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Serviços de E-mail

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Serviços de E-mail

E-Mail ou Correio Eletrônico é um serviço disponível na Internet que possibilita o envio e o recebimento de mensagens (“mails”).

Para usar esse correio é necessário ter um endereço de e-mail, algo como: seunome@nomedoseuprovedor.com.br.

Conhecendo-se o endereço eletrônico da sua caixa postal, qualquer pessoa poderá enviar uma mensagem (e-mail) para você.

Todas as mensagens enviadas para você ficam armazenadas no servidor de e-mail do seu provedor até que você acesse a Internet e as vejas, recebendo-as em seu computador, salvando-as ou deletando-as.

Cada mensagem pode conter arquivos anexados a ela (“attached files”). E esses arquivos podem ter qualquer formato, podendo, portanto, ser de qualquer tipo: texto, imagens, sons, vídeos ou programas.

Quando o destinatário ler a mensagem, poderá copiar para o seu computador os arquivos que lhe foram enviados. O e-mail possibilita comunicação rápida e troca de arquivos. Assim, qualquer tipo de informação pode ser enviada/recebida.

Para ter acesso a esse serviço é necessário ter um endereço eletrônico (ou conta) de e-mail.

O endereço eletrônico (e-mail)

É um endereço, único no planeta, constituído por:

login: ou usuário, ou conta. Designa um único usuário associado a um provedor.

@: O símbolo arroba, em inglês, significa “at” (em algum lugar).

endereço do provedor: designa o endereço do provedor. Também é único.

Tipos de endereços de e-mail

Há dois tipos:

Pop3

O POP, “Post Office Protocol”, permite efetuar o download de mensagens recebidas para que, depois, seja possível acessar os e-mails com um programa de coreeio eletrônico, mesmo quando estiver conectado à Internet.

Assim, as mensagens são lidas por um programa de correio eletrônico – “mailer” instalado no computador (Mail do Mozilla ou Netscape, Eudora, Outlook, Pegasus, The Bat, etc).

É essencial que a configuração esteja correta, o que implica em configurar corretamente no “mailer” os endereços do servidor de

smtp (Simple Mail Transfer Protocol): controla o envio de mensagens e de

pop3 (Post Office Protocol Versão 3): controla o recebimento.

Note-se que só é necessário estar conectado à internet nos momentos de receber e enviar os e-mails. A leitura e a resposta podem ser feitas com a conexão desligada – “off line”, pois as mensagens são descarregadas no programa de e-mail.

Webmail

São lidos pelo navegador – browser (Mozilla, Netscape, Internet Explorer, Planet, Opera, etc), a partir de um endereço da Internet (http://…). Portanto, a partir de qualquer lugar do mundo se consegue acesso ao email, bastando usar um pc conectado à Internet.

Não é necessário configurar um programa específico para usá-lo. O único requisito é um navegador, além da óbvia conexão com a Internet. Ou seja, é um mail que não necessita de um programa de correio (mailer) instalado. Portanto, a partir de qualquer lugar do mundo se consegue acesso ao email, bastando usar um computador conectado à Internet.

Entretanto, as mensagens só podem ser lidas e respondidas on-line. Ou seja, é necessário estar conectado à internet para receber, ler, escrever e enviar os e-mails. Assim, é preciso um grande tempo de conexão à Internet, o que, em caso de uso de telefone, pode incorrer em grandes gastos financeiros para o usuário.

Uma senha é estabelecida, de modo que o mail será de uso particular. (Os provedores se comprometem a não dar acesso para outras pessoas àquela área).

E-mail grátis

Atualmente há muitos “sites” na Internet, em que se pode ter um endereço eletrônico grátis, tanto Pop3 como Webmail.

Senha

A senha deve impedir que outras pessoas possam entrar em sua caixa postal, ler seus e-mails, e enviar mensagens indevidas em seu nome.

