Breaking News
Home / Curiosidades / Bromatologia

Bromatologia

PUBLICIDADE

O que é Bromatologia?

Bromatologia, é o estudo de alimentos. É um campo relativamente novo. A bromatologia também é chamada de ciência alimentar e um bromatologista, cientista de alimentos. Você vê os resultados da ciência da comida em cada corredor no supermercado desde a forma como os itens são armazenados e os novos itens disponíveis.

Desenvolvimento de Produto

Os bromatólogos são muitas vezes responsáveis ​​pela criação de novos produtos. Por exemplo, uma empresa de iogurte ou sorvete que cria um novo sabor depende das habilidades de um bromatologista para criar esse novo sabor como parte do seu novo desenvolvimento de produtos.

A Bromatologia não consiste apenas em misturar ingredientes juntos. O bromatologista precisa se certificar de que esses ingredientes se misturam bem e possuem bom gosto juntos. A textura torna-se importante. Às vezes, os sabores de diferentes ingredientes nem sempre se misturam bem. O bromatologista irá experimentar vários ingredientes para encontrar a combinação certa.

Alimentos saudáveis ​​precisam ser gostosos e saudáveis. Neste momento, muitos consumidores preferem procurar as versões mais saborosas e menos saudáveis ​​de certos alimentos, e não as saudáveis. Normalmente versões saudáveis ​​têm menos açúcar, menos gordura e menos conservantes. Para produzir um produto saudável, a diminuição dos açúcares, gorduras e conservantes deve ser equilibrada tanto com o gosto quanto com a textura, para que o produto continue atraindo os compradores.

Se o novo sabor de iogurte é incorporar frutas frescas e sabores naturais com menos açúcar, o bromatologista precisa encontrar uma maneira de fazer esse iogurte doce o suficiente para atrair clientes que esperam e querem iogurtes doces. Talvez adicionar uma outra fruta que é naturalmente doce para a mistura para agir como um edulcorante natural será suficiente. A fruta também pode ter que ser esmagada em uma polpa e depois completamente misturada no iogurte para ser atraente.

Bromatologia

A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas, e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc. A Bromatologia se relaciona com tudo aquilo que é, de alguma forma, alimento para os seres humanos, tem a ver com o alimento desde a produção, coleta, transporte da matéria-prima, até a venda como alimento natural ou industrializado. Além disso, verifica se o alimento se enquadra nas especificações legais, detecta a presença de adulterantes, aditivos que são prejudiciais à saúde, se a esterilização é adequada, se existiu contaminação com o tipo e o tamanho de embalagens, rótulos, desenhos e tipos de letras e tintas utilizadas. Enfim, tem a ver com todos os diferentes aspectos que envolvem um alimento, com isso permitindo o juízo sobre a qualidade do mesmo.

Fonte: study.com/www.ufrgs.br

Veja também

Labirinto

Labirinto

PUBLICIDADE Definição Um Labirinto complicada rede irregular de passagens ou caminhos nos quais é difícil encontrar o …

Necromancia

PUBLICIDADE Definição Necromancia é o ato de se comunicar com os mortos para descobrir o …

Cistoscópio

Cistoscópio

PUBLICIDADE Definição O Cistoscópio é um instrumento tubular de metal oco, equipado com uma luz, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.