Breaking News
Home / Curiosidades / Paranormal

Paranormal

PUBLICIDADE

Paranormal é  uma experiência difícil de explicar por conhecimentos científicos.

Os eventos paranormais são fenômenos descritos na cultura popular, folclore e outros corpos de conhecimento não-científicos, cuja existência dentro desses contextos é descrita para além da experiência normal ou explicação científica.

Um fenômeno paranormal é diferente de conceitos hipotéticos como matéria escura e energia escura. Ao contrário dos fenômenos paranormais, esses conceitos hipotéticos são baseados em observações empíricas e dados experimentais obtidos através do método científico.

As crenças paranormais mais notáveis ​​incluem aqueles que pertencem a fantasmas, vida extraterrestre, objetos voadores não identificados , habilidades psíquicas ou percepção extrasensorial e criptípios.

Etimologia

O termo “paranormal” existiu na língua inglesa desde pelo menos 1920.  A palavra consiste em duas partes: para e normal . A definição implica que a explicação científica do mundo que nos rodeia é “normal” e qualquer coisa acima, além ou contrária a isso é ‘para’.

Sobre a classificação de assuntos paranormais, Terence Hines em seu livro Pseudociência e Paranormal (2003) escreveu:

O paranormal pode ser melhor considerado como um subconjunto de pseudociência. O que diferencia o paranormal de outras pseudociências é a dependência de explicações de alegados fenômenos que estão bem fora dos limites da ciência estabelecida. Assim, os fenômenos paranormais incluem a percepção extrasensorial (ESP), telequinesia, fantasmas, poltergeists, vida após a morte, reencarnação, cura de fé, auras humanas, e assim por diante. As explicações para esses fenômenos aliados são formuladas em termos vagos de “forças psíquicas”, “campos de energia humana”, e assim por diante. Isso contrasta com muitas explicações pseudocientíficas para outros fenômenos não-complementares, que, apesar de uma ciência muito ruim, ainda são formulados em termos científicos aceitáveis.

O que é

Paranormais ou fenômenos paranormais  são usados para nomear algum tipo de experiências que estão fora do campo de explicáveis termos experiências normais cientificamente . Fenômenos paranormais não podem ser assimilados a outros fenômenos que não são completamente compreendidos, como, por exemplo, a energia escura.

A comunidade científica considera que não há evidências que suportem o conjunto de crenças incluídas no rótulo “paranormal”, considerando-as pseudocientíficas

Fonte: en.wikipedia.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Frenologia

PUBLICIDADE O que é A frenologia é uma teoria, popularizada no início do século XIX, …

Otoscópio

PUBLICIDADE O que é Um otoscópio é uma ferramenta que permite ao médico ver dentro …

Osteótomo

PUBLICIDADE O que é um Osteótomo? Osteótomo são instrumentos (dispositivos) simples que foram projetados e são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.