Para invadir uma caixa postal, são utilizados programas que tentam descobrir senhas, consultando automaticamente dicionários com dezenas de milhares de palavras conhecidas. Esses dicionários tem sua eficiência aumentada, graças a diversas manipulações com sua palavras, como inversão na ordem das letras e trocas de caracteres por números.

Senhas não seguras

O seu login (o que está escrito antes do @) ao contrário:

Ex.: login denise, senha esined

Somente números:

Ex.: 12345, 2411552

Nomes, substantivos ou verbos:

Ex.: universo, flores, joaquim, correr

Nomes, substantivos ou verbos escritos ao contrário: 
Ex.: osrevinu, serolf, miuqaoj, rerroc

Dicas para ter uma senha mais segura

Senhas como essas são fáceis para lembrar, mas são mais difíceis de se descobrir.

Veja os exemplos a seguir e faça a sua senha:

Usar tanto letras maiúsculas quanto minúsculas:

Ex.: AntOniETA, JOrGe

Misturar números e letras:

Ex.: eu8201

Misturar letras e sinais de pontuação:

Ex.: javiu?

Substituir O por 0 (zero), L por 1, E por 3 pelo menos duas vezes:

Ex.: e1isab3th (elisabeth), c0l1na (colina)

Utilizar as iniciais de uma frase que você tem certeza de não se esquecer

Ex.: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, que gera a senha “amepdtbaqf”

Serviços comuns

Serviços de E-mail

Interessante é observar que, na história da Internet, diversos tipos de programas foram sendo criados, melhorados e se espalhado gradualmente, sem nenhum projeto ou controle.

A criatividade gerou vários tipos de serviços:

E-Mail:

O E-Mail ou Correio Eletrônico é um serviço que tem a função de controlar o envio e o recebimento de mensagens entre usuários. Também possui recursos para enviar arquivos anexados à própria mensagem. Assim, quando o usuário destinatário ler a mesma, pode copiar para sua máquina os arquivos que lhe foram enviados. . Se desejar mais detalhes clique aqui.

FTP:

É o File Transfer Protocol. Permite que arquivos sejam transmitidos. Os servidores armazenam arquivos, analogamente às bibliotecas que guardam e organizam livros. Os programas de transferência de arquivos pela Internet apresentam na tela os dados sobre a estrutura de diretórios (pastas) no computador local e no remoto, a partir da qual indicam-se origem e destino de uma operação de cópia. Se desejar mais detalhes clique aqui.

Chat:

Oferece recursos para que duas ou mais pessoas possam conversar “on-line” por meio de canais de Chat ou em PVT (private = particular). Vários programas usados neste serviço incluem, ainda, recursos de transferência de arquivos. Há outros serviços nesta linha: a possibilidade de conversar (falando e ouvindo) com pessoas na Internet. Também hoje é possível fazer vídeo-conferência, em tempo real, por meio de câmeras instaladas no micro, possibilitando que as pessoas além de ouvir, possam ver a imagem de inter-locutores e vice-versa (tele-conferência).

NewsGroup:

Este serviço é uma variação do E-Mail, mas lhe adiciona um recurso: a coordenação de grupos de discussão, com divulgação de boletins de assuntos específicos. O usuário deve se associar a um grupo de discussão de determinado assunto para que possa enviar/receber mensagens deste grupo.

WWW:

É a World Wide Web, o serviço que disseminou a Internet pelo mundo. É uma grande teia mundial onde é possível acessar hipertextos (documentos que podem ter textos, imagens, sons e vídeos), que são documentos que possuem a característica de ter “links” (ligações) pelos quais se pode saltar de uma parte para outra de um mesmo documento, ou para outro documento. Se desejar mais detalhes clique aqui.

Esta última característica permite que todos os arquivos armazenados em todos os servidores possam ser acessados, desde que os “links” sejam corretos. Assim sendo, criou-se a possibilidade de procurar informações em um volume de dados enorme e impossível de ser atingido, antes da internet.

