Breaking News
Home / Curiosidades / Formigamento no Corpo

Formigamento no Corpo

PUBLICIDADE

Como cada corpo é quimicamente único, cada pessoa pode experimentar sintomas de ansiedade de uma maneira única. Com isso em mente, os sintomas de ansiedade formigamento são frequentemente descritos como:

Sensação de formigamento em qualquer parte ou no corpo, incluindo mãos, pés, dedos dos pés, cabeça, face, braços, peito, costas, virilha, boca, etc.
Sensações de agulhas, dormência, pressão ou sensações de tremor nos braços, mãos, pernas, pés, cabeça, rosto ou em qualquer parte do corpo.
Uma sensação de parestesia em qualquer parte ou no corpo.
Uma dormência formigante, sensação espinhosa em qualquer parte ou no corpo.
Você pode experimentar uma, muitas ou todas essas sensações.

Esses sintomas de ansiedade de formigamento podem afetar persistentemente apenas uma área, podem mudar e afetar outra área ou áreas, e podem migrar por toda parte e afetar muitas áreas repetidas vezes.

Esses sintomas de ansiedade de formigamento, podem ir e vir raramente, ocorrer com frequência ou persistir indefinidamente.

Esses sintomas de ansiedade de formigamento podem preceder ou acompanhar uma escalada de outras sensações e sintomas de ansiedade, ou ocorrer por si só.

Esses sintomas de ansiedade de formigamento podem variar em intensidade, desde ligeira a moderada a severa.

Sentimentos de formigamento podem ser causados ​​por vários fatores, incluindo:

Permanecendo na mesma posição (sentado ou em pé) por um longo tempo
Lesão ou pressão em um nervo (por exemplo, uma lesão nas costas pode causar dormência nas pernas ou pés, e uma lesão no pescoço pode causar dormência nos braços e nas mãos).
Pressão nos nervos espinhais (por exemplo, devido a uma hérnia de disco)
Falta de suprimento de sangue para uma área (por exemplo, fluxo sanguíneo restrito – muitas vezes nos referimos a ele como “adormecer” ou por motivo médico, como o acúmulo de placa devido à aterosclerose – isso pode causar dor, dormência e formigamento)
Efeitos colaterais de certos medicamentos
Falta de vitamina B12 ou outras vitaminas
De terapia de radiação
Ação tóxica nos nervos, como álcool, tabaco ou chumbo
Níveis anormais de cálcio, potássio ou sódio no corpo

QUAL É A CAUSA DOS FORMIGAMENTOS?

Formigamento no Corpo

Eles geralmente acontecem quando os nervos do sistema nervoso periférico recebem certos tipos de estimulação.

Essa parte do sistema nervoso atende os estímulos provenientes dos receptores do tato e controla também a movimentação dos músculos.

O estímulo que causa o formigamento pode ser tanto resultado de pressão no nervo, quanto de um processo inflamatório ou, o que é mais comum, falta de irrigação sanguínea – como quando cruzamos uma perna sobre a outra.

“O chamado nervo ciático publíteo externo, localizado abaixo do joelho, é pressionado, provocando formigamento”, afirma o neurologista Saul Cypel, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Se a pressão continuar por muito tempo, a pessoa pode até perder temporariamente os movimentos, uma vez que esse nervo é também responsável pelos músculos da perna.

Além disso, a falta de vitaminas – principalmente B1 e B12 – também pode desencadear a sensação de formigamento.

Formigamento – o que pode ser

Formigamento é um dos sintomas neurológicos mais frequentes, e pode ser devido a muitas causas, de simples até graves.

Formigamentos são chamados na nomenclatura médica de parestesias, podem ocorrer no rosto, nas pernas, nos braços, no tórax e abdome.

Formigamentos em apenas um lado do corpo são de provável origem neurológica, quando ocorre subitamente, associado a uma perda de força em uma metade do corpo, pode ser sinal de um AVC, de um derrame.

Formigamentos podem também preceder ou acompanhar dores de cabeça do tipo enxaqueca, especialmente a enxaqueca com aura, neste caso tem duração de 5 a 60 minutos e são passageiros, logo a seguir ou juntamente com o formigamento em uma metade do corpo (geralmente metade do rosto e braço no mesmo lado) a dor de cabeça da enxaqueca.

Quando o formigamento é dos dois lados, pode ser sinal de hiperventilação, ansiedade, geralmente nas duas mãos simultaneamente ou na boca, lábios. Quando o formigamento é apenas na mão, pode até ser dos dois lados, mais à noite, pode ser da síndrome do túnel do carpo.

As neuropatias periféricas, doenças dos nervos periféricos, causam formigamentos, queimação, dor em extremidades das mãos e ou pés, sola dos pés em geral. Pode ocorrer pela chamada neuropatia periférica do diabetes.

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista.

Fonte: www.anxietycentre.com/super.abril.uol.com.br/cefaleias.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Borduna

PUBLICIDADE A borduna está entre a mais simples de todas as armas: uma pequena vara, …

Frenologia

PUBLICIDADE O que é A frenologia é uma teoria, popularizada no início do século XIX, …

Otoscópio

PUBLICIDADE O que é Um otoscópio é uma ferramenta que permite ao médico ver dentro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.