche no filme Os Dez Mandamentos (1956) é anacrônica, pois o Iídiche (língua de origem indo-europeia) não desenvolveu até a Idade Média.

O uso do anacronismo planejado pode ser uma fonte de criatividade e humor. No teatro, um cenário anacrônico pode trazer elementos novos ou diferentes de uma peça.

Esta é uma prática frequente: por exemplo, a peça de Sófocles Antígona sendo apresentada na Austrália em 1996 com uma produção que estabeleceu a ação em Sarajevo, e a peça de Shakespeare Décima Segunda Noite sendo apresentada em Londres em 2004 com a ação movida para um cenário em Índia.

Um anacronismo é algo colocado no período errado

Um anacronismo, simplesmente descrito, é algo pertencente ou apropriado a um período diferente daquele em que existe. Isto é particularmente verdadeiro para itens conspicuamente antiquados, mas também pode ser aplicado a itens futuristas definidos em peças de período.

A maioria dos anacronismos existem por engano, mas alguns gêneros, como o steampunk intencional, misturam diferentes épocas.

Tais erros aparecem com frequência na ficção, seja por meio de romances, filmes, televisão ou até mesmo em produções online.

Erros também aparecem em mosaicos, pinturas e ilustrações de livros. Eles são muitas vezes o resultado de não pesquisar bem um tópico, mas nem sempre é esse o caso.

Anacronismos podem ser o simples resultado de preconceitos culturais contra um período histórico ou falta de informação sobre a época.

Para indicar um exemplo simples: um escritor poderia se referir a William, o Conquistador, ligando para Londres. Como o telefone não foi inventado até 1867, isso seria um anacronismo.

Ou, um pintor pode pintar uma foto mostrando pessoas preparando seu jantar em um fogão elétrico em 1450. Como a eletricidade não foi inventada até o final do século XIX, isso seria um anacronismo.

Um exemplo mais pernicioso é a teoria de que os povos medievais acreditavam que a Terra era plana. Esta é uma ficção totalmente inventada criada por Washington Irving quando ele escreveu sua biografia de Cristóvão Colombo. Ele percebeu que a maior conquista do explorador – descobrir o continente norte-americano e administrar a viagem de retorno – foi um acidente colossal devido aos seus maus cálculos. Para fazer de Colombo um herói melhor de sua história, Irving inventou uma história de Ferdinand e Isabella acreditando que ele iria cair totalmente da terra.

Anacronismo por erro

Outros anacronismos podem ser o resultado de uma simples supervisão da direção.

Por exemplo: um diretor de cinema fazendo um filme sobre os vitorianos pode, por acidente, filmar um avião no céu. Mais frequentemente relógios de pulso podem ser encontrados em extras para um filme de período definido no Velho Oeste ou até mesmo o Império Romano.

Ou, o gravador de som pode, por acidente, gravar o som de um celular tocando. Como os telefones celulares não foram inventados até o final do século XX, isso seria outro exemplo de anacronismo.

Fonte: www.merriam-webster.com/www.wisegeek.org/www.historyonthenet.com/en.oxforddictionaries.com/literarydevices.net

Veja também

computador-analogico

Computador Analógico

PUBLICIDADE Definição Um computador analógico é um computador que é usado para processar dados analógicos. Os computadores analógicos armazenam …

Axioma

PUBLICIDADE Um axioma é uma proposição assumida dentro de um corpo teórico sobre o qual …

Parapsicologia

PUBLICIDADE A parapsicologia é a ciência que investiga explicações por meio de acontecimentos incompreensíveis. Uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.