Esses documentos são acessados por meio de programas navegadores (browsers) que possibilitam a visualização do conteúdo das páginas. Os navegadores também incluem outros recursos por meio de alguns programas (plug-ins e add-ons) que se incorporam ao navegador (ex.: som, imagem 3D, vídeo e de FTP, que permite a cópia de arquivos).

Telnet:

É um meio alternativo para usar alguns serviços da rede, útil quando se deseja alterar alguma senha de acesso, ou acessar algum serviço do servidor em seu provedor. O Telnet permite apenas aplicações em modo texto.

CAMPOS DE ENDEREÇAMENTOS DO E-MAIL

O formato de uma mensagem segue um padrão.

O cabeçalho de uma mensagem a ser escrita contém caampos semelhantes a:

To | Para

CC | CC

BCC | CCO

Attachment |Anexo

Subject | Assunto

E segue-se o espaço para escrever, que é o corpo da mensagem.

Alguns programas verificam alguns itens. Por exemplo, quando não é especificado o Assunto (“Subject”) ou quando não há texto no corpo aparece a pergunta se a mensagem deve seguir desse modo ou não.

Eles aparecem assim, após clicar nas setinhas, à esquerda:

Serviços de E-mail

A seta que está ao lado esquerdo do “Para” for clicada, poderão ser vistas as opções Cc e Bcc.

Destinatário

Para (“To”) deve ser preenchido com o endereço da pessoa, empresa ou lista, para a qual se deseja enviar a mensagem. Por exemplo, login@ufpa.br. Esse endereço deve ser preenchido cuidadosamente, pois uma letra rocada irá levar a mensagem para uma pessoa diferente.

“Cc” é a sigla para o termo “com cópia”, é o mesmo que “carbon copy”, em inglês. “CCO” é a abreviatura de “com cópia oculta”, em inglês, “BCC” que significa “blind carbon copy”.

Cópia

Se o campo “CC” for preenchido a pessoa receberá uma cópia da mensagem. Se este campo for usado o destinatário sabe que o documento que recebeu também foi recebido pela(s) outra(s) pessoa(s) aí listada(s).

É importante notar que e-mails que estejam nos campos “Para” e “CC” ficam visíveis para todos e podem ser visualizados em programas que se destinam a descobrir e-mails que efetivamente estejam sendo utilizados, notoriamentte para o envio de propaganda não solicitada.

Cópia oculta

O campo CCO (“BCC”) tem a mesma função que o campo “CC”, com uma única diferença: quando se coloca um e-mail no campo “BCC” não é possível saber que uma cópia foi enviada para esse mail.

O uso do campo “BCC” é recomendável quando se envia o mesmo email para múltiplos destinatários, pois preserva a privacidade dos mesmos, não expondo seus endereços e não permitindo que seus e-mail´s sejam descobertos.

Assunto

Assunto (“Subject”) é onde se coloca o tema da mensagem. Deve ser sempre preenchido para facilitar buscas posteriormente. Apenas em alguns casos pode seguir vazio, por exemplo, quando se envia um comando para um processador de listas.

Anexo

É possível enviar qualquer tipo de arquivo arquivos anexado à mensagem. Ao clicar sobre esse campo deve abrir-se uma janela de procura onde o(s) arquivo(s) desejado(s) deve ser localizado(s).

Composição

Os mails podem ser formais ou não.

Formais: colocar um cabeçalho com nome da cidade e/ou data, e seguir padrões de cartas pessoais ou comercias.

Informais: Nesse caso são como bilhetes: não é preciso colocar um cabeçalho com nome da cidade e/ou data, nem seguir padrões de cartas formais.

Resposta e encaminhamento

Resposta

Na resposta (“Reply”) a uma mensagem recebida os programas de e-mail citam automaticamente a mensagem, colocando sinais de > (maior) na frente do texto citado. É importante editar o texto, deixando como citação apenas os trechos a que está respondendo ou comentando e apagando todo o texto que não é importante para a continuação da conversa.

Encaminhamento

Encaminhar uma mensagem (“Forward”) é reenviá-la a outros destinatários.

