Breaking News
Home / Curiosidades / Chatelaines

Chatelaines

PUBLICIDADE

châtelaine (do francês: “Senhora do Castelo”) na sua forma original é um gancho do cinto, usado pela senhora do castelo, a partir do qual foram suspensas as chaves do castelo. Era uma forma de jóias que teve suas origens em uso prático.

Através do tempo e inovação castelãs veio para apoiar várias cadeias de onde acessórios foram suspensos. Castelãs não foram reservados para as mulheres. Os homens usavam-los também. Os primeiros exemplos suspenso itens como um relógio, selo, pequena faca de bolso e um instrumento de escrita.

Roupas femininas não fez nenhuma provisão para a necessidade de realizar estas pequenas, mas necessárias objetos, desenhados como estavam sem bolsos. Os cintos largos que estavam em moda proporcionou uma excelente plataforma para suportar grandes ganchos Châtelaine e vários modelos são conhecidos por terem sido fabricados.

Eles começaram a ficar mais e variadas ferramentas de uso doméstico a partir de seus cintos para tê-los à mão em todos os momentos. Esse costume deu origem à evolução de um pedaço de jóias funcional que é considerado o antecessor da bolsa da senhora moderna. Castelãs só perdeu a sua popularidade quando as mulheres começaram a trabalhar fora de suas casas em todo o início do século 20.

Castelãs eram populares entre os dias 17 e início do século 20. A utilidade prolongada do item causou a aparecer em uma miríade de diferentes estilos, seguindo moda ao longo dos tempos. De tão cedo quanto a Idade Média anéis lisos com cadeias foram usados ??eventualmente evoluir para obras extremamente detalhados.

O inglesa Revista Nacional que informou sobre a moda em 1874 considerou que castelãs também foram usadas em bailes, com ganchos suspensos a partir deles para manter os fãs. Uma série de castelãs na Exposição 1878 reflete a sua aceitação no desgaste formal.Châtelaine A senhora típico iria suspender chaves importantes, um lápis com um pequeno marfim folha para escrever, bolsas, estojo ,  e tesouras ou utensílios de costura e outros itens essenciais do cotidiano.

Uma extensa gama de ouro e prata, aço e galvaniza acessórios e apêndices entrou no mercado e massa infinitas fabricados castelãs estampadas, muitos dos fabricantes alemães, estavam disponíveis nas lojas que indicam o uso generalizado e popularidade decastelãs.

A tendência geral para o início de 1900 tornou-se o de castelãs menores. Broches removíveis que podem ser usadas separadamente, decorando os topos das castelãs, tornou-se moda. O início do século 20 marcou o fim da châtelaine embora costureiras dias moderna ainda gostaria de usá-los por razões práticas.

O que é

Chastelã, ornamento, usado por homens e mulheres e, geralmente presa ao cinto ou no bolso, com correntes com ganchos para pendurar pequenos artigos, como relógios, chaves, selos, escrever comprimidos, tesoura , e bolsas. A palavra castelã é derivado de uma palavra que significa o guardião de um castelo, assim, a pessoa encarregada com as chaves.

Chatelaines

Durante o século 18, castelãs foram particularmente popular. O melhor eram feitos de ouro; mais baratos de um amarelo liga foram nomeados ouropel, após o inventor do material. Alguns castelãs foram decoradas com repuxado ou esmalte e cenas bíblicas, mitológicas, ou de gênero representados.

Outros foram embutidos com ágata , e, no final do século 18, alguns foram adornados com cameos em estilo pseudoclassical. O mais luxuoso eram decorados com pedras preciosas, principalmente diamantes.Um bom exemplo de um diamante , ouro e prata castelã é que fez em 1767 pelo joalheiro francês Jean-François Fistaine para a rainha Caroline Mathilda da Dinamarca.

Fonte: www.britannica.com/www.langantiques.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Fórceps

PUBLICIDADE Fórceps é um instrumento de metal com duas alças usadas especialmente em operações médicas …

Fake News

Fake News

PUBLICIDADE O que é fake news? A fake news (ou notícia falsa) é uma notícia que …

Grampo Cirúrgico

Grampo Cirúrgico

PUBLICIDADE Grampo Cirúrgico é um dos vários dispositivo cirúrgico usados para unir, prender, suportar ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.