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Motivação Cognitiva

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Definição de Motivação Cognitiva

Quando as pessoas pensam e raciocinam, elas às vezes têm interesse no resultado de seu pensamento e raciocínio. Por exemplo, as pessoas se envolvem em pensamentos ilusórios sobre se seus times favoritos ganharão ou não, ou se um parente sobreviverá a um procedimento cirúrgico arriscado. Nessas situações, as pessoas podem ter menos mente aberta do que em outras situações nas quais não têm um resultado preferencial em mente.

Motivação Cognitiva refere-se à influência de motivos em vários tipos de processos de pensamento, como memória, processamento de informações, raciocínio, julgamento e tomada de decisão. Muitos desses processos são relevantes para fenômenos sociais, como auto-avaliação, percepção pessoal, estereótipos, persuasão e comunicação. É importante entender a influência da motivação porque essa pesquisa explica os erros e os preconceitos na maneira como as pessoas fazem julgamentos sociais e podem oferecer idéias sobre como compensar os efeitos negativos de tais motivos.

Teoria Cognitiva da Motivação

As teorias cognitivas da motivação procuram explicar o comportamento humano como um produto do estudo cuidadoso e do processamento e interpretação ativos das informações recebidas. Tal perspectiva é contrária à racionalização do comportamento humano como resultado de respostas automáticas governadas por regras pré-programadas ou mecanismos inatos envolvendo impulsos, necessidades e reações. As ações dos seres humanos, além do que as motiva a se engajar em ações particulares, são, portanto, o produto de processos deliberativos de pensamento, tais como crenças, expectativas, conhecimento sobre as coisas e experiências passadas.

Premissas

Os defensores da teoria cognitiva da motivação afirmam que as expectativas das pessoas guiam seu comportamento, geralmente, de maneiras que trariam resultados desejáveis.

Diz-se que a motivação cognitiva está enraizada em dois fatores básicos.

O primeiro envolve informações disponíveis para o indivíduo. Inicialmente, um indivíduo processará uma situação com base em qualquer entrada que esteja imediatamente disponível para seus sentidos.

O segundo fator envolve a experiência passada do indivíduo, à qual a pessoa se refere ao tentar compreender as informações disponíveis no momento e determinar como responder ou se relacionar com a situação atual.

O que é a Motivação Cognitiva?

motivação pode ser definida como um estado ou processo na mente que estimula, promove e controla a ação em direção a um objetivo.

Cognição é o meio pelo qual a mente obtém conhecimento e relaciona-se com os processos de pensamento e percepção.

Em psicologia, a motivação cognitiva é uma teoria que procura explicar o comportamento humano em termos do exame e consideração da informação recebida, em oposição a um conjunto embutido de instruções que governam as respostas a diferentes situações.

Em outras palavras, uma ação humana resulta de um processo de pensamento, em vez de uma resposta automatizada baseada em regras pré-programadas.

Motivação Intrínseca e Extrínseca

Psicólogos e cientistas comportamentais geralmente reconhecem duas formas de motivação, embora isso não seja universalmente aceito.

Motivação intrínseca refere-se a tarefas que são gratificantes em si mesmas, como o prazer de resolver um quebra-cabeça, aprender ou jogar um jogo.

Nestes casos, o fator motivador é interno.

motivação extrínseca envolve o envolvimento em uma tarefa por causa de fatores externos, como trabalhar por dinheiro e comida, ou tomar ações para evitar danos. As teorias da motivação tentam explicar como o comportamento direcionado por esses fatores ocorre.

Motivação Cognitiva
A Motivação cognitiva requer pensamento

As teorias da motivação cognitiva são baseadas na necessidade afirmariam que uma pessoa escolhe o trabalho que melhor lhe permite suprir suas necessidades, o que geralmente envolve ganhar dinheiro para obter comida e abrigo e prover as crianças.

As teorias da motivação cognitiva explicam por que as pessoas às vezes escolhem trabalhos de que gostam mais, mesmo que eles pagam menos e oferecem menos.