É importante notar que a mensagem dese ser editada para retirar o excesso de espacos e síbolos que o próprio programa coloca e que tornam a leitura desagradável.

TIPO DE ENVIO DO E-MAIL

Serviços de E-mail

O E-Mail ou Correio Eletrônico é um serviço disponível na Internet que possibilita o envio e o recebimento de mensagens.

Essas mensagens podem conter texto ou imagens, muitas vezes em arquivos a ela anexados. Quando o destinatário ler a mensagem, poderá copiar para o seu computador os arquivos que lhe foram enviados.

Há dois tipos de endereços de mail: pop3 e webmail.

Email tipo Pop3

É lido por um mailer, ou seja, é necessário ter um programa de correio eletrônico – mailer – instalado no computador (Mozilla Thunderbird, Messenger da suite Mozilla, Eudora, Outlook, Pegasus, etc).

É essencial que a configuração esteja correta, o que implica em informar os endereços de smtp e de pop3 do servidor.

Note-se que só é necessário estar conectado à internet para receber e enviar os e-mails. A leitura e a resposta podem ser feitas com a conexão desligada.

Email tipo Web mail

São lidos pelo navegador (Firefox, Mozilla suite, Netscape, Internet Explorer, Planet, Opera, etc), usando um endereço http.

O e-mail não precisa de que se configure um computador para usá-lo, bastando que o pc tenha um navegador instalado. Ou seja, é um mail que não mais necessita de um programa de correio (mailer) instalado.

Os mails serão lidos em uma página com um endereço http. Portanto, a partir de qualquer lugar do mundo se consegue acesso ao email, bastando usar um computador conectado à Internet.

Uma senha é estabelecida, de modo que o mail será de uso particular. (Os provedores se comprometem a nao dar acesso para outras pessoas àquela área).

Note-se que é necessário estar conectado à internet para receber, ler, responder e enviar os e-mails.

E-mail grátis

Atualmente há muitos endereços em que se pode ter um endereço eletrônico grátis, tanto pop3 como web.

MOZILA MAIL

Aparência

Serviços de E-mail

O “Mozilla Mail & Newsgroups” é o programa de correio eletrônico do Mozilla. Ou seja, permite enviar e receber mensagens de News e de e-mail do tipo POP3.

O programa de E-mail pode ser aberto dando-se um clique simples com o botão direito no ícone que surge próximo ao relógio e na opção “Mozilla mail” no menu que se abre:

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Se o Navegador estiver aberto, dependendo do tema escolhido, também pode ser acessado por meio de um dos ícones, que se encontra no canto inferior esquerdo da tela ou clicar em “Janela” – “Mail & Newsgroups”.

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 ou  

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A tela do programa é totalmente personalizável e seu aspecto pode ser totalmente modificado, de acordo com o gosto do usuário, clicando nas setas. Abaixo, sob o tema “Modern”, estão evidenciadas algumas dessas áreas em vermelho.

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Multiusuário

O programa pode manipular diversas contas de correio eletrônico simultaneamente. Ou seja, pode ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo, ou por uma pessoa com vários e-mails.

Assim, cada usuário tem um perfil – “profile”, que possui uma área própria, com caixa de entrada de mensagens (pasta “Entrada”) e de saída (pasta “Enviados”).

Cada usuário possui uma “conta” separada. Não há confusão.

Como usar o correio eletrônico

Como receber mails

Abrir o Mozilla mail e clicar no botão “Receber”

ou em “Arquivo” – “Receber Mensagens “,

ou em <Ctrl> T

As mensagens que estiverem no seu provedor serão copiadas em seu computador, na pasta “Entrada” (“Inbox”). Depois, clicar na pasta “Entrada” e selecionar cada mail a ser lido clicando sobre ele. O texto aparecerá no campo grande.

