Breaking News
Home / Curiosidades / Serviços de E-mail

Serviços de E-mail

PUBLICIDADE

E-mail é a abreviação de ‘correio eletrônico’. Semelhante a uma carta, ela é enviada pela Internet para um destinatário. Um endereço de e-mail é necessário para receber e-mail e esse endereço é exclusivo para o usuário. Algumas pessoas usam aplicativos baseados na Internet e alguns usam programas em seus computadores para acessar e armazenar e-mails.

Principais benefícios e recursos do uso de e-mail:

  • É rápido – seu destinatário recebe seu e-mail assim que ele fica on-line e recebe seus e-mails.
  • É seguro.
  • É de baixo custo.
  • Fotos, documentos e outros arquivos podem ser anexados a um e-mail, para que mais informações possam ser compartilhadas.
  • Um e-mail pode ser enviado para mais de um destinatário por vez.

Serviços de E-mail

E-Mail ou Correio Eletrônico é um serviço disponível na Internet que possibilita o envio e o recebimento de mensagens (“mails”).

Para usar esse correio é necessário ter um endereço de e-mail, algo como: seunome@nomedoseuprovedor.com.br.

Conhecendo-se o endereço eletrônico da sua caixa postal, qualquer pessoa poderá enviar uma mensagem (e-mail) para você.

Todas as mensagens enviadas para você ficam armazenadas no servidor de e-mail do seu provedor até que você acesse a Internet e as vejas, recebendo-as em seu computador, salvando-as ou deletando-as.

Cada mensagem pode conter arquivos anexados a ela (“attached files”). E esses arquivos podem ter qualquer formato, podendo, portanto, ser de qualquer tipo: texto, imagens, sons, vídeos ou programas.

Quando o destinatário ler a mensagem, poderá copiar para o seu computador os arquivos que lhe foram enviados. O e-mail possibilita comunicação rápida e troca de arquivos. Assim, qualquer tipo de informação pode ser enviada/recebida.

Para ter acesso a esse serviço é necessário ter um endereço eletrônico (ou conta) de e-mail.

O endereço eletrônico (e-mail)

É um endereço, único no planeta, constituído por:

login: ou usuário, ou conta. Designa um único usuário associado a um provedor.

@: O símbolo arroba, em inglês, significa “at” (em algum lugar).

endereço do provedor: designa o endereço do provedor. Também é único.

A criatividade gerou vários tipos de serviços:

E-Mail:

O E-Mail ou Correio Eletrônico é um serviço que tem a função de controlar o envio e o recebimento de mensagens entre usuários. Também possui recursos para enviar arquivos anexados à própria mensagem. Assim, quando o usuário destinatário ler a mesma, pode copiar para sua máquina os arquivos que lhe foram enviados. . Se desejar mais detalhes clique aqui.

FTP:

É o File Transfer Protocol. Permite que arquivos sejam transmitidos. Os servidores armazenam arquivos, analogamente às bibliotecas que guardam e organizam livros. Os programas de transferência de arquivos pela Internet apresentam na tela os dados sobre a estrutura de diretórios (pastas) no computador local e no remoto, a partir da qual indicam-se origem e destino de uma operação de cópia. Se desejar mais detalhes clique aqui.

Chat:

Oferece recursos para que duas ou mais pessoas possam conversar “on-line” por meio de canais de Chat ou em PVT (private = particular). Vários programas usados neste serviço incluem, ainda, recursos de transferência de arquivos. Há outros serviços nesta linha: a possibilidade de conversar (falando e ouvindo) com pessoas na Internet. Também hoje é possível fazer vídeo-conferência, em tempo real, por meio de câmeras instaladas no micro, possibilitando que as pessoas além de ouvir, possam ver a imagem de inter-locutores e vice-versa (tele-conferência).

NewsGroup:

Este serviço é uma variação do E-Mail, mas lhe adiciona um recurso: a coordenação de grupos de discussão, com divulgação de boletins de assuntos específicos. O usuário deve se associar a um grupo de discussão de determinado assunto para que possa enviar/receber mensagens deste grupo.

WWW:

É a World Wide Web, o serviço que disseminou a Internet pelo mundo. É uma grande teia mundial onde é possível acessar hipertextos (documentos que podem ter textos, imagens, sons e vídeos), que são documentos que possuem a característica de ter “links” (ligações) pelos quais se pode saltar de uma parte para outra de um mesmo documento, ou para outro documento. Se desejar mais detalhes clique aqui.

Esta última característica permite que todos os arquivos armazenados em todos os servidores possam ser acessados, desde que os “links” sejam corretos. Assim sendo, criou-se a possibilidade de procurar informações em um volume de dados enorme e impossível de ser atingido, antes da internet.

