Breaking News
Home / Curiosidades / Otoscópio

Otoscópio

PUBLICIDADE

O que é

Um otoscópio é uma ferramenta que permite ao médico ver dentro de uma orelha.

Para conseguir isso, o otoscópio precisa manter o canal auditivo aberto, e a fixação do espéculo na extremidade do otoscópio realiza essa função, tipicamente como um objeto semelhante a um cone de plástico,

forte o suficiente para esticar os músculos do canal auditivo. O espéculo do otoscópio pode ser descartável ou pode ser reutilizado depois de esterilizado.

O canal auditivo humano é um tubo oco que se torce ligeiramente dentro da cabeça.

Vários problemas médicos podem afetar o ouvido, desde a surdez temporária causada por cera de ouvido impactada, até a surtos de tímpanos e infecções de ouvido.

Para diagnosticar o problema exato que afeta o ouvido, o médico geralmente insere um otoscópio no ouvido. Esta é uma ferramenta de ampliação com uma fonte de luz, já que o interior do canal auditivo não deixa entrar muita luz, e o próprio corpo do otoscópio bloqueia a luz natural de iluminar o canal.

Na frente do otoscópio está o espéculo, também chamado de cone, de sua aparência.

A extremidade mais estreita é inserida no ouvido, e a porção que fica do lado de fora é maior, para que não fique presa acidentalmente no interior do canal.

Um canal auditivo adulto típico tem cerca de 2 cm de comprimento, e o espéculo do otoscópio ajuda a manter as paredes do canal afastadas para que o médico possa ver profundamente dentro da orelha.

Somente a parte do espéculo do otoscópio é tipicamente inserida no ouvido, e o médico segura o corpo do otoscópio fora do corpo.

Espéculos de otoscópio vêm em uma variedade de diâmetros, para caber uma variedade de orelhas. Isso é necessário porque as crianças, por exemplo, têm canais auditivos menores que os adultos.

Um espéculo muito grande poderia causar dor, enquanto um espéculo demasiado pequeno poderia ser inútil para manter o canal auditivo aberto.

Uma gama típica de diâmetros para o espéculo do otoscópio é de cerca de 3 a 5 mm.

Comumente, o espéculo do otoscópio é feito de plástico, devido à sua praticidade para limpar e sua resistência à quebra.

Às vezes, um otoscópio tem um espéculo no final que pode ser removido após o uso em um paciente específico para limpeza e esterilização, antes de ser usado em outro paciente. Alternativamente, o médico pode optar por usar espéculos descartáveis, que podem ser jogados fora após um uso e substituídos por um novo espéculo.

Ferramenta médica

Um otoscópio é uma ferramenta médica que permite aos médicos olhar dentro dos ouvidos de seus pacientes.

Em algumas regiões, o dispositivo é conhecido como auriscópio.

O design simples de um otoscópio permite que os médicos o usem em várias aplicações, não apenas para olhar para os ouvidos.

Muitos médicos mantêm um otoscópio, porque às vezes é necessário examinar os ouvidos de um paciente.

O dispositivo pode ser obtido de muitas empresas de suprimentos médicos, uma vez que é um item comumente necessário, e os otoscópios variam muito de preço, com modelos de ponta exigindo um preço alto.

O desenho de um otoscópio é muito simples. O dispositivo tem uma alça longa, geralmente texturizada para fácil manuseio. Em uma extremidade, a alça tem uma luz brilhante e uma lupa.

O médico insere um espéculo descartável no otoscópio, endireita o canal auditivo do paciente, puxa a orelha e insere o otoscópio para olhar para dentro.

Em alguns casos, o otoscópio pode ter um espaço que permita ao médico inserir ferramentas que possam ser necessárias para tratar um problema.

Como parte de um exame regular, o otoscópio é usado para verificar a saúde das orelhas do paciente. O exame pode revelar um problema oculto que deve ser tratado antes que se torne pior.

Um otoscópio também é usado para examinar os ouvidos de um paciente quando ele ou ela tem sintomas indicando um problema com as orelhas.

Alguns médicos também usam o dispositivo para espiar a garganta ou o nariz de um paciente, geralmente sem um espéculo acoplado.

Como o espéculo é a única parte do otoscópio que deve entrar em contato com a orelha, ele é projetado para ser descartável para a segurança do paciente.

A descartabilidade também permite que os médicos usem tamanhos diferentes, personalizados para os ouvidos de pessoas mais velhas e mais jovens.

A maioria dos médicos também limpe seus otoscópios após o uso para garantir que nada seja passado de paciente para paciente.

Usar um otoscópio corretamente requer treinamento. É possível danificar a orelha de um paciente durante um exame de ouvido.

Também pode ser difícil identificar um problema se você não estiver familiarizado com a anatomia e a saúde da orelha. Por essas razões, os pacientes que precisam de exames no ouvido devem sempre procurar um médico, em vez de tentar usar um otoscópio em casa. Um médico pode identificar o problema e estabelecer um curso de tratamento, assegurando que a integridade da orelha seja mantida.

Otoscópio – Fotos

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Borduna

PUBLICIDADE A borduna está entre a mais simples de todas as armas: uma pequena vara, …

Frenologia

PUBLICIDADE O que é A frenologia é uma teoria, popularizada no início do século XIX, …

Osteótomo

PUBLICIDADE O que é um Osteótomo? Osteótomo são instrumentos (dispositivos) simples que foram projetados e são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.