Breaking News
Home / Curiosidades / Fórceps

Fórceps

PUBLICIDADE

Fórceps é um instrumento de metal com duas alças usadas especialmente em operações médicas delicada para pegar, puxar e segurar coisas

Fórceps – Instrumento

Quando ouvimos a palavra fórceps, muitos de nós pensam em um instrumento usado para extrair um bebê do canal do parto. Mas este é apenas um dos muitos tipos de fórceps.

Na verdade, fórceps são usados em vários tipos de procedimentos médicos e odontológicos.

Os fórceps são instrumentos médicos que funcionam como pinças.

Eles são freqüentemente usados para agarrar, manipular ou remover tecidos ou dentes do corpo.

Às vezes os espaços são pequenos demais para as mãos de tamanho humano, e os fórceps podem aplicar força e/ou pressão, como durante a extração de um dente, onde os dedos seriam inúteis.

O que são Fórceps?

O fórceps é um instrumento médico articulado e portátil usado para guardar objetos.

Fora da profissão médica, instrumentos semelhantes são referidos por muitos nomes diferentes, incluindo pinças, alicates e pinças.

Alguns fórceps são articulados em uma extremidade, como pinças, enquanto alguns são articulados no meio, como tesouras. Eles podem ser feitos de uma variedade de materiais, dependendo do uso pretendido.

Pinças podem ser bloqueadas ou não-travadas. A variedade sem travamento, também chamada de fórceps de polegar, é usada para apreender as coisas apenas por um curto período de tempo. Eles podem ter superfícies planas, serrilhadas ou reticuladas. As pontas serrilhadas são usadas para agarrar o tecido do corpo, uma vez que elas permitem um aperto firme com menos pressão, tornando-as mais suaves nos tecidos do corpo.

Pinças de travamento, também chamadas de grampos, geralmente são articuladas no meio e apresentam dentes entrelaçados entre os dedos.

Grampos são usados para manter objetos no lugar por um período prolongado de tempo.

Alguns tipos especializados são a pinça hemostática, usada para manter uma artéria fechada para evitar o sangramento, e o porta-agulha, usado para facilitar suturas ou pontos no tecido do corpo. Os porta-agulhas costumam ter extremidades curvas, permitindo que a agulha seja colocada no ângulo adequado.

Fórceps

Fórceps são usados agarrar ou segurar objetos

Um dos hemostatos mais utilizados é o fórceps Kelly ou Rochester, uma ferramenta feita de aço inoxidável que pode ser esterilizada entre os usos. Uma versão menor da ferramenta, conhecida como Mosquito, pode ser usada para trabalhos mais delicados, enquanto a Carmalt é mais longa e mais pesada.

Pinças descartáveis são geralmente feitas de plástico e fornecidas com embalagens estéreis.

Fórceps obstétricos são uma ferramenta especializada usada para entregar bebês. As extremidades que se agarram são largas, longas e curvas, em vez de se encontrarem numa superfície plana. Eles são gentilmente colocados ao redor da cabeça do bebê para guiar o bebê para fora.

Na era moderna, esse tipo de parto só é usado quando a cabeça do bebê já entrou na cavidade pélvica. É um procedimento arriscado e usado apenas se a entrega natural não for possível por algum motivo. As complicações podem incluir hematomas no canal do parto ou no bebê, lágrimas na vagina e fraturas cranianas ou danos nos nervos do bebê. No entanto, é mais rápido e menos invasivo do que uma cesariana de emergência (cesariana).

Tipos de Fórceps

Médicos e cirurgiões usam vários tipos de fórceps para diferentes tarefas. Algumas dessas pinças travam na posição fechada, enquanto outras não.

Pinças também podem ser feitas de materiais diferentes, incluindo metal e plástico.

Fórceps obstétricos são usados no parto, e esses tipos de fórceps são geralmente muito maiores do que outros tipos.

A palavra fórceps vem da palavra latina “forca”, que significa armadilha.

Muitos dos tipos de fórceps são usados como instrumentos médicos. Eles são freqüentemente usados para apreender tecidos ou pequenos objetos. Alguns fórceps podem até ser travados na posição fechada, o que libera as mãos de um médico para trabalhar em outro lugar.

Pinças de bloqueio são um tipo de fórceps usados na profissão médica. Estes fórceps têm laços no punho para polegares e dedos. Quando eles são apertados, os dentes que se encaixam embaixo das alças dos dedos se prendem, fazendo com que eles se trancem.

Estes são frequentemente utilizados como grampos, seja para segurar uma aba de pele ou para fechar um vaso sanguíneo durante a cirurgia.