Como escrever um mail

Abrir o programa e clicar no botão “Nova msg”

ou em “Arquivo” – “Novo” – “Mensagem”,

ou em <Ctrl> M

Aparecerá uma nova janela “Mensagem – sem assunto”

Escrever o que quiser no campo reservado para a mensagem. Esse campo é chamado de “corpo do mail”

Digitar um título no campo “Assunto” (“Subject”). Esse é o nome da mensagem

Endereçar o mail , ou seja, usar os campos “Para”, “Cópia” ou “Cópia oculta” e digitar (ou colar) o mail do destinátario.

Como enviar mails

Escrever a mensagem e colocar pelo menos um mail no campo de endereçamento “PARA” (“TO”) e completar o campo “Assunto”, ou seja, dar um título à mensagem.

Se estiver conectado à Internet clicar no botão “Enviar agora”

(ou em “Arquivo” – “Enviar agora” ou em <Ctrl> Return)

Se estiver desconectado da Internet, clicar

em “Arquivo” – “Enviar depois” ou em <Ctrl> Shift Return)

A mensagem ficará em “Unsent Messages” ou em “Saída”

Quando conectar, clicar em “Arquivo” – “Enviar mensagens de “Saída”

Como endereçar um mail para muitas pessoas

Há programas que “caçam” e-mails e os incluem em detestáveis listas de endereços eletrônicos para serem usados em Marketing e Propaganda e que geram uma quantidade enorme de e-mails com anúncios comerciais, criando o problema do recebimento de mails não solicitados, que só “entopem” a Internet e incomodam os usuários.

É importante ressaltar que:

Spam é uma mensagem não solicitada, tal como propagandas.

Hoax também é uma mensagem não solicitada, que conta estórias falsas, mentirosas.

Muitas dessas mensagens são enviadas em um número tão grande que se constituem em uma corrente e as mentiras podem acabar se tornando lendas urbanas.

Quanto mais um endereço eletrônico circular na Internet mais ele pode ser identificado e “surrupiado”. Portanto, é importante lembrar que não se deve publicar os e-mails, muito menos vários deles de uma vez só.

Para não publicar os e-mails, colocar um único mail no campo de endereçamento “PARA” (“TO”) e os outros no campo “BCC”.

Como postergar o envio de um mail?

Se uma mensagem foi escrita mas ainda não deve ser enviada, existe a possibilidade de deixar para enviar mais tarde.

Estando com a janela “Compor mensagem” aberta,

clicar em “Arquivo” – “Enviar depois”.

O Mozilla não enviará automaticamente essa mensagem e o mail ficará armazenado na pasta Saída” (“Unsent Messages”).

Quando desejar enviar o mail:

1. sem fazer nenhuma mudança no texto

clicar em “Arquivo” – “Enviar mensagens de Saídas”.

2. quando se quer modificar o texto depois

clicar na pasta “Saída” e selecionar a mensagem

clicar no Menu “Mensagem” e em “Editar como nova”

Fazer as modificações desejadas

Estando conectado à Internet clicar no botão “Enviar agora”

(ou em “Arquivo” – “Enviar agora” ou em <Ctrl> Return)

Se não conseguir enviar ou receber mails

A primeira providência é verificar se alguns campos estão preenchidos corretamente. E corrigí-los, se necessário.

Abrir o programa e clicar em Editar / Configurar contas

Verificar se está selecionado o nome daquela conta.

Verificar se seu nome e endereço de mail estão corretamente digitados nos campos correspondentes

Depois, clicar em “Recebimento” e verificar se

o endereço de pop3 está digitado em “Nome do seu servidor”

(Exemplos: mail.ufpa.br; pop3.bol.com.br; pop.mail.yahoo.com.br)

o login (o que vem antes da arroba no seu e-mail) está digitado em “Nome de usuário”

<> Depois, clicar em “Envio de mensagens” e verificar se

o endereço de SMTP está digitado em “Servidor”

(Exemplos: mail.ufpa.br; smtp.bol.com.br; smtp.mail.yahoo.com.br)

o login (o que vem antes da arroba no seu e-mail) está digitado em “Nome de usuário”

Fechar tudo, conectar e tentar novamente.