Existe um fator de motivação intrínseca que leva as pessoas a fazerem as coisas apenas pelo prazer que elas proporcionam, mesmo que isso signifique sacrificar suas necessidades em algum grau.

A motivação cognitiva baseia-se em duas coisas principais: informação disponível e experiência passada. Uma pessoa pensará sobre uma situação com base no que a informação sensorial está disponível, e também se referirá ao seu passado e tentará relacionar experiências anteriores com a situação em questão.

Teorias de motivação são usadas na educação, nos esportes, no local de trabalho e para ajudar as pessoas a superar problemas de saúde, como má alimentação, comer em excesso e abuso de álcool ou drogas.

Sob o amplo título de motivação cognitiva, os cientistas comportamentais desenvolveram uma série de teorias sobre por que as pessoas tomam as ações que fazem que não são mutuamente exclusivas.

Teoria Cognitiva Social

De acordo com essa teoria, o comportamento é fortemente influenciado pela observação de outros. As pessoas aprendem considerando as ações de outras pessoas e se essas ações resultaram em sucesso ou fracasso, recompensa ou punição, e assim por diante.

Nem sempre é necessário interagir com os outros para serem influenciados por eles; experimentos mostraram que a televisão, o vídeo e outras mídias podem ter um efeito importante no comportamento e na motivação.

Há mais do que simplesmente copiar o comportamento de outra pessoa: o observador pensa sobre o que vê e tira conclusões a partir dele. Esse tipo de aprendizado geralmente é mais rápido e pode ser mais seguro do que uma abordagem de tentativa e erro.

Autodeterminação

Esta abordagem é baseada na motivação intrínseca e afirma que os indivíduos são motivados por necessidades psicológicas inerentes, três das quais foram identificadas.

Competência é a necessidade de alcançar um resultado bem-sucedido para uma tarefa através dos próprios esforços.

Autonomia é a necessidade de estar no controle de, ou pelo menos influenciar significativamente, eventos na vida de alguém; e relacionamento é o desejo de estar conectado aos outros através da interação social.

Estudos descobriram que a introdução de fatores extrínsecos, como recompensas financeiras, tendem a minar a motivação intrínseca. As pessoas envolvidas em uma tarefa que satisfaz a necessidade de autonomia, por exemplo, tendem a se concentrar mais na recompensa e a achar a tarefa em si menos satisfatória.

Atribuição

teoria da atribuição lida com as percepções das pessoas sobre as razões de seus sucessos e fracassos.

Existem três elementos principais, baseados em se os indivíduos atribuem sucessos e fracassos a fatores internos ou externos, a fatores estáveis ou instáveis, ou a fatores controláveis ou incontroláveis.

As pessoas em geral tendem a considerar seus sucessos como devidos a fatores internos, como talento e trabalho árduo, e suas falhas a fatores externos, como a má sorte ou as ações de outros.

Algumas diferenças de gênero também são aparentes: os homens tendem a considerar a capacidade como o principal fator de sucesso e a preguiça como a razão do fracasso; as mulheres tendem a atribuir o sucesso a trabalho duro e falta de incapacidade.

Estudos mostraram que as pessoas têm menos probabilidade de mudar seu comportamento quando consideram o fracasso como decorrente de fatores que são estáveis e estão além de seu controle.

Expectativa-Valor

Esta teoria afirma que uma pessoa é motivada a perseguir um objetivo por uma combinação de sua expectativa de sucesso e sua estimativa de seu valor. O valor é determinado em termos do custo de perseguir o objetivo e a possível recompensa para alcançá-lo. Quando a expectativa e o valor são vistos como altos, um indivíduo será altamente motivado e exibirá esforço e determinação. Quando ambos estão baixos, a motivação é baixa e a pessoa não persegue o objetivo, ou o fará apenas sem entusiasmo.

Teorias Concorrentes

motivação cognitiva é apenas uma das várias explicações do porquê pessoas e animais fazem o que fazem.

