Breaking News
Home / Curiosidades / Fake News

Fake News

PUBLICIDADE

O que é fake news?

A fake news (ou notícia falsa) é uma notícia que foi distribuída por uma organização de notícias que contém alguma forma de desonestidade, tipicamente para promover uma agenda política.

Notícias falsas podem ser divididas em várias categorias, que são:

Mentira certa: A notícia contém uma afirmação que é objetivamente falsa.

Mentir por omissão: a exclusão deliberada de informações da notícia que é essencial para entender corretamente a situação.

Mentira por estrutura: o posicionamento deliberado de informações críticas no final de uma reportagem, resultando em muitas pessoas não ouvindo a história completa.

Indignação seletiva: informar deliberadamente sobre um evento que apóia uma determinada narrativa política, ignorando eventos semelhantes que iriam contra a narrativa desejada.

Apelo emotivo: estruturar uma notícia de modo a tentar manipular emocionalmente o público em vez de se concentrar nos fatos da situação.

Retração oculta: uma organização de notícias fará uma reivindicação que seja falsa e corrigirá sua declaração original de tal forma que menos pessoas verão a correção do que viu a notícia original.

Fake News

Fake News – Definição

O termo fake news (ou notícias falsas) é mais frequentemente usado para descrever histórias completamente inventadas, mas também pode ser aplicado a um mundo mais amplo de notícias. Muitos meios de comunicação exibirão alguma forma de parcialidade explícita ou implícita, embora não se enquadrem na categoria de notícias falsas. Avaliar a qualidade do conteúdo é crucial para entender se o que você está vendo é verdade ou não. Cabe a você fazer o trabalho para garantir que suas informações sejam boas.

Fake News: Fontes que intencionalmente fabricam informações, disseminam conteúdo enganoso ou distorcem grosseiramente os noticiários reais.

Sátira: Fontes que usam humor, ironia, exagero, ridicularização e informações falsas para comentar sobre os eventos atuais.

Viés: Fontes que vêm de um ponto de vista particular e podem se basear em propaganda, informações descontextualizadas e opiniões distorcidas como fatos.

Boato: Fontes que trafegam em rumores, fofocas, insinuações e reclamações não verificadas.

Notícias do Estado: Fontes em estados repressivos operando sob sanção do governo.

Junk Science: Fontes que promovem pseudociência, metafísica, falácias naturalistas e outras afirmações cientificamente duvidosas.

Clickbait: um hiperlink estrategicamente posicionado, projetado para direcionar tráfego para fontes que fornecem conteúdo geralmente confiável, mas usam títulos exagerados, enganosos ou questionáveis, descrições de mídias sociais e / ou imagens.

Então, quando encontrar ou receber uma notícia é importante verificar a veracidade e a fonte da mesma para que não haja a propagação de notícias falsas pela web.

Fonte: Fonte: www.urbandictionary.com/guides.libraries.psu.edu

Veja também

Necromancia

PUBLICIDADE Definição Necromancia é o ato de se comunicar com os mortos para descobrir o …

Cistoscópio

Cistoscópio

PUBLICIDADE Definição O Cistoscópio é um instrumento tubular de metal oco, equipado com uma luz, …

criptomoedas

Criptomoeda

PUBLICIDADE A criptomoeda é um ativo digital projetado para funcionar como um meio de troca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.