Breaking News
Home / Curiosidades / Metamorfose da Borboleta

Metamorfose da Borboleta

PUBLICIDADE

Borboletas e mariposas passam por um ciclo de vida conhecido como metamorfose completa. As fases do seu ciclo de vida incluem: ovo, larva, pupa e fase adulta.

Cada borboleta começa sua vida como um ovo. Cada espécie de borboleta só comem uma única planta (ou grupo de plantas aparentadas) como lagartas. Esta planta em particular que uma lagarta deve ter é chamada de HOSPEDAGEM para aquela espécie de borboleta (ou mariposa).

Quando uma larva de borboleta ou mariposa (também conhecida como lagarta) sai do ovo, é muito pequena!  Uma lagarta tem apenas um trabalho: comer! Muitas espécies de lagartas começam sua festa comendo sua casca de ovo, que contém muitos nutrientes. Outras espécies de lagartas começam imediatamente a comer as pequenas partes macias das folhas.

Metamorfose da borboleta

Lagartas (e todos os insetos) enfrentam um desafio à medida que crescem! Infelizmente, a pele deles não pode crescer com eles! Para que uma lagarta cresça mais do que a pele que tinha quando eclodiu, ela deve criar uma pele nova e maior! A lagarta faz isso primeiro cultivando uma nova pele sob a pele externa. Então, quando estiver pronto, “solta” a pele velha e a pele nova e maior por baixo é exposta. Depois que a lagarta faz a muda pela primeira vez, e tem espaço para crescer.

A crisálida (genericamente chamada de pupa) não é um estágio de “repouso” como muitas pessoas pensam. Muito pelo contrário, muita coisa está acontecendo com a pupa! O corpo da lagarta está se transformando em uma borboleta adulta! As asas estão completamente formadas (o começo das asas estava se formando sob a pele da lagarta antes de sua última muda) na crisálida. As antenas são formadas e os bocais mastigadores da lagarta são transformados nos bocais sugadores da borboleta.

Após aproximadamente 10 a 14 dias como uma crisálida, a borboleta está pronta para emergir. Quando a borboleta emerge da sua crisálida, suas asas são pequenas e molhadas, e a borboleta ainda não pode voar. A borboleta deve bombear fluidos de seu abdome através das veias de suas asas, o que faz com que as asas se expandam até seu tamanho total. Em seguida, as asas devem secar e a borboleta deve exercitar os músculos do vôo antes de poder voar.

Estágios do Ciclo de Vida da Borboleta

  • Ovo
  • Lagarta ou Larva
  • Pupa também conhecida como crisálida ou casulo
  • Borboleta

Estágio 1: O ovo

Todas as borboletas começam como um ovo. Os ovos são colocados por fêmeas adultas e são normalmente encontrados na parte inferior das folhas. A borboleta fêmea usará seus instintos para selecionar as plantas com melhor aparência ou a fonte de alimento para seus descendentes.

Os ovos eclodirão de alguns dias a algumas semanas, dependendo do tipo de lagarta e das condições climáticas. A lagarta vai sair do ovo para começar sua nova jornada.

Estágio 2: larvas ou lagarta

Esses pequenos passam a maior parte do tempo comendo. Lagartas podem comer muito! Lagartas comem folhas.

Quando não estão comendo, passam o tempo se escondendo de predadores, descansando e crescendo.

Quando a lagarta finalmente estiver cheia, a lagarta encontrará um bom lugar para se transformar. A lagarta vai trocar sua pele mais uma vez. Desta vez a nova pele será crisálida.

Estágio 3: crisálida ou pupa

É o último estágio do processo de metamorfose. A lagarta está passando por uma incrível transformação dentro da casca dura. A transformação ocorre durante 9-14 dias. A lagarta está formando um abdômen, pernas e, claro, ASAS ! A lagarta emergirá da crisálida uma borboleta!

Estágio 4: Borboleta

Como uma borboleta, ela ingere néctar e irá polinizar os jardins. As borboletas atingirão a maturidade total em 4-7 dias dependendo do tipo de borboleta e o ciclo começa novamente …

Como a Lagarta se Transforma em Borboleta?

A transformação acontece em quatro fases: o ovo, a larva, a pupa e o estágio adulto. O início do ciclo começa com os ovos, postos pelas borboletas geralmente em folhas de plantas.

“Esse período dura de alguns dias até um mês”, diz a entomologista (especialista em insetos) Cleide Costa, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

Um mecanismo no corpo do inseto faz o embrião permanecer inativo no ovo até as condições do clima e do crescimento da planta onde está se tornarem favoráveis.

Ele se transforma, então, em larva (lagarta). Nessa fase, com duração de meses até mais de um ano, o animal come mais, geralmente folhas, para crescer e guardar energias.

Durante esse estágio, a larva produz fios de seda ou semelhantes, que se prendem à superfície onde ela está. Apesar de ainda não ser o casulo, esses fios servem como abrigo contra os predadores.

Ao atingir a fase de pupa, depois de várias mudanças de pele, o animal usa esses fios para construir o verdadeiro casulo. É nessa terceira fase que acontecem as grandes mudanças. A larva fica em estado de total repouso por um período que varia de uma semana a um mês e os tecidos do seu corpo vão se modificando.

Quando a borboleta está pronta, ela rompe o casulo e libera as asas. A principal atividade na fase adulta, que dura de uma semana a alguns meses, é a reprodução.

Fonte: www.butterflyschool.org/butterflyjoy.org/super.abril.uol.com.br

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Otoscópio

PUBLICIDADE O que é Um otoscópio é uma ferramenta que permite ao médico ver dentro …

Osteótomo

PUBLICIDADE O que é um Osteótomo? Osteótomo são instrumentos (dispositivos) simples que foram projetados e são …

Fórceps

Fórceps

PUBLICIDADE Fórceps é um instrumento de metal com duas alças usadas especialmente em operações médicas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.