A maioria dos teóricos que não apoiam essa ideia acredita que a motivação é baseada na necessidade ou reduz a motivação. A motivação baseada na necessidade assume que as ações das pessoas são baseadas em suas necessidades, como comida, água ou reprodução.

As teorias de redução de impulsos são baseadas na ideia de que os animais, incluindo os seres humanos, têm impulsos poderosos para a alimentação, o sexo e outros objetivos, e que estão motivados a agir apenas para reduzir esses impulsos.

A cognição pode ter um lugar nessas teorias, mas não é pensada como a base da motivação e do comportamento.

O que é uma Função Cognitiva?

Função cognitiva refere-se à capacidade de uma pessoa processar pensamentos.

Cognição refere-se principalmente a coisas como a memória, a capacidade de aprender novas informações, fala e compreensão de leitura.

Na maioria dos indivíduos saudáveis, o cérebro é capaz de aprender novas habilidades em cada uma dessas áreas, especialmente na primeira infância, e de desenvolver pensamentos pessoais e individuais sobre o mundo.

Fatores como envelhecimento e doença podem afetar a função cognitiva ao longo do tempo, resultando em problemas como perda de memória e dificuldade para pensar as palavras certas ao falar ou escrever.

Os seres humanos são geralmente equipados com uma capacidade de função cognitiva no nascimento, o que significa que cada pessoa é capaz de aprender ou lembrar de uma certa quantidade de informação. Isso geralmente é medido usando testes como o quociente de inteligência (QI), embora estes possam ser imprecisos ao medir totalmente as habilidades cognitivas de uma pessoa.

Infância e primeira infância são os períodos em que a maioria das pessoas é mais capaz de absorver e usar novas informações, com a maioria das crianças aprendendo novas palavras, conceitos e maneiras de se expressar semanalmente ou diariamente. A capacidade de aprender diminui pouco a pouco à medida que se envelhece, mas a função cognitiva geral não deve esgotar-se em larga escala em indivíduos saudáveis.

Motivação Cognitiva
A função cognitiva é mais forte na infância e na primeira infância

Motivação Cognitiva
A função cognitiva diminui à medida que envelhecemos

Certas doenças e condições podem causar um declínio na cognição. A esclerose múltipla (EM), por exemplo, pode eventualmente causar perda de memória, incapacidade de compreender novos conceitos ou informações e esgotar a fluência verbal. Nem todos os pacientes que sofrem dessa condição experimentarão esses efeitos colaterais, e a maioria dos pacientes manterá a capacidade de falar tão bem quanto o seu intelecto geral.

Algumas pesquisas sugerem que é possível melhorar a função cognitiva e prevenir um declínio natural na memória e no pensamento quando causado pelo envelhecimento normal. Fazer atividades como problemas de palavras, problemas de memória e matemática pode “exercitar” o cérebro de modo que menos células morram ou se tornem inativas ao longo do tempo. Isso pode resultar em um período mais longo de cognição de alto nível e até mesmo aumentar as habilidades cognitivas em alguns indivíduos. Assim como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro precisa de estimulação regular para permanecer forte.

Quaisquer sintomas de diminuição da cognição devem ser avaliados por um médico para descartar qualquer condição grave. A perda de memória, por exemplo, pode inicialmente se apresentar por mudanças sutis na função cognitiva antes de progredir para sintomas mais graves.

Na maioria dos casos, a perda de memória ou a incapacidade de pensar claramente são causadas por problemas simples que podem ser solucionados facilmente.

Fadiga ou estresse, por exemplo, podem resultar em perda temporária de cognição. O problema geralmente resolve quando os problemas subjacentes são resolvidos.

Sintomas prolongados ou aqueles que pioram com o tempo sempre devem ser levados a sério, já que podem sinalizar um distúrbio mental ou físico.

Fonte: www.psychologynoteshq.com/www.wisegeek.org/psychology.iresearchnet.com/explorable.com/www.cambridge.org

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