Breaking News
Home / Curiosidades / Cistoscópio

Cistoscópio

PUBLICIDADE

Definição

O Cistoscópio é um instrumento tubular de metal oco, equipado com uma luz, especialmente projetado para passar através da uretra para a bexiga para permitir a inspeção visual do interior da bexiga.

O que é um Cistoscópio?

Um cistoscópio é um dispositivo médico que um urologista pode usar para examinar a uretra e a bexiga de um paciente em um procedimento chamado cistoscopia. Isso pode ser feito para fins de diagnóstico, para coletar informações sobre a condição de um paciente, ou para fins terapêuticos, onde o médico irá realizar um procedimento para corrigir um problema como pedras na bexiga.

Existem vários modelos diferentes de cistoscópios e o procedimento pode exigir anestesia geral em alguns casos, pois pode ser doloroso ou desagradável.

Os cistoscópios flexíveis dobram-se e flexionam-se dentro do paciente. Para um procedimento que usa esse design, muitas vezes é possível usar um anestésico local para manter o paciente confortável, uma escolha comum quando o médico quer uma rápida olhada diagnóstica dentro da bexiga. O médico pode inserir ferramentas no escopo para coletar amostras de tecido ou outros materiais. Os pacientes precisarão ficar muito quietos e receber um sedativo para permanecerem calmos e relaxados enquanto o médico trabalha.

O desenho rígido do cistoscópio é rígido e geralmente requer anestesia geral, particularmente em homens. A inserção do dispositivo pode ser dolorosa e os pacientes podem sentir desconforto à medida que o médico avança. Uma cistoscopia cirúrgica com anestesia geral pode ser necessária para o tratamento de algumas condições. Com qualquer método, o paciente geralmente recebe antibióticos profiláticos para prevenir infecções na bexiga ou na uretra, pois a introdução do cistoscópio pode expor o paciente ao risco de infecção bacteriana.

Cistoscópio

Um médico pode solicitar uma cistoscopia nos casos em que suspeitar de câncer, cálculos, inflamação grave ou anormalidades anatômicas. O urologista pode avaliar o paciente para saber mais sobre o caso e decidir sobre a técnica mais apropriada a ser usada. As pessoas muitas vezes ficam nervosas com o procedimento de cistoscopia porque se preocupam com a dor e o desconforto, e o médico pode discutir o lubrificante e o anestésico que ele usa para familiarizar o paciente com o que vai acontecer.

Após um procedimento com cistoscópio, o paciente pode precisar aguardar os resultados da biópsia se o médico coletar amostras.

O médico usará esses resultados, juntamente com as informações coletadas durante o procedimento para fazer recomendações de tratamento. Nos casos em que o dispositivo é usado como parte de um tratamento terapêutico, o médico pode solicitar uma consulta de acompanhamento para garantir que o procedimento seja um sucesso e para avaliar o paciente quanto a possíveis complicações.

Após uma cistoscopia, os pacientes podem apresentar micção dolorosa ou com sangue, mas devem ficar atentos a sinais de alerta de complicações como dor intensa, sintomas persistentes e problemas como febre ou sensibilidade no abdômen.

Fonte: Por Portal São Francisco

Veja também

Labirinto

Labirinto

PUBLICIDADE Definição Um Labirinto complicada rede irregular de passagens ou caminhos nos quais é difícil encontrar o …

Necromancia

PUBLICIDADE Definição Necromancia é o ato de se comunicar com os mortos para descobrir o …

criptomoedas

Criptomoeda

PUBLICIDADE A criptomoeda é um ativo digital projetado para funcionar como um meio de troca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.