Como verificar a chegada de mails

Clicar em “Editar” – “Configurar contas” – “Receber”

Marcar as opções

“Verificar por novas mensagens ao iniciar”

“Verificar por novas mensagens a cada “X” minutos”

Especificar em X o número de minutos

“Receber novas mensagens automaticamente”

Lixeira

Existe uma pasta que serve como lixeira dos e-mails apagados. É a Lixeira ou “Trash”. Ela funciona como a lixeira do Windows e vai acumulando todos os mails deletados.

Dela os mails podem ser recuperados, mas deve ser esvaziada de vez em quando, pois poderá ficar enorme e ocupar muito espaço, especialmente quando se recebe muitos mails com arquivos de imagens anexados.

Como esvaziar a Lixeira

Clicar em “Arquivo”/”Esvaziar lixeira”

Esperar a operação se completar

Lembre-se de fazer isso periodicamente para evitar problemas.

Mas quando uma mensagem é deletada da lixeira, ela não é excluída do arquivo, apenas muda de “status”, passando de 0001 = visivel para 0009 = invisível.

Somente quando as pastas forem compactadas é que as mensagens serão deletadas de fato.

Como compactar as pastas

Clicar em “Arquivo”/”Otimizar pastas”

Esperar a operação se completar

Como escolher o formato das mensagens

As mensagens podem ser enviadas em texto puro ou na linguagem codificada HTML.

O HTML permite colocar cores, fundos e figuras nas mensagens eletrônicas, mas as torna muito maiores com envio e recebimento muito mais lento. Portanto, deve ser usado com cuidado.

Para não usar o formato HTML:

Abrir o programa e clicar em Editar / Configurar contas

Clicar em Edição e Endereçamento

Manter não marcado o campo: “Usar formatação HTML para editar mensagens “

Catálogo de endereços

O catálogo de endereços é a lista dos endereços de e-mail que se deseja manter no computador. E pode ter várias outras informações , além do e-mail.

Como criar um catálogo de endereços

Há algumas maneiras. Eis uma delas:

Com uma mensagem recebida aberta, clicar, com o botão direito do mouse, sobre o e-mail do remetente e clicar em “Novo contato”

Na janela que se abre pode-se modificar o que se queira.

É importante atribuir um apelido (“Nickname”) que deve ser uma palavra curta e de fácil memorização.
Quando endereçar um mail bastará digitar o apelido (no campo no campo “Para”, “Cc” ou “Bcc”) e pressionar “Enter”. O endereço será completado automaticamente.

Como salvar um catálogo de endereços

Quando há algum problema com o computador e o Mozilla ou próprio Windows precisa ser reinstalado ou, quando se usa computadores diferentes é muito bom ter o mesmo catálogo e todos os endereços sempre a mão, pois, evidentemente, não perder um catálogo de endereços é uma grande preocupação, especialmente para quem se corresponde com muitas pessoas.

Assim, a cada vez que o catálogo é alterado, especialmente com a inclusão de novos endereços, pode ser muito útil salvá-lo e guardar uma cópia de segurança, de preferência em mídias externas, tais como disquetes.

Como salvar

Abrir o Mozilla

Clicar em Janela – Catálogo de endereços

Clicar em Ferramentas – Exportar

Na janela que aparece salvar o arquivo, com a terminação .LDIF, em uma pasta específica do seu computador

No campo “Nome do arquivo” criar um nome e clicar em “Salvar”

Como copiar catálogo de endereços

Abrir o Mozilla

Clicar em Janela – Catálogo de endereços

Clicar em Ferramentas – Importar

Na janela que aparece clicar em Catálogo de endereços e em “Avançar”

Localizar o arquivo de terminação .LDIF e esperar

Nota: Evidentemente, isso pode ser feito no mesmo ou em outro computador em que o Mozilla esteja instalado.