Quando fórceps cirúrgicos são usados para interromper o fluxo de sangramento, eles são muitas vezes referidos como hemostatos.

Os fórceps de sutura são tipos comuns de fórceps de bloqueio e são usados para segurar e guiar uma agulha de sutura.

Os fórceps que não bloqueiam ou os fórceps sem bloqueio são às vezes chamados de fórceps de polegar. Esses fórceps normalmente se assemelham a pinças, com dois pedaços de metal presos juntos em uma das extremidades. Quando os dois dentes são pressionados juntos, as mandíbulas do fórceps se fecham. Estes são frequentemente usados para remover suturas e podem ser usados para remover pequenos objetos estranhos, como lascas, do tecido.

Muitos tipos de fórceps podem ser feitos de metal ou plástico. As pinças de aço carbono são tipicamente as mais fortes das duas e podem ser reutilizadas após a esterilização.

Fórceps plásticos, por outro lado, podem não ser tão fortes, mas não precisam ser esterilizados. Estes geralmente vêm embalados em embalagens estéreis, e eles devem ser jogados fora após um uso.

Fórceps obstétricos são outro tipo, mas geralmente são muito maiores. Estes geralmente consistem em duas peças de metal, com alças em uma extremidade e mandíbulas curvas na outra. As mandíbulas podem ser usadas para agarrar a cabeça de um recém-nascido para ajudá-lo a sair do canal do parto. O uso de fórceps obstétricos geralmente não é recomendado, já que eles podem machucar um recém-nascido.

Os fórceps geralmente são usados apenas em situações de emergência, como quando a mãe ou o filho estão em perigo.

Diferenças entre Pinças e Fórceps

Fórceps

Pinças

Fórceps

Pinças são usadas para extrair pequenos objetos do corpo usando um movimento de beliscão

Pinças e fórceps são tipos de ferramentas usadas na extração de objetos do corpo, tanto em ambientes médicos como não médicos. Há certas diferenças nos dois instrumentos, incluindo seu tamanho, dicas e alças.

Em geral, as pinças são menores do que as pinças, mas existem fórceps que também vêm em tamanhos relativamente pequenos. Além disso, os fórceps às vezes têm dentes pontiagudos em suas pontas que podem ser usados em certos procedimentos médicos, como agarrar e segurar tecidos delicados do corpo.

As pinças são comprimidas manualmente para extrair um objeto do corpo.

Os fórceps geralmente têm alças maiores que podem ser usadas para remover objetos maiores do corpo. Estas são seguradas com ambas as mãos, enquanto as pinças são seguradas com uma mão.

As pontas são outra área de pinças que diferem, embora ambas possam ter pontas afiadas ou sem brilho.

As pinças geralmente não possuem dentes, ou pequenas seções com sulcos usadas para apreender materiais, enquanto as pinças as usam para alguns usos.

Fórceps variam de pontas mais pontiagudas para pontas curvas que não são destinadas a ferir o tecido. As pontas das pinças variam de extremamente pontiagudas a sem brilho, mas em geral, as pinças são consideradas mais afiadas do que as pinças. As pontas das pinças podem ser curvas, pontiagudas, quadradas ou anguladas, dependendo do seu uso.

Outra diferença principal entre pinças é que as pinças muitas vezes têm um grampo que pode ser colocado em um objeto para garantir sua remoção do corpo. O grampo aperta a pinça com maior força do que poderia ser conseguido manualmente. Pinças não têm um grampo, mas podem ser feitas de uma substância magnética que ajuda a remover itens do corpo com o mínimo esforço. Em vez de uma braçadeira, as pinças são mantidas juntas com a pressão dos dedos.

Os fórceps são usados em ambientes médicos, assim como pinças, mas as pinças costumam ser mantidas em casa ou em outras configurações também. Por exemplo, pinças podem ser usadas em casa para primeiros socorros simples, como a remoção de lascas. Outras configurações que usam pinças incluem cosmetologia, onde os pêlos são removidos ou no manuseio de objetos pequenos, como jóias e metais.

Esta é uma grande diferença entre pinças e fórceps, porque os fórceps raramente são vistos fora de uma prática médica.

Fonte: dictionary.cambridge.org/www.wisegeek.org/study.com/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.larousse.fr/www.nhs.uk

 

Veja também

Labirinto

Labirinto

PUBLICIDADE Definição Um Labirinto complicada rede irregular de passagens ou caminhos nos quais é difícil encontrar o …

Necromancia

PUBLICIDADE Definição Necromancia é o ato de se comunicar com os mortos para descobrir o …

Cistoscópio

Cistoscópio

PUBLICIDADE Definição O Cistoscópio é um instrumento tubular de metal oco, equipado com uma luz, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.