Breaking News
Home / Curiosidades / Placa de Som

Placa de Som

PUBLICIDADE

Descrição da placa de som

Uma placa de som é uma peça de hardware retangular com vários contatos na parte inferior do cartão e várias portas do lado para conexão a dispositivos de áudio, como alto-falantes.

A placa de som instala-se em um slot PCI ou PCIe na placa-mãe.

Uma vez que a placa-mãe, o gabinete e os cartões periféricos são projetados com compatibilidade, o lado da placa de som se encaixa apenas na parte de trás do gabinete quando instalado, tornando as portas disponíveis para uso.

Existem também placas de som USB que permitem conectar fones de ouvido, microfones e talvez outros dispositivos de áudio ao seu computador através de um pequeno adaptador que pode ser conectado diretamente a uma porta USB.

Definição

A placa de som é um cartão de expansão que permite ao computador enviar informações de áudio para um dispositivo de áudio, como alto-falantes, um par de fones de ouvido, etc.

Ao contrário da CPU e da RAM, a placa de som não é uma peça necessária de hardware necessária para que o computador funcione.

Os termos placa de áudio, adaptador de áudio e adaptador de som às vezes são usados no lugar da placa de som.

Placa de Som

Alternativamente referido como um dispositivo de saída de áudio, placa de som ou placa de áudio. Uma placa de som é uma placa de expansão ou IC para produzir som em um computador que pode ser ouvido através de alto – falantes ou fones de ouvido. Embora o computador não precise de um dispositivo de som para funcionar, eles estão incluídos em cada máquina de uma forma ou de outra, seja em um slot de expansão ou incorporado na placa – mãe (a bordo ).

O que é uma placa de som?

Uma placa de som é um componente de computador interno que processa arquivos de áudio para fornecer reprodução de alta qualidade através de alto-falantes do computador. Ele toca voz, bem como arquivos de música e pode lidar com vários formatos de arquivos de áudio, incluindo áudio e mp3 citando apenas alguns.

A qualidade da placa de som e alto-falantes afetam a qualidade geral do som do sistema informático. O cartão típico possui uma interface disponível na parte de trás do computador com várias portas de entrada e saída, incluindo o plugue do alto-falante.

A maioria dos cartões também possui uma porta de entrada de linha para ouvir ou gravar a partir de um dispositivo externo, como um reprodutor de áudio digital.

Se o dispositivo de origem não tiver uma porta de saída de linha para se conectar à placa de som, um cabo estéreo pode ser executado a partir da tomada de fone de ouvido no dispositivo de origem para a porta de entrada de linha no cartão. Podem ser necessárias configurações de software para ouvir o dispositivo jogar.

Uma porta de microfone também está incluída. Ao conectar um microfone externo, pode-se gravar notas, palestras, registros pessoais diários, blogs de áudio ou podcasts. Para a audição privada, cada placa possui uma tomada de fone de ouvido, que oferece a maneira perfeita de desfrutar de MP3, DVDs ou outros arquivos de áudio sem perturbar os outros.

Placa de som
Uma placa de som processa o áudio para que as informações possam ser tocadas através de alto-falantes do computador

Uma placa de som geralmente vem com software e drivers proprietários, embora os sistemas operacionais Microsoft® padrão detectem e carregem automaticamente drivers para cartões populares. O software interage com o cartão para permitir ao usuário configurar parâmetros e controles, e para realizar verificações no hardware. Também pode vir com ferramentas para gravar, gravar, editar ou compor.

Os dispositivos avançados vêm com versatilidade adicional para audiófilos. O cartão pode incluir uma porta de som digital, uma interface midi ou portas de entrada / saída do formato de interface digital Sony-Philips (SPDIF). Alguns incluem uma interface do compartimento da frente que pode incluir uma segunda entrada de linha, portas de instrumento para gravação de música original, uma tomada de fone de ouvido com controle de volume próprio, Firewire® ou outras opções. Ter estas portas na frente do computador em uma baía, em vez de na parte de trás, é altamente conveniente para usar o computador como um estúdio de gravação pessoal.

Geralmente, cartões de som mais caros vêm com programas avançados de software para edição e gravação. Eles também suportam som surround para uma experiência de áudio de alta qualidade. Isso é importante para os audiófilos e os jogadores.

Muitas placas-mãe hoje possuem placas de som incorporadas. Estes podem ser desativados para usar um cartão de terceiros superior comprado e instalado separadamente, embora o dispositivo interno seja provavelmente adequado para aqueles menos fanáticos sobre sua qualidade de som. Componentes de terceiros estão disponíveis em todos os lugares, os componentes do computador são vendidos.

Usos de uma placa de som de computador

Jogos
CDs de áudio e música
Assistir filmes
Conferência de áudio
Criando e jogando Midi
Software educacional
Apresentações empresariais
Gravação
Reconhecimento de voz

Fonte: www.lifewire.com/www.computerhope.com/www.wisegeek.org

Veja também

Necromancia

PUBLICIDADE Definição Necromancia é o ato de se comunicar com os mortos para descobrir o …

Cistoscópio

Cistoscópio

PUBLICIDADE Definição O Cistoscópio é um instrumento tubular de metal oco, equipado com uma luz, …

criptomoedas

Criptomoeda

PUBLICIDADE A criptomoeda é um ativo digital projetado para funcionar como um meio de troca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.