Como escolher o catálogo de endereços a ser usado

Abrir o Mozilla e o catálogo de endereços

Clicar em Mails – Endereçamento

No campo “Adicionar cartões em” escolher o arquivo que deve ser utilizado

(Se um arquivo com extensão .LDIF estiver sendo usado deverá ser escolhido)

Como excluir um nome do catálogo

Abrir o catálogo. Selecionar o nome e pressionar “Del”

(ou selecionar o nome e clicar no menu Editar – Excluir cartão).

Como criar listas pessoais no catálogo de endereços

Quando se tem uma lista de pessoas pra quem sempre se envia mails é importante saber como fazer uma única mensagem e enviá-la para todos os endereços simultaneamente.

Para conseguir isso usa-se uma lista (interna, do próprio programa de correio eletrônico):

Clicar em Janela / Catálogo de endereços (ou <Ctrl> 5)

Na janela que aparece clicar em “Nova Lista”

Na janela que aparece preencher os campos

“Nome da lista” = é nome que aparecerá no mail (Ex: Meus amigos) e

“Apelido da lista” = uma abreviatura a seu gosto,

para digitar no endereçamento do mail Ex: ami

Se desejar, preencha o campo “Descrição” com uma pequena descrição do que é essa lista.

Depois, no campo inferior, digitar os e-mails das pessoas que farão parte dessa lista.

(Notar que se estas pessoas já estiverem no seu catálogo e houver apelidos para elas, bastará digitar o apelido que o endereço será completado automaticamente, quando for pressionada a tecla “enter”).

É importante ressaltar que:

esta lista poderá ser alterada a qualquer momento para inclusão ou remoção de novos componentes. 
se alguém mudar de mail e for feita a alteração no cadastro da pessoa, o mail que consta na lista mudará automaticamente, não sendo necessãrio alterar a lista.

Como usar uma lista pessoal

Ao compor um novo mail, simplesmente digitar o apelido da lista num dos campos de endereçamento.

Ao pressionar “Enter” o nome aparecerá em maiúsculas e entre os sinais de “menor” e “maior”.

Quando enviar a mensagem, olhe o mail na pasta “Enviados”, lá aparecerão todos os endereços dos destinatários.

Espaço no servidor

Abrir o programa e clicar em Editar / Configurar contas

Depois clicar em “Recebimento”

Selecionar “Não excluir as mensagens do servidor” se quiser deixar as mensagens no servidor para copiar tudo de novo depois, em outro pc. (Mas tome cuidado, você tem um espaço reservado no servidor. Se ultrapassá-lo poderá perder tudo o que tem lá).

Como cadastrar várias contas de e-mail

Para usar diferentes endereços de correio eletrônico deve-se criar diversos perfis (profiles) no Mozilla mail.

Os perfis permitirão manter várias senhas e nomes de usuário diferentes, ao mesmo tempo, mas em pastas separadas.

Desse modo, cada pessoa que acessar o programa escolherá o seu perfil e lerá somente seus e-mails.

a. Fechar o Mozilla, se estiver aberto

b. Clicar em Botão Iniciar – Programas – Mozilla – “Profile Manager” ou
Clicar no ícone do lado direito com o botão direito do mouse e e em “Mozilla mail”

c. Na janela “Selecione um perfil” clicar em “Organizar”

d. Na janela “Gerenciador de perfis” clicar em “Novo”

e. Na janela “Assistente de novo perfil” clicar em “Avançar”

f. Na janela seguinte, pode-se aceitar o nome “usuário1” sugerido na janela ou trocá-lo

Notar que, embaixo, o Mozilla avisa que suas configurações, preferências, bookmarks e e-mails serão armazenados em C:Documents and Settingsusuário1Dados de aplicativosMozillaProfilesusuário1

Se desejar, é possível alterar essa pasta padrão, clicando no botão “Pasta” e selecionando o local desejado.

g. Clicar no botão “Concluir”.

h. O perfil já deve surgir, selecionado, na janela “Gerenciador de perfis”, entre os perfis existentes. Clicar em “Abrir o Mozilla”

i. Deve surgir a janela “Assistente de contas”. Selecionar “Conta de email” e clicar em “Avançar”.