Esses documentos são acessados por meio de programas navegadores (browsers) que possibilitam a visualização do conteúdo das páginas. Os navegadores também incluem outros recursos por meio de alguns programas (plug-ins e add-ons) que se incorporam ao navegador (ex.: som, imagem 3D, vídeo e de FTP, que permite a cópia de arquivos).

Telnet:

É um meio alternativo para usar alguns serviços da rede, útil quando se deseja alterar alguma senha de acesso, ou acessar algum serviço do servidor em seu provedor. O Telnet permite apenas aplicações em modo texto.

CAMPOS DE ENDEREÇAMENTOS DO E-MAIL

O formato de uma mensagem segue um padrão.

O cabeçalho de uma mensagem a ser escrita contém caampos semelhantes a:

To | Para

CC | CC

BCC | CCO

Attachment |Anexo

Subject | Assunto

E segue-se o espaço para escrever, que é o corpo da mensagem.

Alguns programas verificam alguns itens. Por exemplo, quando não é especificado o Assunto (“Subject”) ou quando não há texto no corpo aparece a pergunta se a mensagem deve seguir desse modo ou não.

Eles aparecem assim, após clicar nas setinhas, à esquerda:

Serviços de E-mail

A seta que está ao lado esquerdo do “Para” for clicada, poderão ser vistas as opções Cc e Bcc.

Destinatário

Para (“To”) deve ser preenchido com o endereço da pessoa, empresa ou lista, para a qual se deseja enviar a mensagem. Por exemplo, login@ufpa.br. Esse endereço deve ser preenchido cuidadosamente, pois uma letra rocada irá levar a mensagem para uma pessoa diferente.

“Cc” é a sigla para o termo “com cópia”, é o mesmo que “carbon copy”, em inglês. “CCO” é a abreviatura de “com cópia oculta”, em inglês, “BCC” que significa “blind carbon copy”.

Cópia

Se o campo “CC” for preenchido a pessoa receberá uma cópia da mensagem. Se este campo for usado o destinatário sabe que o documento que recebeu também foi recebido pela(s) outra(s) pessoa(s) aí listada(s).

É importante notar que e-mails que estejam nos campos “Para” e “CC” ficam visíveis para todos e podem ser visualizados em programas que se destinam a descobrir e-mails que efetivamente estejam sendo utilizados, notoriamentte para o envio de propaganda não solicitada.

Cópia oculta

O campo CCO (“BCC”) tem a mesma função que o campo “CC”, com uma única diferença: quando se coloca um e-mail no campo “BCC” não é possível saber que uma cópia foi enviada para esse mail.

O uso do campo “BCC” é recomendável quando se envia o mesmo email para múltiplos destinatários, pois preserva a privacidade dos mesmos, não expondo seus endereços e não permitindo que seus e-mail´s sejam descobertos.

Assunto

Assunto (“Subject”) é onde se coloca o tema da mensagem. Deve ser sempre preenchido para facilitar buscas posteriormente. Apenas em alguns casos pode seguir vazio, por exemplo, quando se envia um comando para um processador de listas.

Anexo

É possível enviar qualquer tipo de arquivo arquivos anexado à mensagem. Ao clicar sobre esse campo deve abrir-se uma janela de procura onde o(s) arquivo(s) desejado(s) deve ser localizado(s).

Composição

Os mails podem ser formais ou não.

Formais: colocar um cabeçalho com nome da cidade e/ou data, e seguir padrões de cartas pessoais ou comercias.

Informais: Nesse caso são como bilhetes: não é preciso colocar um cabeçalho com nome da cidade e/ou data, nem seguir padrões de cartas formais.

Resposta e encaminhamento

Resposta

Na resposta (“Reply”) a uma mensagem recebida os programas de e-mail citam automaticamente a mensagem, colocando sinais de > (maior) na frente do texto citado. É importante editar o texto, deixando como citação apenas os trechos a que está respondendo ou comentando e apagando todo o texto que não é importante para a continuação da conversa.

Encaminhamento

Encaminhar uma mensagem (“Forward”) é reenviá-la a outros destinatários.

É importante notar que a mensagem dese ser editada para retirar o excesso de espaços e símbolos que o próprio programa coloca e que tornam a leitura desagradável.

TIPO DE ENVIO DO E-MAIL

O E-Mail ou Correio Eletrônico é um serviço disponível na Internet que possibilita o envio e o recebimento de mensagens.

Essas mensagens podem conter texto ou imagens, muitas vezes em arquivos a ela anexados. Quando o destinatário ler a mensagem, poderá copiar para o seu computador os arquivos que lhe foram enviados.

Fonte: www.digitalunite.com/www.cultura.ufpa.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Borduna

PUBLICIDADE A borduna está entre a mais simples de todas as armas: uma pequena vara, …

Frenologia

PUBLICIDADE O que é A frenologia é uma teoria, popularizada no início do século XIX, …

Otoscópio

PUBLICIDADE O que é Um otoscópio é uma ferramenta que permite ao médico ver dentro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.