j. Na janela seguinte, “Identidade”, preencher os campos “Seu nome” e “Endereço de email” com o nome completo e o o endereço de e-mail do usuário. Clicar em “Avançar”.

k. Na janela “Informações do servidor” assegurar-se que está selecionado “POP”
No campo “Receber mensagens…” digitar o protocolo Pop3 do seu servidor de recebimento de mensagens. (Ex.: mail.ufpa.br, pop3.bol.com.br)
No campo “Enviar minhas mensagens… SMTP” digitar o protocolo do seu servidor de envio de mensagens. (Ex.: mail.ufpa.br, smtp.bol.com.br)

l. Na janela seguinte confirmar o seu “Nome do usuário” digitar o login (= o que está no endereço de seu mail, antes do @) em ambos os campos. Clicar em “Avançar”.

m. Na última janela deve-se dar um nome para essa conta de e-mail em “Nome da conta”. É sugerido o seu e-mail. Você pode concordar ou alterar (pode ser o login novamente ou palavras como casa ou trabalho, enfim, algo que identifique a conta para você). Clicar em “Avançar”.

n. Na janela onde aparece “Concluído!” verificar se as informações estão corretamente digitadas e clicar em “Concluir” para prosseguir.

o. A janela do programa de correio eletrônico abrirá, já utilizando o perfil recém criado.

p. Nas próximas vezes que usar o programa, ele permitirá a escolha do perfil, que serão mostrados no campo Perfis existente”. Selecionar um entre os existentes e depois clicar no botão “Abrir o Mozilla”.

q. Se desejar acrescentar outro perfil, repetir esse procedimento.

Emoticons

Quando se abre uma mensagem, o Mozilla observa as ocorrências de caracteres como “:-D”, “;-)” e, ao invés de os exibir como texto, mostra suas imagens substitutas, os smileys.

Como exibir emoticons ao invés de texto:

Abrir o Mozilla

Clicar em “Editar” – “Opções” – “Mail” – “Aparência” Marcar a opção “Exibir smile como gráfico”

Mas, quando se envia um mail, o Mozilla envia o texto, e não a imagem, de forma que outros leitores de e-mail exibirão o que receberem, ou seja, texto.

(Note-se que esse recurso só funciona para mensagens em Texto. Em mails em HTML os emoticons não são convertidos para gráficos).

Hotmail

O Hotmail usa o formato HTTP para envio e recebimento de mensagens e esse padrão não é suportado pelo Mozilla.

Caso o servidor SMTP do seu provedor de acesso permita que você envie mensagens usando o seu endereço do Hotmail como remetente, então será possível enviar, desde que o programa esteja devidamente configurado.

Configuração de SMTP

Clique em Editar – Configurar contas – Envio de mensagens

No painel da direita, em “Servidor” digitar o endereço de SMTP do seu provedor (Exemplos: mail.ufpa.br, smtp.bol.com.br)

Em “Nome de usuário” digitar o seu login (o que vem antes da arroba no seu e-mail).

Para modificar as opções de outros servidores, clicar no botão “Avançado”, 
em que está a lista de servidores SMTP.

Portanto, em muitos casos, se você tiver uma conta hotmail poderá receber e-mails mas não poderá enviá-los pelo programa de correio eletrônico.

(Esse problema de HTTP-POP3 também acontece com os usuários do Lycos, MSN Mail e do Spray ). 
Como permitir Plugins no E-mail

Os plugins Java e Flash devem estar instalado.

Clicar em “Editar” – “Opções” – “Avançado” – “Scripts e plugins”

Embaixo selecionar “Permitir PlugIns no Mozilla Mail 
Como permitir Java Script 
Clicar em “Editar” – “Opções” – “Avançado” – “Scripts e plugins”

Em “Permitir JavaScript no” assinalar Mozilla Navigator e Mozilla Mail

Fonte: www.cultura.ufpa.br

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